Morreu o homem que dizia ter morto Mussolini

autor desconhecido / wikimedia

Benito Mussolini na Piazza Duomo em Milão, Itália, 1930.

Benito Mussolini na Piazza Duomo em Milão, Itália, 1930.

O italiano Bruno Giovanni Lonati, o ex-resistente que reclamou ter executado o ditador Benito Mussolini em 1945, morreu no domingo, tendo o funeral decorrido hoje, anunciaram hoje as autoridades de Brescia, no norte de Itália.

Bruno Giovanni Lonati, ex-resistente, cujo nome de guerra era “comandante Giacomo”, morreu este domingo, aos 94 anos, na casa onde residia depois de se ter reformado, referem os jornais locais.

Lonati publicou em 1994 um livro que contradizia a versão oficial da execução de Mussolini, e que mantinha que o ditador foi fuzilado no dia 28 de abril de 1945 por um pelotão da resistência italiana, depois de ter sido capturado no momento em que tentava refugiar-se na Suíça na companhia da amante, Clara Petacci.

No livro “28 de abril. Mussolini e Claretta: a Verdade”, Lonati reconstrói o dia da execução de Mussolini e afirma que foi ele quem disparou o gatilho sob as ordens dos serviços secretos britânicos.

As declarações do “comandante Giacomo” levaram à realização, em 2004, do documentário “Mussolini: a última verdade”, que revisita os pontos obscuros que ainda prevalecem sobre a morte do ditador fascista, referindo que terá sido assassinado por ordens do antigo primeiro-ministro britânico, Winston Churchill.

Na altura, o documentário deu crédito à tese de Lonati, que revelou que enquanto executava Mussolini, um tal “capitão John”, oficial dos serviços secretos britânicos de origem siciliana, cujo nome real era Roberto Macarrone, executava Clara Petacci.

O objetivo da operação era, segundo o antigo membro da resistência, recuperar a correspondência que o ditador manteve com Churchill e que Londres queria “a todo o custo”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A morte (ou não, pois até nisso há duvidas) do ditador fascista continua envolta nalgum mistério, coisa que por norma acontece quando homens de estado morrem de forma violenta. Os corpos (do ditador e da amante) ficaram práticamente irreconheciveis quando foram expostos em Milão e deixados á furia da população, o que deu origem a muitas teorias da conspiração, nomeadamente a famosa “Operação Gládio”.
    Penso que a verdade total nunca será conhecida.

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …