Morreu Barbara Bush, antiga primeira-dama dos EUA

Tannen Maury / EPA

Barbara e George H. W. Bush

A mulher do antigo Presidente norte-americano George H.W. Bush e mãe de outro ex-inquilino da Casa Branca, George W. Bush, morreu esta madrugada, aos 92 anos, informou a família em comunicado.

A causa da morte de Barbara Bush, que viveu na Casa Branca entre 1989 e 1993, não foi revelada no texto que o porta-voz da família, Jim McGrath, distribuiu.

O seu estilo de avó, simples, sem presunção nem preocupação com o seu cabelo branco ou as suas rugas, proporcionou-lhe uma forte popularidade.

“O que veem é o que vão ter. Não estou a concorrer a Presidente – George Bush está”, afirmou durante a convenção republicana, em 1988, onde o seu marido, então vice-Presidente, foi nomeado para ir disputar o cargo, então ocupado por Ronald Reagan.

Foi a única mulher que teve o marido e o filho como Presidentes dos EUA. Barbara era esposa do ex-Presidente George H. W. Bush e mãe do ex-Presidente George W. Bush e do ex-governador da Flórida, Jeb Bush.

Na passada segunda-feira, a família tinha comunicado, através do mesmo porta-voz, que a antiga primeira-dama tinha recusado prosseguir os tratamentos médicos.

Barbara estava num estado de saúde “debilitado” e “após várias hospitalizações, e depois de consultar médicos e família, Barbara Bush decidiu deixar de procurar tratamentos”, explicou Jim McGrath.

“Quem a conhece sabe que tem enfrentado como uma pedra os seus problemas de saúde, mas este é preocupante”, justificou. Barbara tinha bócio difuso, um problema na tiróide, e já havia sido operada ao coração e a uma úlcera perfurada.

O filho e a nora Laura recorreram ao Instagram para se despedir. “A minha querida mãe faleceu aos 92 anos. Laura, Barbara, Jenna e eu estamos tristes, mas as nossas almas estão tranquilas porque sabemos que a dela era”.

“Barbara Bush foi uma fabulosa primeira-dama e uma mulher diferente de qualquer outra que trouxe leviandade, amor e alfabetização a milhões. Para nós, ela era muito mais. A mamã manteve-nos na ponta dos pés e fez-nos rir até ao fim. Eu sou um homem de sorte por ter Barbara Bush como minha mãe. A nossa família vai sentir muita falta dela e agradecemos a todos pelas suas orações e bons votos”, escreveu George W. Bush.

“Sinto falta da minha sogra e do meu modelo esta noite. Barbara Bush era uma mãe e avó amorosa. O mundo é mais pobre sem ela. Descansa em paz, querida Bar”, dedicou Laura Bush, igualmente antiga primeira-dama dos EUA.

ZAP // Lusa / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para quem gerou um clan tão ruim, melhor sorte não poderei atribuir, que a terra lhe seja tão leve como as mortes provocadas por esta gente.

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …