Morreu George A. Romero, o pai de todos os zombies

Faleceu este domingo George A. Romero, aos 77 anos, vítima de cancro. Segundo fonte da família, as últimas horas do cineasta foram passadas ao som da banda sonora de “O Homem Tranquilo” (1952, John Ford), um dos seus filmes favoritos.

“Faleceu pacificamente no seu sono, em sequência de uma breve mas agressiva batalha contra um cancro do pulmão, e deixa para trás uma família amada, muitos amigos e um legado de cinema que persistiu e que continuará a resistir ao teste do tempo”, afirmou o agente de George A. Romero, Chris Roe, em comunicado.

O realizador tinha a seu lado a esposa, Suzane Desrocher Romero, e filha, Tina Romero, disse a família ao LA Times.

Considerado por muitos como o “pai dos zombies” no grande ecrã, Romero foi um dos nomes fundamentais do cinema de terror na segunda metade do século XX. Nascido em Nova Iorque, descendente de imigrantes cubanos e lituanos, Romero começou a sua carreira cinematográfica como realizador de curtas-metragens e filmes publicitários.

Após fundar a sua própria produtora, assinou, em 1968, “A Noite dos Mortos-Vivos“, obra que se tornou um filme de culto e mudou para sempre a forma de encarar o género do terror.

Desde a sua estreia, o filme tem sido aplaudido tanto pelos seus méritos técnicos, como pela vincada extrapolação dos medos – a Guerra do Vietname, as perseguições de cidadãos americanos ligados ao Partido Comunista, a segregação racial – que dominavam a sociedade norte-americana daquela era.

Nas décadas seguintes, George A. Romero explorou estas temáticas, e sempre com a aterradora figura do zombie no primeiro plano, em títulos como “Zombie: A Maldição dos Mortos-Vivos” (1978) ou “O Dia dos Mortos” (1985).

Apesar de nunca ter sido nomeado para um Oscar nem arrecadado nenhum prémio em festivais de Cinema, a influência de George A. Romero é enorme e inegável.

Será demais pedir ao pai dos mortos-vivos que descanse em paz?

ZAP // Filmspot

RESPONDER

Chá e café ajudam a proteger o fígado

Não são poucos os benefícios para a saúde associados ao consumo de chá e de café. Agora, um novo estudo acaba de dar mais um bom motivo para os consumir: proteger o fígado. De acordo com …

Porta-voz da Casa Branca Sean Spicer demitiu-se

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, demitiu-se de funções, informou esta sexta-feira o New York Times, agudizando a crise interna que vive a administração de Donald Trump. A France Press noticiou também, citando fonte próxima …

Pelo menos 261 detidos durante greve geral da oposição na Venezuela

Uma organização não-governamental (ONG) venezuelana afirmou que pelo menos 261 pessoas foram detidas durante protestos que marcaram a greve geral de quinta-feira, convocada pela oposição. Pelo menos "261 detenções nos protestos", indicou a ONG Foro Penal …

EUA vão proibir norte-americanos de visitar a Coreia do Norte

Os EUA vão proibir os seus cidadãos de visitar a Coreia do Norte, revelaram duas agências de viagem com sede na China, depois da morte de um turista norte-americano condenado por Pyongyang a trabalhos forçados. A …

Um em cada três casos de demência pode ser evitado (sem recorrer a medicamentos)

Um em cada três casos de demência pode ser evitado as pessoas cuidarem da saúde do cérebro ao longo da vida. Estima-se que 47 milhões de pessoas sofram desta doença no mundo e a expectativa é …

Bigode de Salvador Dalí continua intacto, 28 anos após a morte

O bigode de Salvador Dalí continua intacto, passados 28 anos sobre a morte do artista espanhol, cujos restos mortais foram exumados por ordem de um tribunal, para um exame de determinação de paternidade. De acordo com …

"Faroeste laboral" da Altice leva trabalhadores da PT a greve histórica

Os trabalhadores da PT estão, nesta sexta-feira, em greve pela primeira vez em dez anos, numa reacção contra a transferência de 155 trabalhadores da operadora de telecomunicações para empresas do grupo Altice e Visabeira. Os funcionários …

6 meses depois de tomar posse, Trump ataca procurador-geral que nomeou

No dia em que completa seis meses de Administração Trump, o presidente dos EUA está envolvido em mais uma polémica, desta vez por criticar James Comey. Numa entrevista ao New York Times, Donald Trump, que completa …

Enfermeiros em protesto podem vir a ser obrigados a indemnizar grávidas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou este processo "ilegítimo" e que os profissionais que aderiram poderão ser "responsabilizados disciplinarmente e incorrer em faltas injustificadas". "Faltas injustificadas", possibilidade de serem "responsabilizados disciplinarmente" e terem de indemnizar utentes …

TAP usada para "lavar" milhões angolanos de origem duvidosa

O Ministério Público acusa quatro altos responsáveis da TAP de terem ajudado a "esconder" milhões de euros de origem duvidosa, provenientes de Angola. Um alegado esquema de "lavagem de dinheiro" que usou a TAP num …