Morreu o estilista Augustus

augustus.pt

O estilista António Augustus

O estilista António Augustus

O estilista António Augustus morreu este domingo em Lisboa, no hospital, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa uma amiga do costureiro.

O corpo do costureiro estará em câmara ardente até às 15:30 de segunda-feira, altura em que será celebrada uma missa, também na Basílica da Estrela, seguindo depois o corpo para cemitério do Alto de São João, adiantou a mesma fonte.

António Augustus nasceu na Figueira da Foz, há 64 anos, tendo ido viver para Luanda, Angola, com a família ainda em criança.

Augustus fez o liceu em Angola, tendo depois estudado Relações Públicas e Turismo em Inglaterra. Entretanto, regressou a Angola, onde fez a tropa.

Na última entrevista à Lusa, em março deste ano, recordou que a moda entrou na sua vida “por uma coincidência”.

“Por brincadeira”, em 1973, acabou por fica com a loja de um casal amigo, situada em frente à agência de viagens onde trabalhava. “Os dois eram professores e foram transferidos para Moçambique. Tinham uma semana para arrumar tudo, trespassar a loja e irem-se embora. Eu, por brincadeira, fiquei com a loja. Só que aquilo começou a crescer, passado um tempo tinha duas lojas, depois três”, contou.

Algum tempo depois percebeu que “o que gostava não era vender, era de criar coisas”.

“Arranjei costureiras, uma bordadora e comecei a fazer coisas para vender feitas lá”, disse.

Nessa altura regressa a Inglaterra: “Para estudar o que decidiu fazer na vida”.

Trabalhou uns tempos em Paris, França, com o estilista japonês Kenzo, regressando depois a Portugal, mais especificamente a Lisboa, em 1976, onde abre a sua primeira loja em território luso.

Em 1979, apresentou uma coleção de forma considerada inovadora, a bordo de um avião da TAP, ação que o tornou conhecido a nível nacional e que repetiria dez anos mais tarde.

Viria a vestir mulheres como a fadista Amália Rodrigues e a pintora Maluda e trabalhou com manequins internacionais, como a alemã Claudia Schiffer. Ficou ainda famoso o desfile de 2002 em que Maria José Ritta, mulher do então Presidente da República Jorge Sampaio, desfilou no Casino da Figueira da Foz com um vestido da sua autoria.

Atualmente tem quatro lojas em Lisboa com o seu nome e um ‘atelier’ em Angola. As suas roupas podem ser compradas também em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e no Japão. Em março, revelou à Lusa que planeava abrir “brevemente uma loja em Angola”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marrocos avisa a Europa que Ceuta “é uma cidade marroquina ocupada”

A Câmara dos Representantes de Marrocos condenou a moção aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) a rejeitar a estratégia do Governo de Rabat na recente crise migratória em Ceuta e reforçou o estatuto do enclave espanhol …

Hong Kong vai censurar filmes em busca de “ameaças à segurança nacional”

As autoridades de Hong Kong vão começar a censurar todos os filmes nacionais e estrangeiros em busca de casos que possam ser interpretados como “violações da segurança nacional”, no mais recente exemplo do reforço do …

Reino Unido confirma que variante Delta é 60% mais transmissível

O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível. Um …

Médicos de Saúde Pública pedem "cautela" e alertam que a "pandemia ainda não acabou"

A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a …

Lone Star recusa divulgação pública dos contratos de venda do Novo Banco

A Nani Holdings, acionista do Novo Banco ligada à Lone Star, recusou esta sexta-feira a divulgação pública dos contratos de venda e de capitalização contingente relativos ao banco, de acordo com carta enviada ao parlamento. Numa …

As 11 maiores surpresas de sempre nos Europeus de futebol

No dia do arranque de mais uma edição de um campeonato da Europa, adicionamos uma escolha à lista proveniente de Londres. O Europeu 2020 de futebol começa nesta sexta-feira e vai ser disputado em 11 cidades, …

Estado da Califórnia vai celebrar Dia dos Açores

A Assembleia do estado da Califórnia, decidiu, numa sessão plenária realizada na quinta-feira, proclamar "junho como o mês de Portugal e o dia 1 de junho como o Dia dos Açores naquele Estado norte-americano", foi …

China. Uigures vivem num "cenário infernal distópico", diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional (AI) recolheu novas provas de abusos dos direitos humanos na região de Xinjiang, na China, que afirma se ter tornado num "cenário infernal distópico" para centenas de milhares de muçulmanos sujeitos a …

Economia portuguesa voltou a abrandar na primeira semana de junho

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, o indicador diário de atividade económica (DEI) voltou a abrandar no início de junho, face à semana anterior, mesmo com o avançar do desconfinamento. Segundo o …

Paulo Fonseca está a caminho do Tottenham

O Tottenham já tem acordo de princípio com Paulo Fonseca para que o português assuma o comando técnico da equipa. A oficialização do negócio deverá acontecer na próxima semana. Em Roma, saiu Paulo Fonseca e entrou …