/

Morreu Karl Lagerfeld, o diretor criativo da Chanel

Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel, morreu esta terça-feira, aos 85 anos. O designer das marcas Chanel e Fendi faleceu em Paris depois de várias semanas doente.

Esta segunda-feira foi internado de urgência. Ainda não são conhecidos os motivos da morte do designer. Apesar de a notícia ser avançada por diferentes meios franceses, a Chanel ainda não emitiu qualquer comunicado.

Segundo a WWD, publicação especializada na área, Karl Lagerfeld trabalhou até ao último instante. Era conhecido como o “Kaiser da moda”.

Quando em janeiro faltou a dois desfiles da marca francesa — coisa que raramente fazia — a indústria ficou atenta e preocupada, de acordo com o Observador. Na altura, fontes da Chanel limitaram-se a afirmar que o designer estaria a sentir-se cansado.

Lagerfeld era o diretor criativo da Chanel desde 1982. Nascido na Alemanha, tinha 85 anos e levava outros 35 à frente da marca de moda francesa que ajudou a alavancar. A Lagerfeld é-lhe reconhecido o mérito de ter ressuscitado a marca que, até à sua vinda, estava a ser considerada antiquada.

Segundo o El País, Lagerfeld criava 10 coleções de moda por ano – e ainda duas para a italiana Fendi. O mesmo jornal acrescenta o designer tinha também mão nas fotografias produzidas para as campanhas da Chanel, sendo que uma das últimas foi protagonizada por Penélope Cruz.

A última vez que o designer apareceu em público foi em dezembro, em Nova Iorque, num desfile da Chanel. A imagem de Lagerfeld era já tida como icónica: surgia sempre diante do público e das câmaras de fato preto e gravata e óculos escuros.

Recentemente, o serviço de streaming Netflix disponibilizou um documentário onde se mostra os sete dias de bastidores que antecederam o desfile de Alta Costura da Chanel para a primavera de 2018. Esta terá sido a última interação de Lagerfeld com os media.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.