Morreu George A. Romero, o pai de todos os zombies

Faleceu este domingo George A. Romero, aos 77 anos, vítima de cancro. Segundo fonte da família, as últimas horas do cineasta foram passadas ao som da banda sonora de “O Homem Tranquilo” (1952, John Ford), um dos seus filmes favoritos.

“Faleceu pacificamente no seu sono, em sequência de uma breve mas agressiva batalha contra um cancro do pulmão, e deixa para trás uma família amada, muitos amigos e um legado de cinema que persistiu e que continuará a resistir ao teste do tempo”, afirmou o agente de George A. Romero, Chris Roe, em comunicado.

O realizador tinha a seu lado a esposa, Suzane Desrocher Romero, e filha, Tina Romero, disse a família ao LA Times.

Considerado por muitos como o “pai dos zombies” no grande ecrã, Romero foi um dos nomes fundamentais do cinema de terror na segunda metade do século XX. Nascido em Nova Iorque, descendente de imigrantes cubanos e lituanos, Romero começou a sua carreira cinematográfica como realizador de curtas-metragens e filmes publicitários.

Após fundar a sua própria produtora, assinou, em 1968, “A Noite dos Mortos-Vivos“, obra que se tornou um filme de culto e mudou para sempre a forma de encarar o género do terror.

Desde a sua estreia, o filme tem sido aplaudido tanto pelos seus méritos técnicos, como pela vincada extrapolação dos medos – a Guerra do Vietname, as perseguições de cidadãos americanos ligados ao Partido Comunista, a segregação racial – que dominavam a sociedade norte-americana daquela era.

Nas décadas seguintes, George A. Romero explorou estas temáticas, e sempre com a aterradora figura do zombie no primeiro plano, em títulos como “Zombie: A Maldição dos Mortos-Vivos” (1978) ou “O Dia dos Mortos” (1985).

Apesar de nunca ter sido nomeado para um Oscar nem arrecadado nenhum prémio em festivais de Cinema, a influência de George A. Romero é enorme e inegável.

Será demais pedir ao pai dos mortos-vivos que descanse em paz?

ZAP // Filmspot

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da IPSS "O Sonho" constituído arguido

O presidente da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ‘O Sonho’, em Setúbal, foi constituído arguido e ouvido esta sexta-feira na Polícia Judiciária de Setúbal, disse à agência Lusa o diretor daquela polícia, Vítor Paiva. Segundo …

Cirurgiões retiram o "maior tumor cerebral de sempre"

No passado dia 14 de fevereiro, cirurgiões indianos conseguiram remover o maior tumor cerebral de sempre. Santlal Pal, de 31 anos, vivia desde 2015 com um tumor de 1,8 quilos. Santlal Pal viu nos últimos anos …

Tripulantes da Ryanair marcam greve para 29 de março, 1 e 4 de abril

Os tripulantes de cabine da Ryanair exigem o cumprimento da legislação laboral e afirmam que a situação laboral na empresa é "insustentável". Os tripulantes de cabine da Ryanair anunciaram hoje que vão estar em greve nos …

Governador do Missouri detido por chantagear uma mulher

O governador do Estado do Missouri foi detido esta quinta-feira sob acusação de ter chantageado uma mulher com quem manteve um relacionamento extraconjugal em 2015. Eric Greitens foi libertado sem fiança, esta sexta-feira. Eric Greitens foi …

PJ de Setúbal faz buscas na IPSS "O Sonho"

A Polícia Judiciária está a realizar buscas à instituição particular de solidariedade social (IPSS) "O Sonho", em Setúbal, por suspeitas dos crimes de fraude na obtenção de subsídio, participação económica em negócio e peculato. "As buscas, …

À luz das regras europeias, despedimento coletivo pode abranger grávidas

Segundo o Tribunal de Justiça, as grávidas podem ser despedidas em caso de despedimento coletivo. Em Portugal, a entidade patronal deve comprovar que a demissão não está relacionada com a gravidez. O Tribunal de Justiça da …

Sindicatos falam em adesão de 68% à greve dos CTT

Os sindicatos afetos aos CTT afirmam que estão cerca de duas mil pessoas na manifestação contra a atual situação dos Correios, enquanto a polícia aponta para 1.500, disseram à Lusa os responsáveis no local. Os trabalhadores …

Adalberto Campos Fernandes

Concurso de médicos recém-especialistas publicado na próxima semana

O despacho com a abertura do concurso para a colocação dos médicos recém-especialistas nos hospitais, reclamado há meses por estes profissionais, será publicado na próxima semana, anunciou hoje o ministro da Saúde. Adalberto Campos Fernandes fez …

Benfica e Jorge Jesus chegam a acordo

O atual treinador do Sporting confirmou ter chegado a acordo com o Benfica, no processo em que os encarnados pediam 14 milhões de euros de indemnização na sequência da saída do técnico da Luz. "Quem chegou …

"Uma vergonha" diz a Ordem sobre decreto que permite aos engenheiros assinar projetos

O projeto de lei que permite aos engenheiros assinar projetos de arquitetura, aprovado esta quinta-feira no parlamento, é "um retrocesso e uma vergonha" para o vice-presidente da Ordem dos Arquitetos, Daniel Fortuna do Couto. Daniel Fortuna …