Morreu Manukura, o único kiwi branco nascido em cativeiro

Pūkaha National Wildlife Centre / Instagram

Manukura, o único kiwi branco nascido em cativeiro

Este kiwi raro, que foi o primeiro do seu tipo a nascer em cativeiro, morreu, no último domingo, na Nova Zelândia, depois de várias cirurgias para remover um ovo não fertilizado.

De acordo com a CNN, que cita o comunicado do Centro Nacional de Vida Selvagem de Pūkaha, este kiwi raro – chamado Manukura, que significa “status de chefe” na língua maori – morreu no último domingo.

Em vez das tradicionais penas castanhas, este pássaro nasceu totalmente branco devido a uma característica genética rara. Na altura, o animal foi visto como uma “grande bênção” pela tribo local Rangitāne o Wairarapa, que a descreveu como um símbolo unificador.

Manukura também foi a grande inspiração para um dos livros de Joy Cowley, um dos autores de livros infantis mais conhecidos da Nova Zelândia, bem como para uma linha de brinquedos e outros objetos.

Segundo a mesma nota, o pássaro foi observado por veterinários especializados, no início de dezembro, depois de os seus cuidadores terem notado que o animal não estava a comer bem e estava a perder peso.

A equipa médica acabaria por encontrar um ovo não fertilizado que o kiwi não conseguiu pôr. Embora a operação para o remover tenha sido bem-sucedida, a ave precisou de ser submetida a mais cirurgias e a sua saúde continuou a piorar nas semanas seguintes.

Segundo o canal televisivo norte-americano, embora o kiwi branco exista na natureza, este animal é considerado tão raro que é altamente improvável conseguir ver um no seu habitat natural.

Manukura deixa o seu irmão mais novo, Mapuna, que também faz parte do programa de reprodução em cativeiro de Pūkaha.

Filipa Mesquita, ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …