Morreu Catarina Sena, subdiretora-geral da Saúde, aos 47 anos

DGS

Catarina Sena, subdiretora-geral da Saúde, morreu esta segunda-feira, aos 47 anos, vítima de doença prolongada. Administradora hospitalar e especialista em planeamento em gestão, era subdiretora-geral da Saúde desde 2008, tendo trabalhado com Francisco George e Graça Freitas.

No site da Direção Geral da Saúde, Graça Freitas descreveu Catarina Sena como “uma profissional brilhante e incansável”. “A Catarina sabia muito, da profissão e da vida, era culta, curiosa e estudiosa, pensava bem, agia bem, com justiça e objetividade. Lia bem o mundo. Tinha pensamento estratégico e veia de fazedora, era pragmática e ambiciosa na vontade de fazer melhor. Era uma profissional brilhante e incansável, mesmo doente, foi sempre brilhante e incansável. Marcou a sua vida profissional por uma elevação ímpar, mesmo durante o período de doença”, escreveu a atual diretora-geral da Saúde.

“Ofereceu-me uma oliveira, chorou comigo e por mim, trabalhou comigo, ajudou-me muito, mas muito, uma companheira perfeita. Fazes-me uma falta incalculável. Espero ter estado à tua altura”, termina Graça Freitas.

Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, recorda-a no Facebook, como a mais respeitada administradora hospitalar da sua geração. “Todos nós crescemos a ler e a seguir a Catarina. Era exemplar. Como tantos de nós, devo muito à Catarina da minha vida profissional. Nunca lhe o disse, nem vou poder dizer”, escreveu.“Desapareces numa época que todos nós e o país mais precisavam de ti”.

Morreu a Catarina Sena.Foi assim que recebi esta triste notícia. Resistia há anos, sem nunca deixar de combater contra…

Publicado por Alexandre Lourenço em Segunda-feira, 6 de abril de 2020

Licenciada em Gestão e Administração Pública, com uma pós-graduação efetuada em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Catarina Sena dedicou a carreira à área da Gestão Pública.

Foi administradora do Hospital Fernando Fonseca, do Hospital Curry Cabral e do Hospital dos Capuchos. Foi assessora do Ministério da Saúde entre 2001 e 2002 e entre 2005 e 2008.

Na DGS, esteve envolvida no desenvolvimento do Plano Nacional de Saúde, na criação do sistema de incentivos à procriação medicamente assistida e na implementação e desenvolvimento do projeto do cheque-dentista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão Europeia "otimista" na rápida retoma económica em Portugal

A Comissão Europeia diz estar "razoavelmente otimista" sobre uma "rápida recuperação" económica de Portugal após a crise gerada pela covid-19 e considera que a forma como o país "controlou" a pandemia beneficiará a retoma do …

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …