Morreu a árvore da amizade plantada por Trump e Macron

A árvore que o Presidente francês Emmanuel Macron ofereceu em abril de 2018 ao homólogo norte-americano Donald Trump como demonstração de amizade não resistiu ao período de quarentena e acabou por morrer.

O presente tinha sido oferecido durante uma visita de Estado de Macron a Washington, com os líderes a plantarem juntos o carvalho nos jardins da Casa Branca, numa altura em que ambos procuravam estreitar os laços entre França e Estados Unidos, depois de já vários episódios de atrito entre os dois países.

Porém, estado de saúde da árvore acabou por evoluir no mesmo sentido em que se degradaram, uma vez mais, as relações diplomáticas entre Paris e Washington.

Em novembro de 2018, Donald Trump usou o Twitter para criticar o homólogo francês sobre os comentários que este tinha feito relativamente ao nacionalismo e à necessidade da criação de um “exército europeu”. Antes, em junho, já Macron tinha deixado um recado a Trump, avisando o presidente norte-americano de que “nenhum líder dura para sempre”.

O carvalho tinha sido retirado de uma floresta do norte de França onde mais de 1911 soldados norte-americanos perderam a vida em combate, em junho de 1918, na I Guerra Mundial. Também no Twitter, Macron tinha feito questão de dizer que a oferta serviria como um monumento à memória dos laços entre franceses e americanos. Nas redes sociais, alguns viram a prenda como uma crítica subtil às políticas de Trump em relação ao ambiente.

Pouco tempo depois de Macron e Trump, acompanhados das respetivas mulheres, terem plantado a árvore nos jardins da Casa Branca, o carvalho acabaria por ser colocado de quarentena — medida que, de acordo com o então embaixador francês nos EUA, Gérard Araud​, é um procedimento obrigatório “para qualquer organismo vivo importado” para o país, de modo a impedir a propagação de doenças e insetos não nativos.

De acordo com o site da US Customs and Border Protection, todas as plantas estrangeiras importadas para os EUA têm de ter um certificado fitossanitário antes de entrarem no país.

Entretanto, a árvore morreu sem regressar à residência oficial do Presidente dos EUA.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …