Morreu a árvore da amizade plantada por Trump e Macron

A árvore que o Presidente francês Emmanuel Macron ofereceu em abril de 2018 ao homólogo norte-americano Donald Trump como demonstração de amizade não resistiu ao período de quarentena e acabou por morrer.

O presente tinha sido oferecido durante uma visita de Estado de Macron a Washington, com os líderes a plantarem juntos o carvalho nos jardins da Casa Branca, numa altura em que ambos procuravam estreitar os laços entre França e Estados Unidos, depois de já vários episódios de atrito entre os dois países.

Porém, estado de saúde da árvore acabou por evoluir no mesmo sentido em que se degradaram, uma vez mais, as relações diplomáticas entre Paris e Washington.

Em novembro de 2018, Donald Trump usou o Twitter para criticar o homólogo francês sobre os comentários que este tinha feito relativamente ao nacionalismo e à necessidade da criação de um “exército europeu”. Antes, em junho, já Macron tinha deixado um recado a Trump, avisando o presidente norte-americano de que “nenhum líder dura para sempre”.

O carvalho tinha sido retirado de uma floresta do norte de França onde mais de 1911 soldados norte-americanos perderam a vida em combate, em junho de 1918, na I Guerra Mundial. Também no Twitter, Macron tinha feito questão de dizer que a oferta serviria como um monumento à memória dos laços entre franceses e americanos. Nas redes sociais, alguns viram a prenda como uma crítica subtil às políticas de Trump em relação ao ambiente.

Pouco tempo depois de Macron e Trump, acompanhados das respetivas mulheres, terem plantado a árvore nos jardins da Casa Branca, o carvalho acabaria por ser colocado de quarentena — medida que, de acordo com o então embaixador francês nos EUA, Gérard Araud​, é um procedimento obrigatório “para qualquer organismo vivo importado” para o país, de modo a impedir a propagação de doenças e insetos não nativos.

De acordo com o site da US Customs and Border Protection, todas as plantas estrangeiras importadas para os EUA têm de ter um certificado fitossanitário antes de entrarem no país.

Entretanto, a árvore morreu sem regressar à residência oficial do Presidente dos EUA.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …