Morreu o jornalista Nuno Rocha, fundador do jornal Tempo

(dr) CM

O jornalista Nuno Rocha, fundador do semanário O Tempo e do jornal Correio da Manhã (ao centro, de fato negro)

O jornalista Nuno Rocha, fundador do semanário O Tempo e do jornal Correio da Manhã (ao centro, de fato negro)

O fundador do jornal Tempo, Nuno Rocha, morreu esta terça-feira, aos 83 anos, no Hospital de Cascais, onde estava internado desde sexta-feira na sequência de uma pneumonia, disseram à Lusa fontes da família do jornalista.

O velório será a partir das 17:00 de quarta-feira e a missa está marcada para as 10:30 de quinta-feira, ambos na igreja de Santo António do Estoril, em Cascais.

Nuno Rocha foi fundador do Tempo em 29 de maio 1975, semanário que dirigiu durante 14 anos e por onde passaram jornalistas como Paulo Portas, ex-líder do CDS-PP, ou Vera Lagoa, que em 1976 funda O Diabo.

Em 1979, fundou também o Correio da Manhã, juntamente com Vítor Direito, primeiro diretor do matutino, e Carlos Barbosa, hoje presidente do Automóvel Club de Portugal.

Com uma linha editorial assumidamente de cariz político e associado às ideias da Direita portuguesa, rivalizava directamente com O Jornal e o Expresso, procurando contrariar a orientação mais esquerdista da generalidade dos jornais da altura.

O jornalista foi presidente da Associação de Jornalistas Europeus, dirigente do Sindicato Nacional dos Jornalistas e da Casa da Imprensa e foi galardoado em 2000 com o prémio World Press Freedom Hero pelo IPI – International Press Institute, por promover a liberdade de imprensa.

Nuno Rocha nasceu no Porto em 13 de fevereiro de 1933.

Estreou-se no jornalismo desportivo, passando depois pelo O Primeiro de Janeiro, Diário Ilustrado, Diário de Lisboa, onde dirigiu as edições de domingo, e pelo Diário Popular.

Publicou vários livros, como “Guerra em Moçambique”, “França Emigração Dolorosa”, “Memórias de uma Revolução” e “Timor-Timur”, tendo sido também professor de jornalismo em Portugal e Espanha.

Em 1967 inscreveu-se no grupo de reflexão Associação para o Desenvolvimento Económico e Social -SEDES, tornando-se um dos seus primeiros membros.

Quando tentava fundar o Tempo, foi preso a 13 de abril de 1975, em casa, por membros do COPCON – Comando Operacional do Continente, tendo ficado detido durante 17 horas em Caxias.

Em 1995, aderiu ao PSD, uma intenção que tinha há já algum tempo, revelou o próprio à agência Lusa na altura.

Atualmente estava reformado e dedicava-se a escrever uma obra que iria chamar-se “Biografia Política – Cartas Abertas”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …