Morreu Li Peng, o antigo primeiro-ministro chinês que pôs fim aos protestos de Tiananmen

World Economic Forum / Wikimedia

Antigo primeiro-ministro chinês Li Peng

O antigo primeiro-ministro chinês, Li Peng, morreu esta segunda-feira, avançou a agência estatal Xinhua. Aos 91 anos, o político que liderou a “ala dura” do Governo durante os protestos de Tiananmen, em 1989, faleceu de doença não especificada.

De acordo com a agência estatal Xinhua, Li Peng morreu na noite desta segunda-feira aos 91 anos, de doença não especificada. Segundo o Observador, sabe-se que o ex-primeiro-ministro chinês sofria de uma doença para a qual estaria a realizar tratamentos que não tiveram sucesso.

Peng foi primeiro-ministro de 1987 a 1998, fazendo parte da “ala dura” do Partido Comunista chinês. A sua presença no governo ficou internacionalmente marcada pela imposição de lei marcial em 1989, durante os protestos pró-democracia, na Praça de Tiananmen: foi o político aguerrido que mandou os tanques do exército contra os manifestantes.

Estima-se que tenham morrido milhares de pessoas, embora a contabilidade oficial aponte apenas para 300 mortos, a maioria deles soldados.

Li Peng passou duas décadas no topo da hierarquia política chinesa, antes de se aposentar em 2002, deixando um legado de crescimento económico, assim como um autoritário controlo político.

A TSF ressalta que o seu nome ficou desacreditado internacionalmente com os incidentes dos protestos de Tiananmen, mas, apesar disso, Peng ficou ligado ao ressurgimento da China, após um longo período de isolamento diplomático e económico.

Durante os seus últimos anos no poder, Li Peng aprovou o seu projeto de estimação: a barragem das Três Gargantas, no Rio Yangtze, que obrigou 1,3 milhão de pessoas a deixarem o país, depois de as suas casas terem ficado submersas.

Peng deixou o cargo de primeiro-ministro em 1998, tornando-se presidente do Congresso Nacional do Povo, o parlamento da China. Em 2002, aposentou-se do Comité Permanente do partido.

Nos seus últimos anos de vida, raramente aparecia em público, sendo visto apenas em reuniões oficiais destinadas a mostrar unidade do regime.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …