Morales acusado de desviar fundos públicos para o Podemos

Jeanine Áñez, líder do Governo interino da Bolívia, acusa Evo Morales de desviar fundos públicos para ‘partidos irmãos’ na Europa através de contratos fraudulentos.

Enquanto era presidente da Bolívia, Evo Morales pagou 1,3 milhões de euros à consultora Neurona Consulting por 169 “mini vídeos” e GIFs para as redes sociais. Esta empresa é também responsável por gerir a imagem online do partido espanhol Podemos, de Pablo Iglesias.

A investigação publicada esta segunda-feira pelo diário espanhol El Mundo, dá conta que estes conteúdos serviriam “para exaltar as conquistas do executivo”.



Na altura em que Morales fez o pagamento pelos serviços, a Neurona Consulting tinha como assessor Juan Carlos Monedero, cofundador do Podemos. Monedero viria a abandonar a empresa, em 2015, e, três meses mais tarde, a consultora mexicana passou a prestar serviços de propaganda digital para o Podemos durante as eleições em Espanha.

Jeanine Áñez, líder do Governo interino da Bolívia desde o exílio de Morales, acusa agora o antigo presidente de criar um esquema de contratos fraudulentos com a Neurona Consulting. O objetivo seria desviar fundos públicos para ‘partidos irmãos’ na Europa, nomeadamente o Podemos.

Agora, pedem-se satisfações a Pablo Iglesias. O atual vice-presidente do Governo espanhol terá de elucidar se, de facto, houve ou não recebimento indevido de fundos vindos de outros países — prática proibida pela lei espanhola. O Ministério Público boliviano chama Iglesias e Monedero a prestar declarações em relação ao caso.

Durante a presidência de Morales foram celebrados quatro contratos com a Neurona Consulting, que estão agora a ser investigados. A investigação estende-se a outros membros do anterior executivo e calcula-se que tenha lesado o Estado boliviano em 1,7 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …