Morgan Freeman come, bebe, fuma, snifa e defende a legalização da marijuana

Nathan Congleton / Flickr

O actor Morgan Freeman

Morgan Freeman junta-se ao coro dos que defendem a legalização da Canábis nos EUA e assume que ele próprio a consome, de todas as formas possíveis.

Eu como-a, bebo-a, fumo-a, snifo-a!” Eis como Morgan Freeman se assume adepto do uso da Canábis, revelando, em declarações ao Daily Beast citadas pelo The Guardian, que foi a sua primeira mulher que o introduziu à droga “há muitos anos”.

O actor de 77 anos, um dos mais conceituados de Hollywood e vencedor de um Óscar, revela que usa a Canábis para as dores crónicas de que diz sofrer, desde que teve um acidente de carro em 2008, quando fracturou vários ossos no braço esquerdo, no cotovelo e no ombro.

“Eu tenho dores de fibromialgia neste braço e a única coisa que me dá algum alívio é a marijuana. Falam sobre miúdos que têm convulsões epilépticas e descobriram que a marijuana ameniza isso a um ponto em que estas crianças podem ter uma vida. Isso diz logo, quanto a mim, “legaliza-a em toda a linha!””, assevera Morgan Freeman.

O actor considera que o movimento pela legalização está “a ganhar pernas, pernas maiores” e entende que o “impulso” definitivo para isso acontecer de vez “será perceber que o álcool não tem nenhum uso medicinal”, enquanto “a marijuana tem muitos usos úteis”.

Morgan Freeman também destaca os benefícios culturais da Canábis, lembrando, nomeadamente, o ambiente festivo do Festival de Woodstock dos anos de 1960, em comparação com a repetição do mesmo evento vários anos depois, em que ocorreram vários motins e detenções.

“Olhe para Woodstock em 1969. Eles disseram, ‘Não vamos incomodá-los ou dizer nada sobre fumar marijuana,’ e nem um problema ou disputa. Depois, olhe para o que aconteceu em 1999”, refere Morgan Freeman.

A Canábis para uso recreativo foi legalizada em quatro estados norte-americanos, enquanto que em outros 12 é permitida para uso medicinal e/ou a sua posse está descriminalizada.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …