/

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

1

Ricardo Bento / Anuário Relógios & Canetas

José Carlos Saldanha

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C.

A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que adiantou que a morte de José Carlos Saldanha se deveu a uma septicemia, que não está ligada à hepatite C, da qual já estava curado.

O doente estava internado no Hospital de Santa Maria e o seu estado de saúde tinha-se agravado nos últimos dias.

Em 2015, durante uma sessão da Comissão Parlamentar da Saúde, no Parlamento, o doente ficou conhecido por interromper o então ministro da Saúde, Paulo Macedo, tendo gritado: “Não me deixe morrer, eu quero viver”.

No dia seguinte, Saldanha revelou que o tratamento à hepatite C lhe ia ser administrado. “O milagre deu-se. Tenho informação oficial de que o tratamento foi disponibilizado pelo Infarmed”, afirmou na altura.

A 18 desse mesmo mês, recorda o jornal online Observador, o Ministério da Saúde apresentou a nova estratégia de tratamento da hepatite C, que incluía os medicamentos comparticipados a 100% pelo Estado.

Em 2018, o então ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, agradeceu publicamente a José Carlos Saldanha pela sua intervenção. “A coragem do José Carlos Saldanha foi que, nessa altura, ele fez bem o que era obrigação dele — afrontar o poder político, mas também o que era a sua obrigação, que é afrontar o poder económico”.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.