Morreu Inuka, o único urso polar nascido nos trópicos

Wallace Woon / EPA

Inuka, o urso polar do zoo de Singapura

O único urso polar alguma vez nascido nos trópicos, Inuka, morreu esta terça-feira em Singapura, aos 27 anos, por problemas relacionados com a sua avançada idade, anunciou a organização Wildlife Reserves Singapore.

“Com grande pesar, dizemos adeus ao nosso querido urso polar Inuka nesta manhã. Apesar dos maiores esforços de sua equipa veterinária, o estado de Inuka agravou-se e foi adotada a decisão, difícil mas necessária, de não o reanimar”, adiantou a organização em comunicado.

Um exame médico efetuado no último dia 3 confirmou que a saúde deste urso branco, ou Ursus maritimus, nascido a 26 de dezembro de 1990 no zoológico de Singapura, onde foi acolhido como um presente natalício, se tinha deteriorado acentuadamente.

Os pais de Inuka eram Cheeba, nascida em cativeiro e que chegou a Singapura procedente de um zoológico alemão, e Nanook, nascido em liberdade e que acabou no zoológico canadiano Winnipeg.

A esperança de vida de um urso polar macho em liberdade oscila entre 15 e 18 anos. Aos 27 anos, a idade de Inuka correspondia à de um humano com 70 anos.

With a heavy heart, we bade farewell to our beloved senior polar bear Inuka this morning. Despite the best efforts of…

Publicado por Wildlife Reserves Singapore em Terça-feira, 24 de Abril de 2018

A morte de Inuka, o quarto e último urso polar na reserva de Singapura, encerra uma era no zoológico da cidade asiática. A direção anunciou que Inuka não será substituído, e que o Zoo de Singapura não terá mais ursos polares.

A exposição do animal gerava críticas de grupos de ativistas dos direitos dos animais, que desde sempre se manifestaram contra a presença da espécie nos trópicos.

Os ursos polares vivem em países de clima frio, como a Gronelândia, o Canadá ou a Rússia. As temperaturas em Singapura, arquipélago com clima tropical junto à linha do Equador, quase nunca descem a valores inferiores aos 25 graus.

Wallace Woon / EPA

Adeus, Inuka

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …

Mais de 80 mil pessoas registaram-se na Segurança Social desde janeiro

O programa “Segurança Social na Hora”, criado em janeiro deste ano, abrangeu até ao momento 80.700 pessoas, de acordo com os dados divulgados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Ana Mendes Godinho avançou …

Douro. Poluição regressa a valores anteriores ao estado de emergência

Os valores de contaminação do estuário do rio Douro, que durante o estado de emergência baixaram a níveis só vistos há mais de 30 anos, já regressaram aos valores pré-pandemia. As boas notícias "rapidamente se esfumaram". …

Reino Unido deixa cair pontes aéreas e prepara levantamento da quarentena para dezenas de países

O Reino Unido vai deixar cair o plano para a criação de pontes aéreas e prepara-se para substituir a medida pela isenção de quarentena para dezenas de países. Dezenas de países vão ficar isentos de restrições …

Medina clarifica críticas em público: eram para chefias regionais (e não para Temido)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Media, veio esta quarta-feira a público esclarecer as duras críticas que vez relativamente à atuação das autoridades de saúde no combate à pandemia de covid-19. No seu habitual espaço …

Fraude nas viagens entre ilhas e continente. PJ desmantela mais uma rede criminosa

Esta quarta-feira, foi desmantelada mais uma rede criminosa que se aproveitava de forma fraudulenta do subsídio que financia as deslocações dos habitantes dos Açores e da Madeira ao continente. Existem fraudes nos subsídios das viagens entre …

Nova reviravolta. Livro polémico da sobrinha de Trump com luz verde para publicação

Um juiz do Tribunal de Recurso de Nova Iorque levantou na noite de quarta-feira uma proibição temporária de publicação de um livro escrito pela sobrinha do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contendo revelações polémicas. Segundo …

Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi "programada"

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra. A …