Morreu Inuka, o único urso polar nascido nos trópicos

Wallace Woon / EPA

Inuka, o urso polar do zoo de Singapura

O único urso polar alguma vez nascido nos trópicos, Inuka, morreu esta terça-feira em Singapura, aos 27 anos, por problemas relacionados com a sua avançada idade, anunciou a organização Wildlife Reserves Singapore.

“Com grande pesar, dizemos adeus ao nosso querido urso polar Inuka nesta manhã. Apesar dos maiores esforços de sua equipa veterinária, o estado de Inuka agravou-se e foi adotada a decisão, difícil mas necessária, de não o reanimar”, adiantou a organização em comunicado.

Um exame médico efetuado no último dia 3 confirmou que a saúde deste urso branco, ou Ursus maritimus, nascido a 26 de dezembro de 1990 no zoológico de Singapura, onde foi acolhido como um presente natalício, se tinha deteriorado acentuadamente.

Os pais de Inuka eram Cheeba, nascida em cativeiro e que chegou a Singapura procedente de um zoológico alemão, e Nanook, nascido em liberdade e que acabou no zoológico canadiano Winnipeg.

A esperança de vida de um urso polar macho em liberdade oscila entre 15 e 18 anos. Aos 27 anos, a idade de Inuka correspondia à de um humano com 70 anos.

With a heavy heart, we bade farewell to our beloved senior polar bear Inuka this morning. Despite the best efforts of…

Publicado por Wildlife Reserves Singapore em Terça-feira, 24 de Abril de 2018

A morte de Inuka, o quarto e último urso polar na reserva de Singapura, encerra uma era no zoológico da cidade asiática. A direção anunciou que Inuka não será substituído, e que o Zoo de Singapura não terá mais ursos polares.

A exposição do animal gerava críticas de grupos de ativistas dos direitos dos animais, que desde sempre se manifestaram contra a presença da espécie nos trópicos.

Os ursos polares vivem em países de clima frio, como a Gronelândia, o Canadá ou a Rússia. As temperaturas em Singapura, arquipélago com clima tropical junto à linha do Equador, quase nunca descem a valores inferiores aos 25 graus.

Wallace Woon / EPA

Adeus, Inuka

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …

Em França, Portugal é destacado como bom exemplo (mas também pela sorte da sua geografia)

Portugal tem "11 vezes menos mortes" do que Espanha, em proporção das respectivas populações, e parece estar a lidar melhor com a pandemia de Covid-19 do que o país vizinho. Esta é a conclusão de …

Do confinamento alargado aos limites nos despedimentos. O que pode mudar com o "novo" estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, propôs esta quarta-feira ao Parlamento a renovação do estado de emergência em Portugal por novo período de 15 de quinze dias para permitir medidas de contenção da …

Chefe do principal hospital russo responsável por tratar Covid-19 infetado depois de apertar mão a Putin

O chefe do principal hospital de tratamento ao coronavírus de Moscovo, que se reuniu com o Presidente Vladimir Putin há uma semana, divulgou na terça-feira que testou positivo à doença, depois de o Kremlin anunciar …

Contribuintes devem estar “tranquilos” sobre reembolso do IRS

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais disse que até meio da manhã já foram entregues mais de 270 mil declarações de IRS e afirmou que os portugueses podem “estar tranquilos” relativamente ao reembolso. “Estamos em …