Morreu o ex-ditador do Panamá Manuel Noriega

EPA/STF

-

O antigo general morreu esta terça-feira, 30 de maio, aos 83 anos. Noriega, que chegou ao poder nos anos 80 com a ajuda dos Estados Unidos, estava hospitalizado desde março, depois de ter feito uma cirurgia a um tumor cerebral, segundo as informações da Lusa.

Juan Carlos Varela, presidente do Panamá, disse que a morte do antigo ditador “encerra um capítulo da história” do Panamá, e que a família de Noriega merece um enterro em paz.

A ligação de Manuel Noriega aos Estados Unidos já vinha dos anos 50. Na altura, o futuro general estudava numa academia militar, no Peru, quando terá sido recrutado como informador da CIA. Enquanto colaborava com os norte-americanos, começou a desempenhar um papel cada vez mais repressivo a nível interno no seu país.

Quando o líder militar panamiano, Omar Torrijos, morreu em 1981, devido a um acidente de avião que nunca foi explicado, o caminho ficou mais aberto para Noriega. Quatro anos depois, em 1985, um dos principais rostos da oposição foi encontrado morto, o que aumentou ainda mais as desconfianças dos Estados Unidos em relação a Noriega.

Essas dúvidas terminaram com a operação “Causa Justa“, realizada em dezembro de 1989, quando o então presidente norte-americano George Bush deu ordem para invadir o Panamá com o objetivo de depor o ditador, que esteve no poder desde 1983 a 1989.

Noriega refugiou-se assim na missão diplomática do Vaticano, mas acabou por se render no dia 3 de janeiro de 1990, altura em que se seguiram várias condenações na justiça. Nos Estados Unidos e em França, foi acusado por tráfico de droga e lavagem de dinheiro, e no Panamá por assassinato, corrupção e desvio de dinheiro.

Em 2015, 25 anos após a queda no poder, Manuel Noriega apareceu na televisão e, em poucas palavras, pediu publicamente desculpa. Esse ato de contrição foi pensado com a família para colocar um fim ao ciclo militar, segundo o ditador. Noriega chegou ainda a salientar que, em alguns casos, foi condenado sem qualquer interrogatório.

ZAP // Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não quero ser picuinhas, mas duas coisas.

    1990 faz parte da década de 80 (muitas pessoas cometem este erro, mas se DC começou no ano um, fez uma década no ano 10 e a década seguinte começou no ano 11 e por ai adiante)

    E como pode alguém, em 2015 ter 77 anos e morrer em 2017 com 83 anos?

    Atenciosamente,

    BM

RESPONDER

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …