Morreu Barbara Bush, antiga primeira-dama dos EUA

Tannen Maury / EPA

Barbara e George H. W. Bush

A mulher do antigo Presidente norte-americano George H.W. Bush e mãe de outro ex-inquilino da Casa Branca, George W. Bush, morreu esta madrugada, aos 92 anos, informou a família em comunicado.

A causa da morte de Barbara Bush, que viveu na Casa Branca entre 1989 e 1993, não foi revelada no texto que o porta-voz da família, Jim McGrath, distribuiu.

O seu estilo de avó, simples, sem presunção nem preocupação com o seu cabelo branco ou as suas rugas, proporcionou-lhe uma forte popularidade.

“O que veem é o que vão ter. Não estou a concorrer a Presidente – George Bush está”, afirmou durante a convenção republicana, em 1988, onde o seu marido, então vice-Presidente, foi nomeado para ir disputar o cargo, então ocupado por Ronald Reagan.

Foi a única mulher que teve o marido e o filho como Presidentes dos EUA. Barbara era esposa do ex-Presidente George H. W. Bush e mãe do ex-Presidente George W. Bush e do ex-governador da Flórida, Jeb Bush.

Na passada segunda-feira, a família tinha comunicado, através do mesmo porta-voz, que a antiga primeira-dama tinha recusado prosseguir os tratamentos médicos.

Barbara estava num estado de saúde “debilitado” e “após várias hospitalizações, e depois de consultar médicos e família, Barbara Bush decidiu deixar de procurar tratamentos”, explicou Jim McGrath.

“Quem a conhece sabe que tem enfrentado como uma pedra os seus problemas de saúde, mas este é preocupante”, justificou. Barbara tinha bócio difuso, um problema na tiróide, e já havia sido operada ao coração e a uma úlcera perfurada.

O filho e a nora Laura recorreram ao Instagram para se despedir. “A minha querida mãe faleceu aos 92 anos. Laura, Barbara, Jenna e eu estamos tristes, mas as nossas almas estão tranquilas porque sabemos que a dela era”.

“Barbara Bush foi uma fabulosa primeira-dama e uma mulher diferente de qualquer outra que trouxe leviandade, amor e alfabetização a milhões. Para nós, ela era muito mais. A mamã manteve-nos na ponta dos pés e fez-nos rir até ao fim. Eu sou um homem de sorte por ter Barbara Bush como minha mãe. A nossa família vai sentir muita falta dela e agradecemos a todos pelas suas orações e bons votos”, escreveu George W. Bush.

“Sinto falta da minha sogra e do meu modelo esta noite. Barbara Bush era uma mãe e avó amorosa. O mundo é mais pobre sem ela. Descansa em paz, querida Bar”, dedicou Laura Bush, igualmente antiga primeira-dama dos EUA.

ZAP // Lusa / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para quem gerou um clan tão ruim, melhor sorte não poderei atribuir, que a terra lhe seja tão leve como as mortes provocadas por esta gente.

RESPONDER

Buraco negro apanhado a engolir uma estrela de neutrões

Um buraco negro que engole uma estrela de neutrões terá sido detetado pela primeira vez devido a ondas gravitacionais, anunciaram esta segunda-feira cientistas. Segundo a investigadora Susan Scott, da Universidade Nacional da Austrália, que participou no …

O novo Bugatti Centodieci é mais caro do que um caça F-16

https://vimeo.com/354910872 Fica mais barato comprar um caça Lockheed F-16 de 1980 usado, do que comprar o novo Bugatti Centodieci. O exclusivo veículo da marca italiana custa 8 milhões de dólares O Centodieci, o novo modelo da Bugatti, …

Mergulhador encontra GoPro que mostra últimos momentos de vida do dono

Um mergulhador encontrou uma GoPro com os momentos finais de um jovem que se tinha afogado numa cascata no Tenessee. O achado acontece dois anos depois da sua morte, e veio dar resposta a algumas …

Vá de férias para uma ilha paradisíaca (e volte com um cão adotado)

Na ilha de Providenciales, no arquipélago das Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, há cães a brincar pelo areal, prontos para serem adotados por turistas. A iniciativa pretende combater o abandono destes animais. São os turistas …

"TONY" é o documentário português mais visto de sempre

O filme documental "TONY", de Jorge Pelicano, que conta a vida do cantor Tony Carreira, é o documentário português mais visto de sempre em Portugal, de acordo com números do Instituto do Cinema e do …

Há milhões de abelhas a morrer no Brasil (e isso é um aviso)

A morte em massa de abelhas devido aos químicos agrícolas já é há muito tempo uma preocupação no Brasil, onde, entre 1990 e 2016, o uso de pesticidas aumentou 770%, de acordo com a FAO, …

Brexit. Holandeses preparam festa na praia para se despedirem do Reino Unido

Milhares de holandeses pretendem despedir-se do Reino Unido na praia, degustando pratos europeus, uma ideia criada nas redes sociais este fim de semana e que tem conquistado o interesse generalizado. De acordo com a agência Lusa, …

Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca. "Vejam …

Rússia cria comissão para investigar "ingerência estrangeira" na política interna

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental. A câmara baixa do parlamento russo anunciou esta segunda-feira …

Novo planeta gigante detetado a orbitar estrela que dista 63,4 anos-luz da Terra

O novo planeta tem uma massa cerca de três mil vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol do …