Morreu Daniel Johnston, o músico idolatrado por vários artistas

O cantor e compositor norte-americano Daniel Johnston morreu esta quarta-feira, com 58 anos de idade. Considerado como um dos ícones da música indie, era amado por vários artistas de renome.

O legado deixado na música é eterno e, certamente, que o de Daniel Johnston também o será. Não fosse ele inspiração para vários artistas, que o idolatraram ao longo da sua carreira. Aos 58 anos de idade, o cantor e compositor despede-se do mundo mortal e, como cantava o músico: “O verdadeiro amor vai encontrar-te no fim”.

Segundo o New York Times, a causa provável da sua morte terá sido um ataque cardíaco. Em 2017, anunciou a sua última digressão, já que sofria de esquizofrenia e bipolaridade. A acrescentar aos problemas de saúde que já tinha, esteve recentemente hospitalizado devido a um problema nos rins. Johnston acabaria por receber alta hospitalar um dia antes da sua morte.

Ainda estava numa fase produtiva, a escrever canções e a desenhar, e estava chateado com o seu estado de saúde, mais do que qualquer outra coisa”, disse o seu irmão e manager, Dick Johnston, em entrevista ao jornal americano, já depois da sua morte.

Ainda no início deste ano, de acordo com a Blitz, várias bandas juntaram-se em Austin, no Texas, para homenagear Daniel Johnston pelo seu 58º aniversário. Estiveram presentes os Flaming Lips, os Yo La Tengo e os Black Angels, entre outros.

Kurt Cobain, Tom Waits e vários outros artistas eram fãs confessos de Daniel Johnston. Em Portugal, cantores como Luís Nunes, dos Walter Benjamin, Legendary Tigerman e Surma com Captain Boy interpretaram um dos temas mais conhecidos do artista: “True Love Will Find You In The End”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …