Morreu o rei Abdullah da Arábia Saudita

Tribes of the World / Flickr

O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, e o o príncipe herdeiro, Salman.

O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, e o o príncipe herdeiro, Salman.

O rei Abdullah da Arábia Saudita morreu hoje, com uma pneumonia, tendo sido nomeado para lhe suceder o príncipe herdeiro Salman, segundo uma declaração oficial.

O anúncio da morte do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, de 90 anos, foi feito pela televisão estatal, que citou um comunicado da casa real.

O óbito, atribuído a uma pneumonia, ocorreu à 01:00 horas locais, 03:00 de Lisboa.

O rei Abdullah da Arábia foi o soberano do reino saudita de 2005 a 2015, quando sucedeu ao seu meio-irmão, o rei Fahd da Arábia Saudita. Foi o príncipe herdeiro desde 1982 e o príncipe regente do país durante a doença prolongada do irmão, de 1996 até à sua coroação, em 2005.

Abdullah era muito crítico de Israel e opositor da presença síria no Líbano. Os seus críticos consideram-no um ditador teocrático e o mais fanático islamista dos soberanos sauditas, que persegue impiedosamente os seus inimigos, com constantes violações dos direitos humanos.

Em 2008, Abdullah foi responsável pela conferência “Cultura da Paz”, na Assembleia Geral das Nações Unidas, que conseguiu reunir nações ocidentais e muçulmanas para discutir o preconceito contra o Islamismo e o Terrorismo.

Sobrinho é o próximo herdeiro

O novo rei saudita, Salman bin Abdul-Aziz, designou já esta sexta o seu sobrinho Mohammed bin Nayef, como segundo na linha sucessória da monarquia, segundo um decreto real divulgado pela imprensa oficial saudita.

Bin Nayef ocupa actualmente o cargo de ministro do Interior saudita e é filho de Naif bin Abdul Aziz, irmão do actual rei, falecido em 2012.

ZAP / Lusa / Wikipedia

PARTILHAR

RESPONDER

Super-erupções vulcânicas estão a interromper a recuperação da camada de ozono

Desde que o buraco do ozono na Antártida foi detetado em 1985, o esgotamento da camada de ozono - o "grande guarda-chuva" que protege toda a vida na Terra - levantou uma preocupação considerável. Os esforços …

Não há suficientes explosões no Espaço que expliquem os estranhos sinais de rádio

Muitos dos mais brilhantes e estranhos fenómenos no espaço vêm de eventos cataclísmicos, como explosões ou colisões. As rajadas rápidas de rádio são um dos fenómenos mais intrigantes de todo o Universo. Estes sinais cósmicos são …

Juno encontra correntes misteriosas na magnetosfera de Júpiter

Há correntes turbulentas e inesperadas que crepitam através da atmosfera de Júpiter, produzindo auroras brilhantes. Juno, a sonda da NASA que orbita a gigante do gás desde 2016, passa sobre as regiões polares de Júpiter há …

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …