Morreu o homem que dizia ter morto Mussolini

autor desconhecido / wikimedia

Benito Mussolini na Piazza Duomo em Milão, Itália, 1930.

Benito Mussolini na Piazza Duomo em Milão, Itália, 1930.

O italiano Bruno Giovanni Lonati, o ex-resistente que reclamou ter executado o ditador Benito Mussolini em 1945, morreu no domingo, tendo o funeral decorrido hoje, anunciaram hoje as autoridades de Brescia, no norte de Itália.

Bruno Giovanni Lonati, ex-resistente, cujo nome de guerra era “comandante Giacomo”, morreu este domingo, aos 94 anos, na casa onde residia depois de se ter reformado, referem os jornais locais.

Lonati publicou em 1994 um livro que contradizia a versão oficial da execução de Mussolini, e que mantinha que o ditador foi fuzilado no dia 28 de abril de 1945 por um pelotão da resistência italiana, depois de ter sido capturado no momento em que tentava refugiar-se na Suíça na companhia da amante, Clara Petacci.

No livro “28 de abril. Mussolini e Claretta: a Verdade”, Lonati reconstrói o dia da execução de Mussolini e afirma que foi ele quem disparou o gatilho sob as ordens dos serviços secretos britânicos.

As declarações do “comandante Giacomo” levaram à realização, em 2004, do documentário “Mussolini: a última verdade”, que revisita os pontos obscuros que ainda prevalecem sobre a morte do ditador fascista, referindo que terá sido assassinado por ordens do antigo primeiro-ministro britânico, Winston Churchill.

Na altura, o documentário deu crédito à tese de Lonati, que revelou que enquanto executava Mussolini, um tal “capitão John”, oficial dos serviços secretos britânicos de origem siciliana, cujo nome real era Roberto Macarrone, executava Clara Petacci.

O objetivo da operação era, segundo o antigo membro da resistência, recuperar a correspondência que o ditador manteve com Churchill e que Londres queria “a todo o custo”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A morte (ou não, pois até nisso há duvidas) do ditador fascista continua envolta nalgum mistério, coisa que por norma acontece quando homens de estado morrem de forma violenta. Os corpos (do ditador e da amante) ficaram práticamente irreconheciveis quando foram expostos em Milão e deixados á furia da população, o que deu origem a muitas teorias da conspiração, nomeadamente a famosa “Operação Gládio”.
    Penso que a verdade total nunca será conhecida.

RESPONDER

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …

Benfica tem seis jogadores de malas feitas. Um deles chegou em julho

Há seis jogadores que poderão estar de saída do emblema da Luz, sendo que um deles, Caio Lucas, chegou em julho ao clube. O agente de Samaris já veio negar a saída do seu cliente. Bruno …

"Poderia juntar-se a Mourinho". Bale criticado por comportamento "infantil"

A atitude do internacional galês Gareth Bale continua a render críticas. Desta vez foi o antigo presidente do Real Madrdi Rámon Calderón, que considerou o comportamento do futebolista infantil. Em causa esta a atitude do …

Norte quer fundos de Bruxelas para ligação ao TGV espanhol

Pela primeira vez, a região norte do país antecipou a lista de prioridades para os fundos europeus, escreve o Jornal de Notícias, que dá conta uma das propostas passa por usar os fundos de Bruxelas …