Morreu Barbara Bush, antiga primeira-dama dos EUA

Tannen Maury / EPA

Barbara e George H. W. Bush

A mulher do antigo Presidente norte-americano George H.W. Bush e mãe de outro ex-inquilino da Casa Branca, George W. Bush, morreu esta madrugada, aos 92 anos, informou a família em comunicado.

A causa da morte de Barbara Bush, que viveu na Casa Branca entre 1989 e 1993, não foi revelada no texto que o porta-voz da família, Jim McGrath, distribuiu.

O seu estilo de avó, simples, sem presunção nem preocupação com o seu cabelo branco ou as suas rugas, proporcionou-lhe uma forte popularidade.

“O que veem é o que vão ter. Não estou a concorrer a Presidente – George Bush está”, afirmou durante a convenção republicana, em 1988, onde o seu marido, então vice-Presidente, foi nomeado para ir disputar o cargo, então ocupado por Ronald Reagan.

Foi a única mulher que teve o marido e o filho como Presidentes dos EUA. Barbara era esposa do ex-Presidente George H. W. Bush e mãe do ex-Presidente George W. Bush e do ex-governador da Flórida, Jeb Bush.

Na passada segunda-feira, a família tinha comunicado, através do mesmo porta-voz, que a antiga primeira-dama tinha recusado prosseguir os tratamentos médicos.

Barbara estava num estado de saúde “debilitado” e “após várias hospitalizações, e depois de consultar médicos e família, Barbara Bush decidiu deixar de procurar tratamentos”, explicou Jim McGrath.

“Quem a conhece sabe que tem enfrentado como uma pedra os seus problemas de saúde, mas este é preocupante”, justificou. Barbara tinha bócio difuso, um problema na tiróide, e já havia sido operada ao coração e a uma úlcera perfurada.

O filho e a nora Laura recorreram ao Instagram para se despedir. “A minha querida mãe faleceu aos 92 anos. Laura, Barbara, Jenna e eu estamos tristes, mas as nossas almas estão tranquilas porque sabemos que a dela era”.

“Barbara Bush foi uma fabulosa primeira-dama e uma mulher diferente de qualquer outra que trouxe leviandade, amor e alfabetização a milhões. Para nós, ela era muito mais. A mamã manteve-nos na ponta dos pés e fez-nos rir até ao fim. Eu sou um homem de sorte por ter Barbara Bush como minha mãe. A nossa família vai sentir muita falta dela e agradecemos a todos pelas suas orações e bons votos”, escreveu George W. Bush.

“Sinto falta da minha sogra e do meu modelo esta noite. Barbara Bush era uma mãe e avó amorosa. O mundo é mais pobre sem ela. Descansa em paz, querida Bar”, dedicou Laura Bush, igualmente antiga primeira-dama dos EUA.

ZAP // Lusa / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para quem gerou um clan tão ruim, melhor sorte não poderei atribuir, que a terra lhe seja tão leve como as mortes provocadas por esta gente.

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …