Montepio passado a pente fino a pedido do Banco de Portugal

Tuválkin / Flickr

-

O Montepio está a ser alvo de uma auditoria forense, uma investigação a eventuais irregularidades, a pedido do Banco de Portugal.

De acordo com o que avançou esta sexta-feira a RTP, uma equipa de auditores da Deloitte chegou ao Montepio a 25 de Julho e “levou uma lista de tarefas designadas pelo Banco de Portugal, que visa uma série de clientes da instituição”.

À estação de televisão, fonte do Montepio disse que a auditoria “incide sobre 2009, 2010 e 2011”. No entanto, a estação pública garante “estar a ser passada a pente fino a exposição do banco ao Grupo Espírito Santo”.

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, revelou a 07 de Agosto no parlamento que “estão três auditorias forenses em desenvolvimento”, além da do Banco Espírito Santo (BES).

Contactada pela agência Lusa, fonte do Banco de Portugal disse que a instituição “não comenta casos concretos”.

O Montepio aumentou no primeiro semestre as provisões e imparidades em 165,5 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado, um aumento que acomoda eventuais perdas com créditos do banco às empresas do GES.

No final de Junho, a Caixa Económica Montepio Geral tinha constituídas provisões e imparidades de crédito (líquidas) de 292,9 milhões de euros, mais 165,5 milhões de euros do que em Junho de 2013.

Segundo o Montepio, este valor já tem incluído um “julgamento muito conservador da sua exposição ao universo de empresas do GES”, acomodando perdas que venha a sofrer com créditos dados às empresas do grupo Espírito Santo.

O Montepio teve lucros de 11,9 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, que comparam com os prejuízos de 69,7 milhões de euros do mesmo período do ano passado.

O banco fechou Junho com 3 894 trabalhadores, menos nove do que no fim do ano, enquanto os balcões reduziram-se em 20 para 436.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …