/

Morreu Aureliano Veloso, o primeiro autarca do Porto democraticamente eleito

Arquivo Lusa

Aureliano Veloso, primeiro presidente eleito da Câmara Municipal do Porto

Aureliano Veloso, pai do músico Rui Veloso e o primeiro presidente da Câmara Municipal do Porto democraticamente eleito, morreu esta quarta-feira aos 95 anos, avança o Jornal de Notícias.

De acordo com o mesmo diário, o funeral do antigo autarca será realizado esta quinta-feira, pelas 16h30, no Tanatório de Matosinhos.

A Federação Distrital do Porto do Partido Socialista, através do presidente Manuel Pizarro, homenageia Aureliano Veloso como “uma figura de um enorme relevo na vida cívica da cidade do Porto” e “uma referência para todos os socialistas do Porto”.

“O seu irrepreensível percurso profissional e político tornam-no credor da admiração de todos os portuenses”, afirmou, citado pelo jornal Público.

“Embora o engenheiro Aureliano não seja natural do Porto, radicou-se na nossa cidade ainda muito jovem, manifestando sempre um enorme apego aos valores da Invicta. Também por isso, o Porto não o esquecerá”, reforçou Manuel Pizarro.

Aureliano Veloso foi presidente da Câmara do Porto entre 1977-79. Era pai do músico Rui Veloso, e irmão de Pires Veloso, candidato à presidência da República em 1980, que ficou conhecido como o “vice-rei do Norte”, escreve ainda a CM do Porto.

Nas na freguesia de Folgosinho, em Gouveia, a 25 de fevereiro de 1924, Aureliano Veloso licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1949. Foi eleito presidente da Câmara do Porto, como independente pelo PS, nas primeiras eleições autárquicas no pós-25 de Abril.

Em 2011, foi agraciado com a Medalha Municipal de Honra da cidade do Porto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.