/

Montijo. Posição do CDS mudou em 35 dias (e o presidente centrista explica porquê)

11

Paulo Novais / Lusa

O presidente do CDS explicou que o partido mudou de posição quanto à localização do novo aeroporto depois de uma conversa que teve com António Pires de Lima, antigo ministro da Economia do Governo PSD/CDS.

Tal como conta o jornal Observador, na moção apresentada por Francisco Rodrigues dos Santos e aprovada pelos centristas no congresso de janeiro que o consagrou novo líder, o CDS defende que o novo aeroporto deve ser construído em Alverca.

Volvidos 35 dias, o líder do CDS disse, na Feira do Queijo da Serra de Celorico da Beira, que o CDS “tudo fará” para que o projeto do Aeroporto do Montijo não seja chumbado, mostrando publicamente que a posição do partido mudou.

Questionado pelo Observador sobre esta alteração, o presidente do CDS explicou esta segunda-feira que mudança de posição ocorreu depois de uma conversa com António Pires de Lima, que o convenceu com “elementos técnicos” que o Montijo representa não só uma solução mais rápida como também mais barata.

“Desde o Congresso, tive a oportunidade de conversar com António Pires de Lima – que, como é sabido, não me apoiou, mas que respeito – que nos forneceu elementos técnicos que desconhecíamos e que justificam a preferência pelo Montijo”, disse ao jornal.

E continuou: “Alverca apresentaria uma exequibilidade operacional muito menor face ao Montijo, dada a dificuldade de exploração da capacidade do espaço aéreo na região Global de Lisboa juntamente com a Portela (corredores aéreos)”. No entanto, “dado que a Portela se encontra esgotada e atenta a urgência da construção, Alverca demoraria significativamente mais tempo a ficar disponível quando comparado com o Montijo (disponibilidade da solução menor face ao Montijo) e ficaria mais cara”.

Francisco Rodrigues dos Santos sugere ainda que fez esta alteração para honrar compromissos da anterior direção, liderada por Assunção Cristas, que abandonou funções depois dos resultados obtidos nas eleições legislativas de outubro.

“Esta Direção sempre afirmou que respeita toda a história do partido e está disponível para construir os consensos em nome do interesse nacional, como sucedeu neste caso”.

A moção em causa, recorde-se, foi aprovada 671 votos, 46% do total dos militantes, e deve servir como guia para o programa do líder do partido.

ZAP //

 

11 Comments

  1. Mais barata????
    Construir num terreno pantanoso?
    Vai ser daquelas Obras , como antigamente, que havia derrapagens para o Dobro do inicial

      • um aeroporto cujas pistas não permitem sequer ter aviões que a Portela hoje em dia tem.

        já para não falar nos enormes riscos relativos à quantidade de aves que por lá existem.

        qd cair um avião, quero ver quem dá a cara pelo projecto.

  2. Estes “padrecos advogados” do CDS estão cada vez mais baralhados das ideias!..
    Ainda foi pior a emenda que o soneto…
    Não sabem nada sobre um assunto tão importante e por isso mudam a posição oficial do partido conforme o vento…
    E mudar depois de ouvir um artista como o Pires de Lima, ainda é mais grave!…
    Convem que esquecer que foi o Pires quem recolheu uns bons milhões em fundos para a SuperBock de Santarém e que, pouco tempo depois, enquanto ele era ministro, encerrou!!
    .
    O PSD está quase igual: colocaram cartazes “aeroporto para o Montijo já!”, mas agora já não querem…
    Enfim…
    .
    Eu, com o pouco que sei sobre o assunto, parece-me que Alcochete será mesmo a melhor opção.
    Aquele Alcochete que o outro do PS dizia que: “jamais”!!

  3. Quando garotos já pensam que são políticos, está tudo dito. Imagino o curriculum do artista; presidete da associação de estudantes da escola, da universidade, do curso, da JP e agora líder do CDS. Chega ???

  4. O Dr. Pires de Lima saberá de muitas coisas. Sabe de fiação e tecelagem de algodão, cervejas, especulação imobiliária, desempenho de cargos públicos, administração de empresas. De aeroportos sabe o que a vida lhe ensinou como passageiro e no que respeita ao restante sabe nada. Quem justificar a mudança de opinião com uma consulta ao Dr. Pires de Lima sobre este assunto é no mínimo duplamente ignorante. É assim que o CDS vai a caminho do zero absoluto. O André Ventura tem o caminho facilitado como grande líder da direita, só tem mesmo que perceber que espécie de coisa é de facto a direita portuguesa.

  5. Nem comento ! É dar palha a burros , continuar com estas conversas . Meninos de coro armados em vedetas .
    Já agora … porque não aumentar Ponte de Sôr ?? Santa Cruz , que até tem praias , ou Base de Sintra , e ligar por metro rápido até Tires e depois logo se vê

  6. Este copinho de leite, convencido, não tem maturidade nenhuma e o Lima, raposa matreira, pelo poder é capaz de tudo.
    As pessoas quando tomam o gosto pelo poder, jamais aceitarão ser-se humilde, dando sempre o nim pelo sim ou o sim pelo nim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.