Morreu o rei Abdullah da Arábia Saudita

Tribes of the World / Flickr

O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, e o o príncipe herdeiro, Salman.

O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, e o o príncipe herdeiro, Salman.

O rei Abdullah da Arábia Saudita morreu hoje, com uma pneumonia, tendo sido nomeado para lhe suceder o príncipe herdeiro Salman, segundo uma declaração oficial.

O anúncio da morte do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, de 90 anos, foi feito pela televisão estatal, que citou um comunicado da casa real.

O óbito, atribuído a uma pneumonia, ocorreu à 01:00 horas locais, 03:00 de Lisboa.

O rei Abdullah da Arábia foi o soberano do reino saudita de 2005 a 2015, quando sucedeu ao seu meio-irmão, o rei Fahd da Arábia Saudita. Foi o príncipe herdeiro desde 1982 e o príncipe regente do país durante a doença prolongada do irmão, de 1996 até à sua coroação, em 2005.

Abdullah era muito crítico de Israel e opositor da presença síria no Líbano. Os seus críticos consideram-no um ditador teocrático e o mais fanático islamista dos soberanos sauditas, que persegue impiedosamente os seus inimigos, com constantes violações dos direitos humanos.

Em 2008, Abdullah foi responsável pela conferência “Cultura da Paz”, na Assembleia Geral das Nações Unidas, que conseguiu reunir nações ocidentais e muçulmanas para discutir o preconceito contra o Islamismo e o Terrorismo.

Sobrinho é o próximo herdeiro

O novo rei saudita, Salman bin Abdul-Aziz, designou já esta sexta o seu sobrinho Mohammed bin Nayef, como segundo na linha sucessória da monarquia, segundo um decreto real divulgado pela imprensa oficial saudita.

Bin Nayef ocupa actualmente o cargo de ministro do Interior saudita e é filho de Naif bin Abdul Aziz, irmão do actual rei, falecido em 2012.

ZAP / Lusa / Wikipedia

PARTILHAR

RESPONDER

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont entregou-se às autoridades belgas

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont apresentou-se voluntariamente às autoridades belgas na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Supremo de Espanha, disseram à EFE fontes ligadas ao político catalão. Na passada segunda-feira segunda-feira, o …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …