Morreu o estilista Augustus

augustus.pt

O estilista António Augustus

O estilista António Augustus

O estilista António Augustus morreu este domingo em Lisboa, no hospital, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa uma amiga do costureiro.

O corpo do costureiro estará em câmara ardente até às 15:30 de segunda-feira, altura em que será celebrada uma missa, também na Basílica da Estrela, seguindo depois o corpo para cemitério do Alto de São João, adiantou a mesma fonte.

António Augustus nasceu na Figueira da Foz, há 64 anos, tendo ido viver para Luanda, Angola, com a família ainda em criança.

Augustus fez o liceu em Angola, tendo depois estudado Relações Públicas e Turismo em Inglaterra. Entretanto, regressou a Angola, onde fez a tropa.

Na última entrevista à Lusa, em março deste ano, recordou que a moda entrou na sua vida “por uma coincidência”.

“Por brincadeira”, em 1973, acabou por fica com a loja de um casal amigo, situada em frente à agência de viagens onde trabalhava. “Os dois eram professores e foram transferidos para Moçambique. Tinham uma semana para arrumar tudo, trespassar a loja e irem-se embora. Eu, por brincadeira, fiquei com a loja. Só que aquilo começou a crescer, passado um tempo tinha duas lojas, depois três”, contou.

Algum tempo depois percebeu que “o que gostava não era vender, era de criar coisas”.

“Arranjei costureiras, uma bordadora e comecei a fazer coisas para vender feitas lá”, disse.

Nessa altura regressa a Inglaterra: “Para estudar o que decidiu fazer na vida”.

Trabalhou uns tempos em Paris, França, com o estilista japonês Kenzo, regressando depois a Portugal, mais especificamente a Lisboa, em 1976, onde abre a sua primeira loja em território luso.

Em 1979, apresentou uma coleção de forma considerada inovadora, a bordo de um avião da TAP, ação que o tornou conhecido a nível nacional e que repetiria dez anos mais tarde.

Viria a vestir mulheres como a fadista Amália Rodrigues e a pintora Maluda e trabalhou com manequins internacionais, como a alemã Claudia Schiffer. Ficou ainda famoso o desfile de 2002 em que Maria José Ritta, mulher do então Presidente da República Jorge Sampaio, desfilou no Casino da Figueira da Foz com um vestido da sua autoria.

Atualmente tem quatro lojas em Lisboa com o seu nome e um ‘atelier’ em Angola. As suas roupas podem ser compradas também em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e no Japão. Em março, revelou à Lusa que planeava abrir “brevemente uma loja em Angola”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …