/

Morreu o vice-rei do Norte, general Pires Veloso

D.P.

O general Pires Veloso

O general Pires Veloso

O general António Pires Veloso, um dos protagonistas do 25 de Novembro de 1975 e que na década de 70 ficou conhecido como o “vice-rei do Norte”, morreu este domingo no Porto, disse à Lusa fonte oficial do Estado-Maior do Exército português.

De acordo com a mesma fonte, Pires Veloso, 88 anos, morreu no pólo do Porto do Hospital das Forças Armadas, na sequência de um acidente vascular cerebral.

António Elísio Capelo Pires Veloso nasceu em Gouveia, em 1926. Frequentou o Liceu Nacional Alexandre Herculano, no Porto, cidade em que concluiu o Curso de Preparatórios Militares da Faculdade de Ciências .

Em 1949 Pires Veloso iniciou a carreira militar, como alferes em Macau. Entre 1961 e 1974, com o eclodir da Guerra do Ultramar, prestou serviço em Angola e em Moçambique.

Após o 25 de Abril de 1974, Pires Veloso foi nomeado governador de São Tomé e Príncipe.

Em 975 foi designado comandante da Região Militar do Norte, com quartel-general no Porto.

Foi um dos protagonistas do Golpe de 25 de Novembro de 1975 que pôs fim ao chamado Verão Quente de 1975.

Nesse dia, em que Portugal esteve a um passo da guerra civil, o então comandante da Região Militar do Norte mobilizou as suas tropas no apoio aos “moderados”, disponibilizando-se mesmo para acolher no Porto um governo provisório.

Pires Veloso ganhou aura de herói militar, particularmente depois de ter sobrevivido à queda de um helicóptero, “atirando-se para fora do aparelho no último instante e enrolando-se na queda”.

Integrou o Conselho da Revolução entre 1975 e 1977. Candidatou-se a Presidente da República Portuguesa, como independente, nas eleições de 1980, mas não obteve mais do que 0,78% dos votos, num sufrágio em que foi reeleito Ramalho Eanes.

Em 2006 Pires Veloso foi agraciado pelo então presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, com a Medalha Municipal de Mérito (Grau Ouro), pelo seu “desempenho militar” e “papel fundamental na consolidação da democracia nacional durante o período em que comandou a Região Militar do Norte”.

Publicou o livro “Vice-rei do Norte: memórias e revelações”, em 2009.

Pires Veloso era irmão mais novo de Aureliano Veloso, o primeiro presidente da Câmara Municipal do Porto eleito democraticamente após o 25 de Abril de 1974, e tio do cantor Rui Veloso.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.