Morreu o pintor Nadir Afonso

Nadir Afonso e a sua arte (foto:  Mafmafmaf / wikimedia)

Nadir Afonso e a sua arte (foto: Mafmafmaf / wikimedia)

O pintor e arquiteto Nadir Afonso, de 93 anos, faleceu esta quarta-feira, no Hospital de Cascais, onde se encontrava internado.

A cidade de Chaves, terra natal do mestre, vai decretar dois dias de luto e inaugurar, em julho, a Fundação Nadir Afonso, da autoria do arquitecto Siza Vieira, situada numa das margens do rio Tâmega.

Várias personalidades expressaram o seu pesar pela morte do pintor. Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, lamentou a morte do artista, referindo que este criou uma linguagem pioneira na pintura portuguesa do seu tempo.

O artista plástico Júlio Pomar refere-se a Nadir Afonso como “um mito” e um “homem-espetáculo” na altura da sua entrada para a Escola de Belas Artes do Porto.

“Até a sua aura talvez fosse, no Porto no meio da Escola das Belas Artes, superior. Até pela raridade dos fenómenos. Era particular. Hoje com a banalização do ‘personagem artístico’ e das suas diferentes aplicações na sociedade contemporânea, tudo está mais classificável. Nós não no admiramos com o fenómeno Joana Vasconcelos, por exemplo, mas admirávamo-nos como o fenómeno Nadir Afonso, nesse anos, em que durava a segunda Guerra Mundial”, afirmou Júlio Pomar, 87 anos.

Álvaro Siza Vieira veio também expressar o seu pesar, lamentando que Nadir Afonso não possa assistir à inauguração do edifício que projetou para albergar as suas obras, em Chaves: “Para mim foi um desgosto, além do mais esperava vê-lo na abertura da fundação em Chaves, mas aconteceu isto”, afirmou o arquiteto em declarações à agência Lusa que considerou Nadir, “uma pessoa que teve um percurso brilhante”.

“Chaves e o país perderam hoje um homem notável e com uma obra ímpar. Ficamos mais pobres”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira. “Infelizmente, já não vai poder assistir à inauguração da sua fundação, mas a sua memória continuará presente através dela”, afirmou.

Vida e obra

Nascido em Chaves, em 1920, o pintor, arquiteto e pensador Nadir Afonso Rodrigues tinha completado o 93º aniversário a 4 de dezembro.

Diplomou-se em arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e trabalhou com arquitetos de renome como Le Corbusier e Oscar Niemeyer, mas viria a trocar esta área pela pintura, alcançando reconhecimento internacional.

Foi distinguido em 1967 com o Prémio Nacional de Pintura e em 1969 com o Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso, e condecorado com o grau de Oficial (1984) e de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2010).

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …