Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Mikey / Flickr

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 anos.

Em 2011, Nolan Moittie comeu um hambúrguer de carne de vaca contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl, em Hauts-de-France, no norte de França. A criança ficou com graves sequelas neurológicas, tendo ficado paralisado, sem conseguir falar e diabético.

Oito anos depois, o coração de Nolan parou de bater. O rapaz faleceu este sábado devido aos “efeitos da intoxicação“, disse à AFP a advogada da família, Florence Rault. “Foi uma longa provação porque ele não parou de sofrer por um momento: os seus membros deformaram-se, os ossos estavam fracos, passou por inúmeras cirurgias, já não conseguia comer, engolir, falar ou mover-se, porque deixou de ter coordenação.”

Nolan foi internado  nos cuidados intensivos no fim de semana depois de sofrer uma paragem cardíaca, avança o Le Parisien. O rapaz era “alimentado por cateter”, tinha de ser medicado várias vezes ao dia, foi submetido a várias cirurgias e passou parte da sua vida hospitalizado. “O seu corpo finalmente desistiu” como “consequência de todas estas patologias que pioraram e deterioraram” o seu estado de saúde, disse a representante da família.

Entre as crianças infetadas pelo consumo do hambúrguer contaminado, Nolan foi o mais afetado. Segundo o Diário de Notícias, a criança desenvolveu sequelas neurológicas, ficou com paralisia motora e doença mental. As outras crianças desenvolveram síndrome hemolítica-urémica (SHU), caracterizada por insuficiência renal progressiva.

Os hambúrgueres contaminados eram fabricados pela SEB, a empresa com a qual a cadeia de supermercados quebrou o contrato, ainda em 2011. Em fevereiro, um antigo gerente da SEB, Guy Lamorlette, foi condenado, em sede de recurso, a três anos de prisão e ao pagamento de uma multa de 50 mil euros. O advogado admitiu a possibilidade de recorrer.

A advogada da família espera agora que a defesa de Lamorlette aceite a sentença. Florence Rault disse que “os pais de Nolan esperam que um dia venham a merecer decência e compaixão” e que Lamorlett “assuma, finalmente, as suas responsabilidades“.

No Twitter, a cadeia de supermercados já reagiu à morte da criança, dizendo que vai apoiar a família.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal entre os países que mais milionários vão criar nos próximos 5 anos

Há, actualmente, 117 mil portugueses que são milionários. Mas o número deverá crescer para 174 mil em 2024, o que constitui uma subida de 49% que supera o aumento médio esperado de milionários a nível …

Confrontos na Catalunha. PSOE desce e extrema-direita sobe nas intenções de voto

Segundo uma sondagem para o espanhol El Mundo, os socialistas ficariam com 121 deputados e 27% dos votos. O PP cresce e o Vox pode passar a terceira força política. De acordo com uma sondagem publicada …

Hackers bloquearam mais de 30 organismos públicos em 2019

Desde o início deste ano, mais de 30 organismos públicos foram alvo de ataques informáticos, escreve o Jornal de Notícias esta terça-feira. De acordo com o diário, os hackers atacam sistemas informáticos de câmaras municipais, juntas de …

Liderança da bancada do PSD: Negrão quis sair, Rio é "boa solução" a curto prazo

Fernando Negrão, que no último ano e meio liderou a bancada parlamentar do PSD, admitiu esta terça-feira não estava disponível para continuar no cargo. "Não estava disponível [para continuar à frente da bancada] porque foi …

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …