A mulher do antigo Presidente norte-americano George H.W. Bush e mãe de outro ex-inquilino da Casa Branca, George W. Bush, morreu esta madrugada, aos 92 anos, informou a família em comunicado.
A causa da morte de Barbara Bush, que viveu na Casa Branca entre 1989 e 1993, não foi revelada no texto que o porta-voz da família, Jim McGrath, distribuiu.
O seu estilo de avó, simples, sem presunção nem preocupação com o seu cabelo branco ou as suas rugas, proporcionou-lhe uma forte popularidade.
“O que veem é o que vão ter. Não estou a concorrer a Presidente – George Bush está”, afirmou durante a convenção republicana, em 1988, onde o seu marido, então vice-Presidente, foi nomeado para ir disputar o cargo, então ocupado por Ronald Reagan.
Foi a única mulher que teve o marido e o filho como Presidentes dos EUA. Barbara era esposa do ex-Presidente George H. W. Bush e mãe do ex-Presidente George W. Bush e do ex-governador da Flórida, Jeb Bush.
Na passada segunda-feira, a família tinha comunicado, através do mesmo porta-voz, que a antiga primeira-dama tinha recusado prosseguir os tratamentos médicos.
Barbara estava num estado de saúde “debilitado” e “após várias hospitalizações, e depois de consultar médicos e família, Barbara Bush decidiu deixar de procurar tratamentos”, explicou Jim McGrath.
“Quem a conhece sabe que tem enfrentado como uma pedra os seus problemas de saúde, mas este é preocupante”, justificou. Barbara tinha bócio difuso, um problema na tiróide, e já havia sido operada ao coração e a uma úlcera perfurada.
O filho e a nora Laura recorreram ao Instagram para se despedir. “A minha querida mãe faleceu aos 92 anos. Laura, Barbara, Jenna e eu estamos tristes, mas as nossas almas estão tranquilas porque sabemos que a dela era”.
“Barbara Bush foi uma fabulosa primeira-dama e uma mulher diferente de qualquer outra que trouxe leviandade, amor e alfabetização a milhões. Para nós, ela era muito mais. A mamã manteve-nos na ponta dos pés e fez-nos rir até ao fim. Eu sou um homem de sorte por ter Barbara Bush como minha mãe. A nossa família vai sentir muita falta dela e agradecemos a todos pelas suas orações e bons votos”, escreveu George W. Bush.
“Sinto falta da minha sogra e do meu modelo esta noite. Barbara Bush era uma mãe e avó amorosa. O mundo é mais pobre sem ela. Descansa em paz, querida Bar”, dedicou Laura Bush, igualmente antiga primeira-dama dos EUA.
Para quem gerou um clan tão ruim, melhor sorte não poderei atribuir, que a terra lhe seja tão leve como as mortes provocadas por esta gente.