Montepio duplicou valor em bolsa e ninguém sabe porquê

Nos últimos dois dias, a Caixa Económica Montepio Geral registou uma subida que a fez recuperar o valor perdido desde agosto de 2015. Ninguém sabe explicar este fenómeno mas surgem várias teorias como, por exemplo, a eventual entrada de um fundo no capital.

Esta terça-feira, os títulos da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) lideraram as subidas do PSI20, registando uma valorização de 46,23%, fechando a valer 0,62 euros. Ontem, pelo segundo dia consecutivo, o Montepio voltou a liderar os ganhos em bolsa, com uma subida de 21,29% para 0,752 euros.

Foram dois dias de uma súbita valorização que ninguém consegue explicar, nem mesmo o próprio banco, escreve hoje o Diário de Notícias. Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a CEMG informou “que não tem, nesta data, qualquer informação privilegiada ou materialmente relevante que, em seu entender, possa ter influenciado de forma sensível a cotação ou o volume de transações de Unidades de Participação representativas do Fundo de Participação” ou que ainda “possa vir a influenciar”.

Segundo o jornal, esta subida puxou o valor do grupo para um marco que já não conhecia desde agosto de 2015. A explicação pode estar no total de títulos a trocar de mãos, que ontem foi cinco vezes superior à média diária dos últimos seis meses (870 mil contra apenas 170 mil). A teoria que mais votos recolhia ontem sobre este estranho fenómeno era, por exemplo, uma “entrada acelerada de um fundo no capital”.

Tal como escreve o DN, a verdade é que o banco tem sido notícia nos últimos tempos devido à transformação da Caixa Económica em sociedade anónima. Isto vai fazer com que “as unidades de participação detidas no fundo serão transformadas em ações” e, como tal, “a Mutualista ficará com mais de 90% das mesmas e o remanescente ficará nas mãos dos donos das unidades”. A Mutualista “detém integralmente o capital institucional da Caixa Económica e mais de metade do fundo onde estão os 400 milhões de UP cotados em bolsa”, lembra ainda o diário.

De acordo com o DN, esta mudança vai permitir a entrada de novos acionistas na Caixa Económica, estando em estudo a entrada da Santa Casa no capital mas a intenção é que apareçam outros investidores.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Trabalhadores podem receber 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …

PJ prossegue investigação e confirma envolvimento de alemão no desaparecimento de Maddie

A Polícia Judiciária adiantou esta quarta-feira que prosseguem em Portugal diligências no âmbito da investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve, em 2007, confirmando as suspeitas de envolvimento de um cidadão alemão …

Benfica critica presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa

O diretor de comunicação do SL Benfica, Luís Bernardo, criticou, esta quarta-feira, a presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa às eleições para a presidência do FC Porto. "Já não bastava o nível …

Costa e Silva prevê recuperação económica lenta e defende "pacto entre Estado e empresas"

Em entrevista à agência Lusa, António Costa Silva, responsável no plano de relançamento da economia, prevê uma recuperação lenta e sugere um pacto entre Estado e empresas. António Costa Silva, gestor nomeado pelo primeiro-ministro para coordenar …

Ver o "Joker" não nos torna mais empáticos com os doentes mentais – pelo contrário

Um novo estudo encontro uma associação entre ver o filme "Joker" e um aumento no preconceito em relação a pessoas com doenças mentais. O filme "Joker" (2019), realizado por Todd Phillips, foi um verdadeiro sucesso de …