/

Morreu o rei Abdullah da Arábia Saudita

Tribes of the World / Flickr

O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, e o o príncipe herdeiro, Salman.

O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, e o o príncipe herdeiro, Salman.

O rei Abdullah da Arábia Saudita morreu hoje, com uma pneumonia, tendo sido nomeado para lhe suceder o príncipe herdeiro Salman, segundo uma declaração oficial.

O anúncio da morte do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, de 90 anos, foi feito pela televisão estatal, que citou um comunicado da casa real.

O óbito, atribuído a uma pneumonia, ocorreu à 01:00 horas locais, 03:00 de Lisboa.

O rei Abdullah da Arábia foi o soberano do reino saudita de 2005 a 2015, quando sucedeu ao seu meio-irmão, o rei Fahd da Arábia Saudita. Foi o príncipe herdeiro desde 1982 e o príncipe regente do país durante a doença prolongada do irmão, de 1996 até à sua coroação, em 2005.

Abdullah era muito crítico de Israel e opositor da presença síria no Líbano. Os seus críticos consideram-no um ditador teocrático e o mais fanático islamista dos soberanos sauditas, que persegue impiedosamente os seus inimigos, com constantes violações dos direitos humanos.

Em 2008, Abdullah foi responsável pela conferência “Cultura da Paz”, na Assembleia Geral das Nações Unidas, que conseguiu reunir nações ocidentais e muçulmanas para discutir o preconceito contra o Islamismo e o Terrorismo.

Sobrinho é o próximo herdeiro

O novo rei saudita, Salman bin Abdul-Aziz, designou já esta sexta o seu sobrinho Mohammed bin Nayef, como segundo na linha sucessória da monarquia, segundo um decreto real divulgado pela imprensa oficial saudita.

Bin Nayef ocupa actualmente o cargo de ministro do Interior saudita e é filho de Naif bin Abdul Aziz, irmão do actual rei, falecido em 2012.

ZAP / Lusa / Wikipedia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.