Morreu Barbara Bush, antiga primeira-dama dos EUA

Tannen Maury / EPA

Barbara e George H. W. Bush

A mulher do antigo Presidente norte-americano George H.W. Bush e mãe de outro ex-inquilino da Casa Branca, George W. Bush, morreu esta madrugada, aos 92 anos, informou a família em comunicado.

A causa da morte de Barbara Bush, que viveu na Casa Branca entre 1989 e 1993, não foi revelada no texto que o porta-voz da família, Jim McGrath, distribuiu.

O seu estilo de avó, simples, sem presunção nem preocupação com o seu cabelo branco ou as suas rugas, proporcionou-lhe uma forte popularidade.

“O que veem é o que vão ter. Não estou a concorrer a Presidente – George Bush está”, afirmou durante a convenção republicana, em 1988, onde o seu marido, então vice-Presidente, foi nomeado para ir disputar o cargo, então ocupado por Ronald Reagan.

Foi a única mulher que teve o marido e o filho como Presidentes dos EUA. Barbara era esposa do ex-Presidente George H. W. Bush e mãe do ex-Presidente George W. Bush e do ex-governador da Flórida, Jeb Bush.

Na passada segunda-feira, a família tinha comunicado, através do mesmo porta-voz, que a antiga primeira-dama tinha recusado prosseguir os tratamentos médicos.

Barbara estava num estado de saúde “debilitado” e “após várias hospitalizações, e depois de consultar médicos e família, Barbara Bush decidiu deixar de procurar tratamentos”, explicou Jim McGrath.

“Quem a conhece sabe que tem enfrentado como uma pedra os seus problemas de saúde, mas este é preocupante”, justificou. Barbara tinha bócio difuso, um problema na tiróide, e já havia sido operada ao coração e a uma úlcera perfurada.

O filho e a nora Laura recorreram ao Instagram para se despedir. “A minha querida mãe faleceu aos 92 anos. Laura, Barbara, Jenna e eu estamos tristes, mas as nossas almas estão tranquilas porque sabemos que a dela era”.

“Barbara Bush foi uma fabulosa primeira-dama e uma mulher diferente de qualquer outra que trouxe leviandade, amor e alfabetização a milhões. Para nós, ela era muito mais. A mamã manteve-nos na ponta dos pés e fez-nos rir até ao fim. Eu sou um homem de sorte por ter Barbara Bush como minha mãe. A nossa família vai sentir muita falta dela e agradecemos a todos pelas suas orações e bons votos”, escreveu George W. Bush.

“Sinto falta da minha sogra e do meu modelo esta noite. Barbara Bush era uma mãe e avó amorosa. O mundo é mais pobre sem ela. Descansa em paz, querida Bar”, dedicou Laura Bush, igualmente antiga primeira-dama dos EUA.

ZAP // Lusa / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para quem gerou um clan tão ruim, melhor sorte não poderei atribuir, que a terra lhe seja tão leve como as mortes provocadas por esta gente.

RESPONDER

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Apoio pode chegar a 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …