Morreu Gérman, o último habitante das ilhas Cíes

(dr)

Germán Luaces Freijeiro, de 54 anos, instalou-se no arquipélago de Cíes, localizado na foz do estuário de Vigo, em meados dos anos 90 e nunca mais se voltou a mudar.

Vivia sozinho naquelas ilhas onde acolhia desconhecidos na sua casa. Mas quando não havia ninguém, tinha apenas como companhia o mar. O Chuco, como era conhecido nas ilhas Cíes, estava sempre disponível para receber quem quisesse visitar a ilha.

As ilhas são consideradas um paraíso natural e é destino de verão para mais de 300 mil pessoas. Chuco acolhia os viajantes na sua cabana, sem perguntar por quanto tempo iriam ficar por ali.

À porta de casa, via-se pendurada uma bandeira pirata, de acordo com o El Español. Germán nunca quis que ela deixasse de se ver do alto da praia de Nossa Senhora, na ilha de O Faro — a ilha do meio. Mas não era um pirata. Tinha barba, usava os cabelos loiros atados e era conhecido pela sua generosidade. Além disso, dava refúgio a marinheiros, era colega de faroleiros, amigo dos guardas florestais e anfitrião de qualquer desconhecido.

A vida de Germán esteve sempre muito ligada ao mar, embora cuidasse ao mesmo tempo das suas galinhas e dos seus gatos. O seu pai, de nacionalidade alemã, fora capitão da marinha mercante, professor no Instituto Náutico e de Pescas de Vigo, capitão do navio histórico “Campalans”.

Tal como o pai, recorda o Observador, Germán presenciou o derrame de petróleo que ameaçou as costas das praias da Galiza a 5 de dezembro de 2002. Mas a maré negra acabou por trazer de volta à costa os marinheiros que se encontravam em alto mar, que regressaram para salvar a sua vida e puderam refugiar-se naa sua casa.

Germán Luaces Freijeiro, o Chuco, foi diagnosticado com cancro há vários meses, tendo morrido há uma semana. Agora, as cinzas do último habitante do arquipélago descansam nas ilhas Cíes. Centenas de pessoas estiveram presentes no funeral e, ao barco que as levou à ilha, chamaram “Piratas de Cíes”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …

Casal inglês tem um bebé com 17 meses (mas recusa-se a dizer se é menino ou menina)

Há casais que não querem saber o sexo do filho antes do momento do parto. Mas para um casal inglês, o parto da criança não acabou com o mistério em relação ao género. Decididos a proteger …

Costinha obrigou Maniche a corrigir livro por causa da história da camisola rasgada

O ex-internacional português Costinha processou o amigo e ex-colega de equipa no FC Porto Maniche por causa do livro "MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas". Nele, Maniche conta que foi Costinha quem rasgou a …

Coimbra não foi a única a eliminar a carne de vaca. Universidade de Cambridge foi a primeira

A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, foi a primeira a dar passos no sentido de eliminar a carne de vaca dentro da instituição e já conseguiu reduzir a sua pegada de carbono em um …

Depois do 4-2-4 contra Costa, Rio muda a táctica para conquistar indecisos

A prestação de Rui Rio nos debates televisivos, nomeadamente contra António Costa, correu muito melhor do que se esperava no seio do PSD. O presidente social-democrata jogou ao ataque, "em 4-2-4" contra o líder do …

Jogadores do Porto irritados com fúrias de Sérgio Conceição

Os jogadores do FC Porto estão incomodados com os ataques de fúria do seu treinador, Sérgio Conceição, que em alguns casos já levaram a situações de humilhação pública. O caso mais mediático foi o de …

Prejuízos na TAP agravam-se e podem afastar Neeleman. Governo já procura novo comprador

A TAP apresentou prejuízos de cerca de 119 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, um agravamento de 29 milhões relativamente a 2018. São os resultados negativos mais elevados desde a privatização da companhia …

"Deixem as vacas em paz!" Marcado mega churrasco de protesto na Universidade de Coimbra

Continuam a chover críticas à Universidade de Coimbra depois da decisão de banir a carne de vaca das cantinas. Associações do sector da produção bovina apelam a que se "deixem as vacas em paz" e …

Parte do programa do PDR é (literalmente) igual ao do PSD

O programa eleitoral do PDR para as legislativas de 6 de outubro é "exactamente igual" ao programa do PSD. São parágrafos inteiros e medidas exactamente iguais, diz o Público. Os programas eleitorais do Partido Democrático Republicano, …