Morreu Karl Lagerfeld, o diretor criativo da Chanel

Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel, morreu esta terça-feira, aos 85 anos. O designer das marcas Chanel e Fendi faleceu em Paris depois de várias semanas doente.

Esta segunda-feira foi internado de urgência. Ainda não são conhecidos os motivos da morte do designer. Apesar de a notícia ser avançada por diferentes meios franceses, a Chanel ainda não emitiu qualquer comunicado.

Segundo a WWD, publicação especializada na área, Karl Lagerfeld trabalhou até ao último instante. Era conhecido como o “Kaiser da moda”.

Quando em janeiro faltou a dois desfiles da marca francesa — coisa que raramente fazia — a indústria ficou atenta e preocupada, de acordo com o Observador. Na altura, fontes da Chanel limitaram-se a afirmar que o designer estaria a sentir-se cansado.

Lagerfeld era o diretor criativo da Chanel desde 1982. Nascido na Alemanha, tinha 85 anos e levava outros 35 à frente da marca de moda francesa que ajudou a alavancar. A Lagerfeld é-lhe reconhecido o mérito de ter ressuscitado a marca que, até à sua vinda, estava a ser considerada antiquada.

Segundo o El País, Lagerfeld criava 10 coleções de moda por ano – e ainda duas para a italiana Fendi. O mesmo jornal acrescenta o designer tinha também mão nas fotografias produzidas para as campanhas da Chanel, sendo que uma das últimas foi protagonizada por Penélope Cruz.

A última vez que o designer apareceu em público foi em dezembro, em Nova Iorque, num desfile da Chanel. A imagem de Lagerfeld era já tida como icónica: surgia sempre diante do público e das câmaras de fato preto e gravata e óculos escuros.

Recentemente, o serviço de streaming Netflix disponibilizou um documentário onde se mostra os sete dias de bastidores que antecederam o desfile de Alta Costura da Chanel para a primavera de 2018. Esta terá sido a última interação de Lagerfeld com os media.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …

Admissão em lares dispensa teste se utente tiver cumprido isolamento há 90 dias

A Direção-Geral da Saúde alterou as normas para as estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados da rede nacional e outras respostas para os mais velhos e instituições de acolhimento de crianças e jovens …