/

Monumento neolítico com mais de 4000 anos vandalizado com grafitos

O Círculo de Brodgar, localizado nas ilhas Orkney, no norte da Escócia, e composto por 27 pedras alinhadas há pelo menos 4000 anos, foi vandalizado.

Parte dos estragos foram provocados com grafitos e terão sido efetuados entre sexta-feira à tarde e domingo de manhã, quando foram reportados.

“As pedras do Círculo de Brodgar são artefactos históricos de valor incalculável e os estragos não podem ser avaliados em termos monetários”, disse ao The Guardian o inspetor David Hall, da polícia escocesa, que pede a quem visitou o monumento no passado fim de semana que transmita qualquer pista que possa ajudar a identificar os autores dos atos de vandalismo.

O Círculo de Brodgar, com 104 metros de diâmetro, teria originalmente mais monólitos, que não sobreviveram até aos dias de hoje. Originalmente havia 60 pedras, das quais 36 sobreviveram. As pedras medem até quase cinco metros e têm uma altura mínima de dois. O monumento terá sido construído entre 2.500 e 2.000 a.C e cobre uma área de 8.500 metros quadrados.

É o terceiro maior círculo de pedras nas Ilhas Britânicas, atrás de Avebury e Stanton Drew. O círculo está integrado no Coração Neolítico das Órcades, um conjunto de monumentos considerado Património Mundial da Humanidade em 1999.

Os locais e monumentos da área circundante terão sido usados para observações astrológicas a partir do anel, mas é difícil encontrar provas conclusivas.

Este não é o primeiro caso registado no local, já que uma das pedras já tinha sido anteriormente vandalizada. Para além disso, há registo de outra pedra ter sido atingida por um raio.

Uma porta-voz disse: “Fomos recentemente informados de um incidente de vandalismo ao Anel de Brodgar. Gostaríamos de pedir ao público para estar ciente de que causar danos imprudentes ou deliberados a um monumento programado é uma ofensa criminal, e pedir que qualquer pessoa que testemunhe tais atos os denuncie à polícia da Escócia. ”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.