Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Mikey / Flickr

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 anos.

Em 2011, Nolan Moittie comeu um hambúrguer de carne de vaca contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl, em Hauts-de-France, no norte de França. A criança ficou com graves sequelas neurológicas, tendo ficado paralisado, sem conseguir falar e diabético.

Oito anos depois, o coração de Nolan parou de bater. O rapaz faleceu este sábado devido aos “efeitos da intoxicação“, disse à AFP a advogada da família, Florence Rault. “Foi uma longa provação porque ele não parou de sofrer por um momento: os seus membros deformaram-se, os ossos estavam fracos, passou por inúmeras cirurgias, já não conseguia comer, engolir, falar ou mover-se, porque deixou de ter coordenação.”

Nolan foi internado  nos cuidados intensivos no fim de semana depois de sofrer uma paragem cardíaca, avança o Le Parisien. O rapaz era “alimentado por cateter”, tinha de ser medicado várias vezes ao dia, foi submetido a várias cirurgias e passou parte da sua vida hospitalizado. “O seu corpo finalmente desistiu” como “consequência de todas estas patologias que pioraram e deterioraram” o seu estado de saúde, disse a representante da família.

Entre as crianças infetadas pelo consumo do hambúrguer contaminado, Nolan foi o mais afetado. Segundo o Diário de Notícias, a criança desenvolveu sequelas neurológicas, ficou com paralisia motora e doença mental. As outras crianças desenvolveram síndrome hemolítica-urémica (SHU), caracterizada por insuficiência renal progressiva.

Os hambúrgueres contaminados eram fabricados pela SEB, a empresa com a qual a cadeia de supermercados quebrou o contrato, ainda em 2011. Em fevereiro, um antigo gerente da SEB, Guy Lamorlette, foi condenado, em sede de recurso, a três anos de prisão e ao pagamento de uma multa de 50 mil euros. O advogado admitiu a possibilidade de recorrer.

A advogada da família espera agora que a defesa de Lamorlette aceite a sentença. Florence Rault disse que “os pais de Nolan esperam que um dia venham a merecer decência e compaixão” e que Lamorlett “assuma, finalmente, as suas responsabilidades“.

No Twitter, a cadeia de supermercados já reagiu à morte da criança, dizendo que vai apoiar a família.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …