Morreu o pintor Nadir Afonso

Nadir Afonso e a sua arte (foto:  Mafmafmaf / wikimedia)

Nadir Afonso e a sua arte (foto: Mafmafmaf / wikimedia)

O pintor e arquiteto Nadir Afonso, de 93 anos, faleceu esta quarta-feira, no Hospital de Cascais, onde se encontrava internado.

A cidade de Chaves, terra natal do mestre, vai decretar dois dias de luto e inaugurar, em julho, a Fundação Nadir Afonso, da autoria do arquitecto Siza Vieira, situada numa das margens do rio Tâmega.

Várias personalidades expressaram o seu pesar pela morte do pintor. Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, lamentou a morte do artista, referindo que este criou uma linguagem pioneira na pintura portuguesa do seu tempo.

O artista plástico Júlio Pomar refere-se a Nadir Afonso como “um mito” e um “homem-espetáculo” na altura da sua entrada para a Escola de Belas Artes do Porto.

“Até a sua aura talvez fosse, no Porto no meio da Escola das Belas Artes, superior. Até pela raridade dos fenómenos. Era particular. Hoje com a banalização do ‘personagem artístico’ e das suas diferentes aplicações na sociedade contemporânea, tudo está mais classificável. Nós não no admiramos com o fenómeno Joana Vasconcelos, por exemplo, mas admirávamo-nos como o fenómeno Nadir Afonso, nesse anos, em que durava a segunda Guerra Mundial”, afirmou Júlio Pomar, 87 anos.

Álvaro Siza Vieira veio também expressar o seu pesar, lamentando que Nadir Afonso não possa assistir à inauguração do edifício que projetou para albergar as suas obras, em Chaves: “Para mim foi um desgosto, além do mais esperava vê-lo na abertura da fundação em Chaves, mas aconteceu isto”, afirmou o arquiteto em declarações à agência Lusa que considerou Nadir, “uma pessoa que teve um percurso brilhante”.

“Chaves e o país perderam hoje um homem notável e com uma obra ímpar. Ficamos mais pobres”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira. “Infelizmente, já não vai poder assistir à inauguração da sua fundação, mas a sua memória continuará presente através dela”, afirmou.

Vida e obra

Nascido em Chaves, em 1920, o pintor, arquiteto e pensador Nadir Afonso Rodrigues tinha completado o 93º aniversário a 4 de dezembro.

Diplomou-se em arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e trabalhou com arquitetos de renome como Le Corbusier e Oscar Niemeyer, mas viria a trocar esta área pela pintura, alcançando reconhecimento internacional.

Foi distinguido em 1967 com o Prémio Nacional de Pintura e em 1969 com o Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso, e condecorado com o grau de Oficial (1984) e de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2010).

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …