Morreu o pintor Nadir Afonso

Nadir Afonso e a sua arte (foto:  Mafmafmaf / wikimedia)

Nadir Afonso e a sua arte (foto: Mafmafmaf / wikimedia)

O pintor e arquiteto Nadir Afonso, de 93 anos, faleceu esta quarta-feira, no Hospital de Cascais, onde se encontrava internado.

A cidade de Chaves, terra natal do mestre, vai decretar dois dias de luto e inaugurar, em julho, a Fundação Nadir Afonso, da autoria do arquitecto Siza Vieira, situada numa das margens do rio Tâmega.

Várias personalidades expressaram o seu pesar pela morte do pintor. Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, lamentou a morte do artista, referindo que este criou uma linguagem pioneira na pintura portuguesa do seu tempo.

O artista plástico Júlio Pomar refere-se a Nadir Afonso como “um mito” e um “homem-espetáculo” na altura da sua entrada para a Escola de Belas Artes do Porto.

“Até a sua aura talvez fosse, no Porto no meio da Escola das Belas Artes, superior. Até pela raridade dos fenómenos. Era particular. Hoje com a banalização do ‘personagem artístico’ e das suas diferentes aplicações na sociedade contemporânea, tudo está mais classificável. Nós não no admiramos com o fenómeno Joana Vasconcelos, por exemplo, mas admirávamo-nos como o fenómeno Nadir Afonso, nesse anos, em que durava a segunda Guerra Mundial”, afirmou Júlio Pomar, 87 anos.

Álvaro Siza Vieira veio também expressar o seu pesar, lamentando que Nadir Afonso não possa assistir à inauguração do edifício que projetou para albergar as suas obras, em Chaves: “Para mim foi um desgosto, além do mais esperava vê-lo na abertura da fundação em Chaves, mas aconteceu isto”, afirmou o arquiteto em declarações à agência Lusa que considerou Nadir, “uma pessoa que teve um percurso brilhante”.

“Chaves e o país perderam hoje um homem notável e com uma obra ímpar. Ficamos mais pobres”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira. “Infelizmente, já não vai poder assistir à inauguração da sua fundação, mas a sua memória continuará presente através dela”, afirmou.

Vida e obra

Nascido em Chaves, em 1920, o pintor, arquiteto e pensador Nadir Afonso Rodrigues tinha completado o 93º aniversário a 4 de dezembro.

Diplomou-se em arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e trabalhou com arquitetos de renome como Le Corbusier e Oscar Niemeyer, mas viria a trocar esta área pela pintura, alcançando reconhecimento internacional.

Foi distinguido em 1967 com o Prémio Nacional de Pintura e em 1969 com o Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso, e condecorado com o grau de Oficial (1984) e de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2010).

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …