A ANA – Aeroportos de Portugal ainda não pediu apreciação prévia de viabilidade e o Governo ainda não marcou encontro com os autarcas que estão contra a infraestrutura.
O projeto do aeroporto complementar do Montijo não está esquecido, mas nem o Governo nem a ANA – Aeroportos de Portugal estão a avançar no processo. O surto de Covid-19 deixou a expansão do aeroporto em standby, avança o Jornal de Negócios.
Segundo o matutino, o próximo passo é o pedido de apreciação prévia de viabilidade, e a ANA ainda não entregou este documento à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).
“Até ao momento não deu entrada na ANAC qualquer pedido de apreciação prévia de viabilidade para a referida infraestrutura pelo requerente ANA – Aeroportos de Portugal”, confirmou fonte oficial do regulador da aviação civil ao diário.
Além disso, o Negócios adianta que a reunião técnica entre o Governo e os autarcas da Moita e do Seixal, que estão contra a construção do aeroporto, também não foi marcada.
O encontro entre os dois responsáveis dos municípios e o primeiro-ministro foi acordado na semana passada, mas ainda não aconteceu devido à atual situação de Estado de Emergência no país.
Ainda assim, apesar do forte efeito que a Covid-19 está a ter no setor da aviação, o Governo não quer suspender o projeto de construção de um novo aeroporto.
O investimento previsto e acordado em janeiro do ano passado com a ANA não exige dinheiros públicos, mas também não depende de fundos comunitários, o que significa que a execução da obra não tem de cumprir qualquer data.