Morreu Daniel Johnston, o músico idolatrado por vários artistas

O cantor e compositor norte-americano Daniel Johnston morreu esta quarta-feira, com 58 anos de idade. Considerado como um dos ícones da música indie, era amado por vários artistas de renome.

O legado deixado na música é eterno e, certamente, que o de Daniel Johnston também o será. Não fosse ele inspiração para vários artistas, que o idolatraram ao longo da sua carreira. Aos 58 anos de idade, o cantor e compositor despede-se do mundo mortal e, como cantava o músico: “O verdadeiro amor vai encontrar-te no fim”.

Segundo o New York Times, a causa provável da sua morte terá sido um ataque cardíaco. Em 2017, anunciou a sua última digressão, já que sofria de esquizofrenia e bipolaridade. A acrescentar aos problemas de saúde que já tinha, esteve recentemente hospitalizado devido a um problema nos rins. Johnston acabaria por receber alta hospitalar um dia antes da sua morte.

Ainda estava numa fase produtiva, a escrever canções e a desenhar, e estava chateado com o seu estado de saúde, mais do que qualquer outra coisa”, disse o seu irmão e manager, Dick Johnston, em entrevista ao jornal americano, já depois da sua morte.

Ainda no início deste ano, de acordo com a Blitz, várias bandas juntaram-se em Austin, no Texas, para homenagear Daniel Johnston pelo seu 58º aniversário. Estiveram presentes os Flaming Lips, os Yo La Tengo e os Black Angels, entre outros.

Kurt Cobain, Tom Waits e vários outros artistas eram fãs confessos de Daniel Johnston. Em Portugal, cantores como Luís Nunes, dos Walter Benjamin, Legendary Tigerman e Surma com Captain Boy interpretaram um dos temas mais conhecidos do artista: “True Love Will Find You In The End”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Situação de Grande Lisboa "não justifica" cerca sanitária, garante Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu esta terça-feira que não existem na Área Metropolitana de Lisboa (AML) situações epidemiológicas de covid-19 que justifiquem a adoção de medidas como cercas sanitárias. “Naturalmente que, se houver alguma …

Bloco quer subsídio de desemprego extraordinário (e duplicar o valor do apoio para recibos verdes)

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira a criação de um subsídio de desemprego extraordinário de 439 euros para os contribuintes que perderam rendimentos durante a pandemia e que não tenham …

Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores "praticamente vendidos por 200 milhões"

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros …

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …

China atrasou partilha de mapa genético do novo coronavírus com a OMS

As autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a OMS de informação essencial para combater a pandemia, noticia esta terça-feira …

Mosaico romano do século III d.C encontrado intacto no norte de Itália

O piso de um mosaico romano, que os especialistas acreditam ser do século III d.C, foi encontrado intacto em Verona, cidade no norte de Itália. Depois de várias escavações fracassadas, o piso ornamentado foi encontrado junto …