Morgan Freeman come, bebe, fuma, snifa e defende a legalização da marijuana

Nathan Congleton / Flickr

O actor Morgan Freeman

Morgan Freeman junta-se ao coro dos que defendem a legalização da Canábis nos EUA e assume que ele próprio a consome, de todas as formas possíveis.

Eu como-a, bebo-a, fumo-a, snifo-a!” Eis como Morgan Freeman se assume adepto do uso da Canábis, revelando, em declarações ao Daily Beast citadas pelo The Guardian, que foi a sua primeira mulher que o introduziu à droga “há muitos anos”.

O actor de 77 anos, um dos mais conceituados de Hollywood e vencedor de um Óscar, revela que usa a Canábis para as dores crónicas de que diz sofrer, desde que teve um acidente de carro em 2008, quando fracturou vários ossos no braço esquerdo, no cotovelo e no ombro.

“Eu tenho dores de fibromialgia neste braço e a única coisa que me dá algum alívio é a marijuana. Falam sobre miúdos que têm convulsões epilépticas e descobriram que a marijuana ameniza isso a um ponto em que estas crianças podem ter uma vida. Isso diz logo, quanto a mim, “legaliza-a em toda a linha!””, assevera Morgan Freeman.

O actor considera que o movimento pela legalização está “a ganhar pernas, pernas maiores” e entende que o “impulso” definitivo para isso acontecer de vez “será perceber que o álcool não tem nenhum uso medicinal”, enquanto “a marijuana tem muitos usos úteis”.

Morgan Freeman também destaca os benefícios culturais da Canábis, lembrando, nomeadamente, o ambiente festivo do Festival de Woodstock dos anos de 1960, em comparação com a repetição do mesmo evento vários anos depois, em que ocorreram vários motins e detenções.

“Olhe para Woodstock em 1969. Eles disseram, ‘Não vamos incomodá-los ou dizer nada sobre fumar marijuana,’ e nem um problema ou disputa. Depois, olhe para o que aconteceu em 1999”, refere Morgan Freeman.

A Canábis para uso recreativo foi legalizada em quatro estados norte-americanos, enquanto que em outros 12 é permitida para uso medicinal e/ou a sua posse está descriminalizada.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …