Morreu George A. Romero, o pai de todos os zombies

Faleceu este domingo George A. Romero, aos 77 anos, vítima de cancro. Segundo fonte da família, as últimas horas do cineasta foram passadas ao som da banda sonora de “O Homem Tranquilo” (1952, John Ford), um dos seus filmes favoritos.

“Faleceu pacificamente no seu sono, em sequência de uma breve mas agressiva batalha contra um cancro do pulmão, e deixa para trás uma família amada, muitos amigos e um legado de cinema que persistiu e que continuará a resistir ao teste do tempo”, afirmou o agente de George A. Romero, Chris Roe, em comunicado.

O realizador tinha a seu lado a esposa, Suzane Desrocher Romero, e filha, Tina Romero, disse a família ao LA Times.

Considerado por muitos como o “pai dos zombies” no grande ecrã, Romero foi um dos nomes fundamentais do cinema de terror na segunda metade do século XX. Nascido em Nova Iorque, descendente de imigrantes cubanos e lituanos, Romero começou a sua carreira cinematográfica como realizador de curtas-metragens e filmes publicitários.

Após fundar a sua própria produtora, assinou, em 1968, “A Noite dos Mortos-Vivos“, obra que se tornou um filme de culto e mudou para sempre a forma de encarar o género do terror.

Desde a sua estreia, o filme tem sido aplaudido tanto pelos seus méritos técnicos, como pela vincada extrapolação dos medos – a Guerra do Vietname, as perseguições de cidadãos americanos ligados ao Partido Comunista, a segregação racial – que dominavam a sociedade norte-americana daquela era.

Nas décadas seguintes, George A. Romero explorou estas temáticas, e sempre com a aterradora figura do zombie no primeiro plano, em títulos como “Zombie: A Maldição dos Mortos-Vivos” (1978) ou “O Dia dos Mortos” (1985).

Apesar de nunca ter sido nomeado para um Oscar nem arrecadado nenhum prémio em festivais de Cinema, a influência de George A. Romero é enorme e inegável.

Será demais pedir ao pai dos mortos-vivos que descanse em paz?

ZAP // Filmspot

RESPONDER

Guia de descontos para uma Black Friday em grande

O conceito começou por ser uma referência ao colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Mas a Black Friday como hoje a conhecemos só surgiu nos anos 60, quando o setor do …

Morreu o actor João Ricardo

O actor e encenador João Ricardo, 53 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, disse à Lusa a agência do actor. O actor João Ricardo, conhecido pelo seu trabalho na televisão, no teatro e no cinema, nasceu …

Chegou à Finlândia o pão feito com farinha de grilo

Uma das maiores empresas de produtos alimentares da Finlândia vai começar a vender pão de insetos, no qual grilos comuns são moídos e acrescentados à farinha normal, representando cerca de 3% do peso de cada …

39 anos por um crime que não cometeu. Finalmente livre

Craig Coley, agora com 70 anos, cumpria pena de prisão perpétua pela autoria de dois homicídios em 1978. No entanto, 39 anos depois, a sua inocência foi provada e o norte-americano foi libertado. O governador da …

Neutralidade da Internet em jogo nos EUA. Portugal é mau exemplo

A administração Trump quer reverter o princípio do livre acesso a qualquer tipo de conteúdo na Internet. Jornais internacionais apontam Portugal como exemplo de falta de neutralidade. Os Estados Unidos da América vão votar o fim …

Trabalhadores do privado voltam a receber subsídios de Natal e de férias por inteiro

O pagamento dos subsídios de Natal e de férias no setor privado vai deixar de ser feito parcialmente em duodécimos e voltará a ser feito de uma só vez, em 2018, depois da aprovação de …

O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já "adormecido" Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 …

Governo quer terrenos privados limpos até 15 de março

Os proprietários privados têm "até 15 de março" para limpar as áreas envolventes às casas isoladas, aldeias e estradas e, se não o fizeram, os municípios terão "até ao final de maio" para proceder a …

Uma explosão, segredos de Estado e rumores, mas ainda não há sinal do submarino

As buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido há oito dias, entraram numa fase crítica, quando as esperanças de encontrar a tripulação viva estão praticamente esgotadas. Sem pistas sobre o submarino, há …

Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016. Estes dados são avançados …