/

Mórmons portugueses deixam de ter de ir a Espanha casar

1

A comunidade da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou ‘mórmons’, como são conhecidos, vai inaugurar o primeiro Templo em Portugal, mais especificamente em Lisboa.

Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecidos como mórmons, já não precisam de ir até Espanha para casar ou celebrar ‘selamentos’, agora que a comunidade vai inaugurar o primeiro Templo em Portugal.

O Templo é inaugurado a partir da próxima semana, com uma visita aberta à comunicação social a 13 de agosto, mas a sua idealização remonta a 2010, ano em que começou a ser planeada a compra dos terrenos necessários à construção dos dois edifícios, o Templo e a Capela.

Em declarações à agência Lusa, Francisco Paulo Adriano, da equipa de Portas Abertas do Templo de Lisboa, explicou que desde o plano inicial da construção até à inauguração “tudo correu dentro do previsto”.

“Tínhamos previsto entre dois anos e meio, três anos, para a construção, e até ficou um bocadinho antes tudo pronto”, referiu. De acordo com Francisco Adriano, o projeto integra os dois edifícios e uma área de jardins, com dois hectares, sendo que cada um dos edifícios tem diferentes funções.

“O edifício a que chamamos de capela é utilizado ao longo da semana, com atividades e reuniões, que nós chamamos reuniões de adoração, ao domingo, é um edifício como muitos que nós temos espalhados pelo país”, começou por explicar.

“O Templo é um edifício especial. É o primeiro em Portugal. Até agora, o Templo mais perto era em Madrid e no Templo é onde realizamos as cerimónias religiosas, por exemplo, o casamento. Por isso tem este significado especial porque é para os participantes da igreja realizarem estas cerimónias e é só neste edifício que elas são feitas”, acrescentou.

Significa isso que até agora, quando havia necessidade de celebrar uma cerimónia, nomeadamente o casamento, os membros da igreja tinham de ir a Madrid, algo que sucedeu desde 1999, porque antes disso tinham de ir à Suíça, onde ficava na altura o templo mais próximo, referiu Francisco Adriano.

O mesmo responsável adiantou que no Templo “o foco principal é a adoração a Jesus Cristo” e que a cerimónia do casamento é “a mais especial”, mas não é a única, destacando também o ‘selamento’, uma cerimónia de família, que representa a união entre os membros da família.

“Outra coisa que é feita dentro do Templo é instrução, há sessões onde são feitos compromissos de aprendizagem e de devoção e de adoração e é também um local de oração, meditação e de busca de inspiração para os desafios do dia-a-dia”, apontou.

De acordo com o responsável, o Templo terá capacidade para cerca de 500 pessoas, enquanto a Capela poderá receber à volta de 800, sendo que, neste caso, o espaço é multiúsos e poderá ser alugado e utilizado por toda a comunidade e não só pelos membros da igreja.

Outro local que também será de uso público é os jardins, com dois hectares, “mais de 300 árvores e milhares de flores, e fontes”, que “estará sempre aberto para as pessoas utilizarem, passearem”.

Questionado sobre o valor total da obra, Francisco Adriano disse desconhecer, mas adiantou que os fundos são todos da igreja, sem qualquer apoio governamental, vindos dos donativos dos membros espalhados por todo o mundo.

No dia 13 de agosto, a primeira cerimónia pública, a apresentação à comunicação social será para levar os jornalistas a conhecer o espaço, sendo uma “ocasião única” para visitar o interior do Templo, já que a partir de setembro será de acesso apenas aos membros da igreja.

Depois do dia 13 haverá um período de portas abertas, até dia 6 de setembro, durante o qual todos poderão visitar os edifícios, ver todas as salas e perceber o que é feito em cada uma das salas, através de uma visita guiada.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está em Portugal desde 1975 e conta, atualmente, com cerca de 45 mil membros, dispersos por 72 congregações. No país há 44 capelas.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.