Morreu a mãe do primeiro-ministro britânico Boris Johnson

Andy Rain / EPA

Boris Jonhson está de luto com a morte da mãe. Charlotte Johnson Wahl morreu esta segunda-feira, 13 de setembro, num hospital em Londres.

A mãe do primeiro-ministro britânico Boris Johnson morreu esta segunda-feira num hospital de Londres, de forma “repentina e tranquila”, anunciou a família num comunicado citado pelo The Guardian.

Charlotte Johnson Wahl tinha 79 anos e sofria de Parkinson, doença que lhe foi diagnosticada aos 40.

O primeiro-ministro, que vem referido nessa declaração pelo nome próprio, Alexander, referira-se anteriormente à mãe como a “autoridade suprema” da família, segundo o mesmo jornal.

Em 2019 adiantou que a mãe lhe ensinou “a igual importância, a igual dignidade, o igual valor de cada ser humano no planeta”.

Vários membros do Governo e políticos britânicos já prestaram as suas condolências ao primeiro-ministro.

O líder trabalhista, Keir Starmer, escreveu no Twitter uma mensagem de apoio: “Lamento muito saber da perda do primeiro-ministro. As minhas condolências a ele e à sua família”.

Boris Johnson era o filho mais velho dos quatro que resultaram do casamento de Charlotte e Stanley Johnson. O casal conheceu-se em 1962 e casou-se um ano depois.

A estudar Inglês na Universidade de Oxford, Charlotte deixou os estudos para acompanhar o marido nos Estados Unidos, onde Boris Johnson nasceu, em 1964. Acabou por completar os estudos, mas tornou-se pintora.

Charlotte e Stnaley Johnson divorciaram-se em 1979. Durante a união, sofreu um esgotamento nervoso e ficou internada durante nove meses, tempo que aproveitou para pintar.

Charlotte voltou a casar-se em 1988 com um professor de História americano e viveu em Nova Iorque até à morte do marido, em 1996.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …