Morreu a atriz Manuela Cassola, a Justina de “Inspetor Max”

A atriz tinha 93 anos e começou por ser conhecida no teatro. Na reta final da sua carreira participou na série televisiva “Inspetor Max”, transmitida pela TVI, onde fez de “Justina”.

A atriz Manuela Cassola morreu esta quarta-feira em Portalegre, aos 93 anos, disse à agência Lusa fonte do hospital da cidade alentejana. De acordo com o porta-voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Ilídio Pinto Cardoso, a atriz ainda foi transportada para o hospital de Portalegre, onde deu entrada já morta.

Manuela Cassola nasceu em Portalegre a 19 de junho de 1925. A atriz notabilizou-se no teatro e, na reta final da sua carreira, com a participação na série televisiva “Inspetor Max”, transmitida pela TVI, onde fez o papel da empregada Justina.

No Facebook da atriz, a filha de Manuela Cassola confirmou a informação. “Teve uma vida sempre independente até ao último dos seus dias, um amor enorme pelo teatro e pela sua arte. E assim morreu a minha mãe, com o seu gatinho no seu colo e sentada na sua cadeira. Na sua cidade onde nasceu e à qual voltou para viver os seus últimos dias”, lê-se na publicação.

Em nome da minha mãe e atriz Manuela Cassola, venho aqui participar que faleceu hoje, dia 26 de Dezembro 2018. Teve uma…

Publicado por Manuela cassola em Quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já lamentou a morte da atriz numa nota divulgada pela Presidência. “O Presidente da República apresenta as suas condolências à família e amigos da atriz Manuela Cassola, hoje falecida, que se notabilizou no teatro e que, mais recentemente, era nossa companhia de casa, através das séries televisivas em que participou, deixando-nos já saudosos”, refere.

Manuela Cassola frequentou o curso de teatro do Conservatório Nacional, tendo concluído a formação com a classificação final de 18 valores, o que lhe permitiu passar a integrar o elenco do Teatro Nacional.

(dr) José Raposo/ Instagram

Manuela Cassola no papel de Justina, na série “Inspetor Max”

Mais tarde, a atriz ingressou no Teatro São Carlos, onde teve intervenções dramáticas nas óperas “Orfeu em Lisboa” e “Tá mar”, de Ruy Coelho, entre outras. Manuela Cassola passou ainda por várias companhias, como a do Chiado, e participou em espetáculos dirigidos por Mário Viegas e Juvenal Garcês.

Nos EUA, interpretou a peça “Celestina”, de Fernando de Rojas, tendo conquistado o prémio de interpretação integrada no Festival El Ciglo de Ouro Teatro Clássico Espanhol com o Teatro Ibérico.

Além de teatro e cinema, na televisão, a atriz participou em várias séries e telenovelas, como “Passerelle” (1988), “A Banqueira do Povo” (1993), “Camilo & Filho” (1996), “Jardins Proibidos” (2000), “Super Pai” (2001) e “Rainha das Flores” (2016).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …