Morales acusado de desviar fundos públicos para o Podemos

Jeanine Áñez, líder do Governo interino da Bolívia, acusa Evo Morales de desviar fundos públicos para ‘partidos irmãos’ na Europa através de contratos fraudulentos.

Enquanto era presidente da Bolívia, Evo Morales pagou 1,3 milhões de euros à consultora Neurona Consulting por 169 “mini vídeos” e GIFs para as redes sociais. Esta empresa é também responsável por gerir a imagem online do partido espanhol Podemos, de Pablo Iglesias.

A investigação publicada esta segunda-feira pelo diário espanhol El Mundo, dá conta que estes conteúdos serviriam “para exaltar as conquistas do executivo”.

Na altura em que Morales fez o pagamento pelos serviços, a Neurona Consulting tinha como assessor Juan Carlos Monedero, cofundador do Podemos. Monedero viria a abandonar a empresa, em 2015, e, três meses mais tarde, a consultora mexicana passou a prestar serviços de propaganda digital para o Podemos durante as eleições em Espanha.

Jeanine Áñez, líder do Governo interino da Bolívia desde o exílio de Morales, acusa agora o antigo presidente de criar um esquema de contratos fraudulentos com a Neurona Consulting. O objetivo seria desviar fundos públicos para ‘partidos irmãos’ na Europa, nomeadamente o Podemos.

Agora, pedem-se satisfações a Pablo Iglesias. O atual vice-presidente do Governo espanhol terá de elucidar se, de facto, houve ou não recebimento indevido de fundos vindos de outros países — prática proibida pela lei espanhola. O Ministério Público boliviano chama Iglesias e Monedero a prestar declarações em relação ao caso.

Durante a presidência de Morales foram celebrados quatro contratos com a Neurona Consulting, que estão agora a ser investigados. A investigação estende-se a outros membros do anterior executivo e calcula-se que tenha lesado o Estado boliviano em 1,7 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …

CMVM avança com suspensão de ex-secretário de Estado da Energia da OMIP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou, esta segunda-feira, o ex-secretário de Estado da abertura de um processo para a sua suspensão da administração da OMIP, alegando "dúvida fundada" quanto à adequação aos …

Satélite mostra preparativos de desfile na Coreia do Norte (e há quem desconfie da presença de novos TEL)

Novas fotografias tiradas por satélite e analisadas hoje pelo portal especializado 38North mostram os preparativos para um grande desfile militar na capital da Coreia do Norte, que a 10 de outubro comemora a fundação do …

Cartéis mexicanos ganharam cerca de 40 mil milhões de euros em apenas 2 anos

Os grupos criminosos do México ganharam cerca de mil milhões de pesos (perto de 40 mil milhões de euros), entre 2016 e 2018, revelou na segunda-feira a Unidade de Inteligência Financeira (UIF) do Governo mexicano. Durante …

O outono acaba de chegar ao hemisfério norte. E há uma razão para ter sido hoje

Setembro é o mês do regresso às aulas e ao trabalho. Após os dias quentes de verão, chega o outono. Este ano, a estação começa hoje, dia 22 de setembro, mais precisamente às 15h31, segundo …