Morreu Júlio Pomar

José Coelho / Lusa

O pintor Júlio Pomar

O pintor e artista plástico português Júlio Pomar faleceu esta terça-feira, no Hospital da Luz, em Lisboa. Tinha 92 anos.

O artista plástico português faleceu esta terça-feira, aos 92 anos, em Lisboa. O pintor modernista é autor de uma obra vasta, que além da pintura contempla o desenho, a cerâmica e a gravura, passando também pela escrita.

Nascido em 1926, em Lisboa, Júlio Pomar teve um início de carreira marcado pela oposição ao Estado Novo. Exemplo desse conflito são os dois painéis que desenhou para o Cinema Batalha, do Porto, que foram mandados tapar pela PIDE e cuja reconstituição faz parte do projeto de reabilitação daquele edifício, apresentado em julho do ano passado.

Júlio Pomar estudou na Escola António Arroio, em Lisboa. Nesta escola conviveu com personalidades como Mário Cesariny de Vasconcelos, José Gomes Pereira ou Artur Cruzeiro Seixas.

Ingressou na Escola de Belas Artes da capital em 1942. Enquanto estudante viu um quadro seu ser comprado por Almada Negreiros, que o fez expor no VII Salão de Arte Moderna do Secretariado de Propaganda Nacional.

Dois anos depois, descontente com a escola lisboeta, transfere-se para a congénere do Porto, hoje Faculdade de Belas Artes do Porto. Nesta instituição liga-se ao grupo de Fernando Lanhas, Júlio Resende e Amândio Silva, que organizam as Exposições Independentes.

Dois anos depois da chegada acaba por ser alvo de um processo disciplinar que o leva a sair da ESBAP em 1946. No ano seguinte foi preso pela PIDE. Em 1948 o Governo ordena a destruição dos frescos do Cinema Batalha. Em 1963 fixa residência em Paris – onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian – para regressar apenas 20 anos depois.

Em 2013 viu ser concretizado um desejo antigo com a inauguração do Ateliê Museu Júlio Pomar, em Lisboa, um edifício cuja remodelação foi projetada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. Fica no nº 7 da Rua do Vale e reúne centenas de trabalhos do artista.

Ao longo de uma extensa carreira, Júlio Pomar expôs por inúmeras ocasiões em Portugal e no estrangeiro.

Recebeu também muitos prémios, de que são exemplo o prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte – Secretaria de Estado da Cultura (1994), o prémio Celpa/Vieira da Silva (2000), o prémio Amadeo de Souza-Cardoso (2003) e o Prémio Autores 2010.

O mais recente galardão recebeu-o ainda este ano: o Prémio Bissaya Barreto pelas ilustrações do livro “O cão que comia a chuva”, com texto de Richard Zimler.

Avatar // JPN

PARTILHAR

RESPONDER

Pedrógão Grande. Testemunha afirma que Câmara a aconselhou a mudar a morada fiscal

A proprietária de uma segunda habitação reconstruída após o incêndio de 2017, em Pedrógão Grande, disse esta quinta-feira que alterou a sua morada fiscal a conselho de um "senhor Bruno", da Câmara Municipal. O julgamento das …

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …

Maduro aceita conversar com Guaidó sobre "acordo de salvação" da Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou estar disposto a reunir-se quando a oposição quiser, um dia depois de o líder opositor Juan Guaidó propor um "acordo de salvação" da Venezuela, entre as "forças democráticas" e …

No Brasil, os "velhos" goleadores estão em destaque (e na Europa, ainda dão cartas)

Os goleadores de quase metade das equipas brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Sul-Americana têm mais de 30 anos. Aos olhos do futebol podem ser "velhos", mas preenchem o vazio dos jovens que …

Morreu Maria João Abreu. Atriz tinha 57 anos

Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, após ter sofrido dois aneurismas. A atriz tinha apenas 57 anos. Maria João Abreu estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A atriz, de 57 anos, foi submetida …

Um óbito e 436 novos casos registados nas últimas 24 horas

Esta quinta-feira, Portugal regista mais um óbito e 436 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

O "palheiro" de Vieira é agora um jardim (foi comprado pela Câmara de Vila Franca de Xira)

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, já não é dono do "palheiro" que foi entregue como aval pessoal no âmbito de empréstimos concedidos pelo Novo Banco. O dirigente vendeu o imóvel à Câmara de Vila …