Morreu o jornalista Nuno Rocha, fundador do jornal Tempo

(dr) CM

O jornalista Nuno Rocha, fundador do semanário O Tempo e do jornal Correio da Manhã (ao centro, de fato negro)

O jornalista Nuno Rocha, fundador do semanário O Tempo e do jornal Correio da Manhã (ao centro, de fato negro)

O fundador do jornal Tempo, Nuno Rocha, morreu esta terça-feira, aos 83 anos, no Hospital de Cascais, onde estava internado desde sexta-feira na sequência de uma pneumonia, disseram à Lusa fontes da família do jornalista.

O velório será a partir das 17:00 de quarta-feira e a missa está marcada para as 10:30 de quinta-feira, ambos na igreja de Santo António do Estoril, em Cascais.

Nuno Rocha foi fundador do Tempo em 29 de maio 1975, semanário que dirigiu durante 14 anos e por onde passaram jornalistas como Paulo Portas, ex-líder do CDS-PP, ou Vera Lagoa, que em 1976 funda O Diabo.

Em 1979, fundou também o Correio da Manhã, juntamente com Vítor Direito, primeiro diretor do matutino, e Carlos Barbosa, hoje presidente do Automóvel Club de Portugal.

Com uma linha editorial assumidamente de cariz político e associado às ideias da Direita portuguesa, rivalizava directamente com O Jornal e o Expresso, procurando contrariar a orientação mais esquerdista da generalidade dos jornais da altura.

O jornalista foi presidente da Associação de Jornalistas Europeus, dirigente do Sindicato Nacional dos Jornalistas e da Casa da Imprensa e foi galardoado em 2000 com o prémio World Press Freedom Hero pelo IPI – International Press Institute, por promover a liberdade de imprensa.

Nuno Rocha nasceu no Porto em 13 de fevereiro de 1933.

Estreou-se no jornalismo desportivo, passando depois pelo O Primeiro de Janeiro, Diário Ilustrado, Diário de Lisboa, onde dirigiu as edições de domingo, e pelo Diário Popular.

Publicou vários livros, como “Guerra em Moçambique”, “França Emigração Dolorosa”, “Memórias de uma Revolução” e “Timor-Timur”, tendo sido também professor de jornalismo em Portugal e Espanha.

Em 1967 inscreveu-se no grupo de reflexão Associação para o Desenvolvimento Económico e Social -SEDES, tornando-se um dos seus primeiros membros.

Quando tentava fundar o Tempo, foi preso a 13 de abril de 1975, em casa, por membros do COPCON – Comando Operacional do Continente, tendo ficado detido durante 17 horas em Caxias.

Em 1995, aderiu ao PSD, uma intenção que tinha há já algum tempo, revelou o próprio à agência Lusa na altura.

Atualmente estava reformado e dedicava-se a escrever uma obra que iria chamar-se “Biografia Política – Cartas Abertas”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …