Cenouras? O grande segredo dos olhos bonitos está na carne e no peixe

O aminoácido mais abundantes do nosso sangue – adquirido através de uma alimentação rica em proteína – tem o poder de manter a retina espessa e saudável. Mas, calma, não precisa de esquecer totalmente as cenouras.

As células fotorreceptoras da retina, cones e bastonetes, são responsáveis por converter a luz em sinais neurais que o cérebro interpreta como visão. Quando morrem, seja devido à idade ou a doença, podem levar à perda de visão.

Como escreve a New Atlas, tradicionalmente, os investigadores focam-se na forma como as fotorrecetoras utilizam a glicose para energia. No entanto, como as células da retina precisam de tanto apoio metabólico, um grupo de investigadores da Universidade de Michigan decidiu apurar se havia outros compostos envolvidos na sua saúde.

Num estudo publicado em 2021 na Communications Biology, os investigadores já haviam apontado para o aminoácido glutamina, porque é o aminoácido mais abundante no sangue.

A glutamina é naturalmente sintetizada no corpo e pode também ser adquirida principalmente a partir de todas as fontes de proteína animal.

Ou seja, a carne e o peixe escondem segredos da saúde dos olhos.

E, sim, é verdade, as cenouras também têm um pouco – portanto, ao contrário do que o título do artigo sugere, não é preciso esquecê-las totalmente.

Os frutos secos, cereais, leguminosas e vegetais, como espinafres e couves, também são bons portadores deste aminoácido.

Nas suas experiências, feitas à margem de um novo estudo publicado em maio na Cell Biology, para testar o papel da glutamina na saúde da visão, os investigadores utilizaram ratos geneticamente modificados que não tinham a enzima glutaminase, que converte a glutamina no também aminoácido e neurotransmissor glutamato.

Em comparação com um grupo de controlo cuja glutaminase foi deixada intacta, os ratos testados apresentaram um rápido afinamento das suas retinas correspondente a uma perda de fotorrecetoras.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.