Morgan Freeman come, bebe, fuma, snifa e defende a legalização da marijuana

Nathan Congleton / Flickr

O actor Morgan Freeman

Morgan Freeman junta-se ao coro dos que defendem a legalização da Canábis nos EUA e assume que ele próprio a consome, de todas as formas possíveis.

Eu como-a, bebo-a, fumo-a, snifo-a!” Eis como Morgan Freeman se assume adepto do uso da Canábis, revelando, em declarações ao Daily Beast citadas pelo The Guardian, que foi a sua primeira mulher que o introduziu à droga “há muitos anos”.

O actor de 77 anos, um dos mais conceituados de Hollywood e vencedor de um Óscar, revela que usa a Canábis para as dores crónicas de que diz sofrer, desde que teve um acidente de carro em 2008, quando fracturou vários ossos no braço esquerdo, no cotovelo e no ombro.

“Eu tenho dores de fibromialgia neste braço e a única coisa que me dá algum alívio é a marijuana. Falam sobre miúdos que têm convulsões epilépticas e descobriram que a marijuana ameniza isso a um ponto em que estas crianças podem ter uma vida. Isso diz logo, quanto a mim, “legaliza-a em toda a linha!””, assevera Morgan Freeman.

O actor considera que o movimento pela legalização está “a ganhar pernas, pernas maiores” e entende que o “impulso” definitivo para isso acontecer de vez “será perceber que o álcool não tem nenhum uso medicinal”, enquanto “a marijuana tem muitos usos úteis”.

Morgan Freeman também destaca os benefícios culturais da Canábis, lembrando, nomeadamente, o ambiente festivo do Festival de Woodstock dos anos de 1960, em comparação com a repetição do mesmo evento vários anos depois, em que ocorreram vários motins e detenções.

“Olhe para Woodstock em 1969. Eles disseram, ‘Não vamos incomodá-los ou dizer nada sobre fumar marijuana,’ e nem um problema ou disputa. Depois, olhe para o que aconteceu em 1999”, refere Morgan Freeman.

A Canábis para uso recreativo foi legalizada em quatro estados norte-americanos, enquanto que em outros 12 é permitida para uso medicinal e/ou a sua posse está descriminalizada.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

“Witness to Disaster”. National Geographic apresenta documentário sobre Pedrógão Grande

A National Geographic apresenta em novembro a série documental “Witness to Disaster” e o primeiro episódio é dedicado a Pedrógão Grande. “A história do maior incêndio na história de Portugal e de como este devastou uma …

Zuckerberg compara posição do Facebook à luta de Martin Luther King Jr.

Mark Zuckerberg defendeu publicamente a decisão do Facebook de não censurar anúncios políticos factualmente incorretos. Num discurso, esta quinta-feira, o presidente executivo do Facebook comparou a posição da rede social face à liberdade de expressão, e …

Mau feitio afasta juiz desembargador de concurso

Eurico Reis está fora da lista de magistrados responsáveis pela nova secção do Tribunal da Relação de Lisboa, relativa à propriedade intelectual e concorrência, supervisão e regulação, que começa a funcionar esta sexta-feira. O juiz …

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como "melhor destino de golfe do mundo para 2020", distinção que o presidente do Turismo do Algarve atribuiu à qualidade dos 40 …

Balakov deixa cargo de selecionador da Bulgária

O treinador Krasimir Balakov deixou nesta sexta-feira o cargo de seleccionador de futebol da Bulgária, na sequência da goleada (6-0) sofrida na recepção à Inglaterra, num jogo de qualificação para o Euro 2020 marcado por …

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …