Morreu o ex-ditador do Panamá Manuel Noriega

EPA/STF

-

O antigo general morreu esta terça-feira, 30 de maio, aos 83 anos. Noriega, que chegou ao poder nos anos 80 com a ajuda dos Estados Unidos, estava hospitalizado desde março, depois de ter feito uma cirurgia a um tumor cerebral, segundo as informações da Lusa.

Juan Carlos Varela, presidente do Panamá, disse que a morte do antigo ditador “encerra um capítulo da história” do Panamá, e que a família de Noriega merece um enterro em paz.

A ligação de Manuel Noriega aos Estados Unidos já vinha dos anos 50. Na altura, o futuro general estudava numa academia militar, no Peru, quando terá sido recrutado como informador da CIA. Enquanto colaborava com os norte-americanos, começou a desempenhar um papel cada vez mais repressivo a nível interno no seu país.

Quando o líder militar panamiano, Omar Torrijos, morreu em 1981, devido a um acidente de avião que nunca foi explicado, o caminho ficou mais aberto para Noriega. Quatro anos depois, em 1985, um dos principais rostos da oposição foi encontrado morto, o que aumentou ainda mais as desconfianças dos Estados Unidos em relação a Noriega.

Essas dúvidas terminaram com a operação “Causa Justa“, realizada em dezembro de 1989, quando o então presidente norte-americano George Bush deu ordem para invadir o Panamá com o objetivo de depor o ditador, que esteve no poder desde 1983 a 1989.

Noriega refugiou-se assim na missão diplomática do Vaticano, mas acabou por se render no dia 3 de janeiro de 1990, altura em que se seguiram várias condenações na justiça. Nos Estados Unidos e em França, foi acusado por tráfico de droga e lavagem de dinheiro, e no Panamá por assassinato, corrupção e desvio de dinheiro.

Em 2015, 25 anos após a queda no poder, Manuel Noriega apareceu na televisão e, em poucas palavras, pediu publicamente desculpa. Esse ato de contrição foi pensado com a família para colocar um fim ao ciclo militar, segundo o ditador. Noriega chegou ainda a salientar que, em alguns casos, foi condenado sem qualquer interrogatório.

ZAP ZAP // Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não quero ser picuinhas, mas duas coisas.

    1990 faz parte da década de 80 (muitas pessoas cometem este erro, mas se DC começou no ano um, fez uma década no ano 10 e a década seguinte começou no ano 11 e por ai adiante)

    E como pode alguém, em 2015 ter 77 anos e morrer em 2017 com 83 anos?

    Atenciosamente,

    BM

RESPONDER

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …