Morreu Inuka, o único urso polar nascido nos trópicos

Wallace Woon / EPA

Inuka, o urso polar do zoo de Singapura

O único urso polar alguma vez nascido nos trópicos, Inuka, morreu esta terça-feira em Singapura, aos 27 anos, por problemas relacionados com a sua avançada idade, anunciou a organização Wildlife Reserves Singapore.

“Com grande pesar, dizemos adeus ao nosso querido urso polar Inuka nesta manhã. Apesar dos maiores esforços de sua equipa veterinária, o estado de Inuka agravou-se e foi adotada a decisão, difícil mas necessária, de não o reanimar”, adiantou a organização em comunicado.

Um exame médico efetuado no último dia 3 confirmou que a saúde deste urso branco, ou Ursus maritimus, nascido a 26 de dezembro de 1990 no zoológico de Singapura, onde foi acolhido como um presente natalício, se tinha deteriorado acentuadamente.

Os pais de Inuka eram Cheeba, nascida em cativeiro e que chegou a Singapura procedente de um zoológico alemão, e Nanook, nascido em liberdade e que acabou no zoológico canadiano Winnipeg.

A esperança de vida de um urso polar macho em liberdade oscila entre 15 e 18 anos. Aos 27 anos, a idade de Inuka correspondia à de um humano com 70 anos.

With a heavy heart, we bade farewell to our beloved senior polar bear Inuka this morning. Despite the best efforts of…

Publicado por Wildlife Reserves Singapore em Terça-feira, 24 de Abril de 2018

A morte de Inuka, o quarto e último urso polar na reserva de Singapura, encerra uma era no zoológico da cidade asiática. A direção anunciou que Inuka não será substituído, e que o Zoo de Singapura não terá mais ursos polares.

A exposição do animal gerava críticas de grupos de ativistas dos direitos dos animais, que desde sempre se manifestaram contra a presença da espécie nos trópicos.

Os ursos polares vivem em países de clima frio, como a Gronelândia, o Canadá ou a Rússia. As temperaturas em Singapura, arquipélago com clima tropical junto à linha do Equador, quase nunca descem a valores inferiores aos 25 graus.

Wallace Woon / EPA

Adeus, Inuka

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …

"Mais Siza e menos Centeno". Emprego e salários são as chaves do novo Governo de Costa

O novo Executivo para a próxima legislatura, que António Costa apresentou esta terça-feira ao Presidente da República, tem como chaves de governação o emprego e os salários, escreve este sábado o Expresso. De acordo com …

FBI já apurou a causa da morte de três turistas na República Dominicana

Testes toxicológicos apresentados esta semana pelo FBI determinaram que a morte de três turistas norte-americanos na República Dominicana se deveu a causas naturais, avança o jornal New York Times. De acordo com o diário, no caso …

"Discos encriptados de Rui Pinto são pisa papéis para a Judiciária"

A Polícia Judiciária "precisaria de milhares de anos" para conseguir" descodificar os discos encriptados pelo hacker Rui Pinto, onde se acredita que estejam provas relevantes sobre os alegados roubos de emails e os acessos ilegais …