/

Morreu o cineasta italiano Franco Zeffirelli

Matteo Bazzi / EPA

O cineasta italiano Franco Zeffirelli morreu, na sua casa, em Roma, aos 96 anos, noticiou este sábado a imprensa italiana.

“O desaparecimento ocorreu no final de uma longa doença. O mestre vai descansar no cemitério de Porte Sante, em Florença”, anunciou a fundação em seu nome num comunicado citado pelo jornal La Stampa.

Segundo o jornal italiano La Repubblica, Zeffirelli morreu “serenamente”, na sua casa em Roma “depois de uma longa doença”. Citando os filhos do cineasta, Pippo e Luciano Zeffirelli, o mesmo jornal adianta que o corpo do cineasta estará em câmara ardente esta segunda-feira no Capitólio, em Roma.

A sua fundação despede-se com um simples “Ciao maestro”. “Realizador total”, recorda por sua vez o diário Corriere della Sera.

Tal como recorda o jornal Público, Zeffirelli, que era também encenador de ópera, era um dos últimos sobreviventes da era de ouro do cinema italiano, formada por nomes como Federico Fellini (1920-1993), Roberto Rossellini (1906-1977), Luchino Visconti (1906-1976), Michelangelo Antonioni (1912-2017) ou Vittorio De Sica (1901-1974).

A Fera Amansada (1967), com Elizabeth Taylor e Richard Burton, e Romeu e Julieta (1968), adaptações de clássicos de Shakespeare, são algumas das suas obras mais recordadas. Na ópera, dirigiu Maria Callas, entre outros talentos, como Tito Gobbi, Joan Sutherland ou Giorgio Albertazzi, mas o grande público talvez o recorde sobretudo como o realizador da minissérie de televisão Jesus de Nazaré (1977), acrescenta o diário.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.