Montenegro quer inverter “ciclo de definhamento” no PSD

António José / Lusa

O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro disse esta quinta-feira, no Funchal, que espera um “apoio massivo” dos militantes de todo o país, para “inverter o ciclo de definhamento” do partido.

“Eu estou mesmo muito esperançado em receber da Madeira um voto muito, muito massivo para dar força à liderança do PSD, com vista a cumprir os desideratos de sermos um partido ganhador do ponto de vista autárquico em 2021 e do ponto de vista legislativo em 2023″, afirmou o candidato.

Luís Montenegro, antigo líder parlamentar do PSD, encontra-se reunido com militantes social-democratas numa unidade hoteleira da capital madeirense, para apresentar a sua candidatura à liderança do partido, à qual concorrem também o atual presidente Rui Rio e o vice-presidente da Câmara de Cascais (distrito de Lisboa), Miguel Pinto Luz.

“Espero um apoio massivo dos militantes de todo o país e da Madeira também”, afirmou, vincando que a região autónoma é um “excelente exemplo” da intervenção social-democrata na sociedade em termos de desenvolvimento económico e social.

Montenegro disse que quer inverter o “ciclo de definhamento” que afeta o PSD e o impede de ser líder do Governo da República e líder no poder municipal, que a sua candidatura definiu como dois grandes objetivos.

“Por um lado, haver uma demarcação muito concreta da nossa ação política face ao Partido Socialista, ao Partido Comunista e ao Bloco de Esquerda, que hoje formam a frente que governa o país”, explicou, indicando que, por outro lado, quer preparar o PSD para “recuperar a supremacia nos municípios e nas juntas de freguesia”.

Luís Montenegro referiu ainda que a defesa da autonomia nos arquipélagos da Madeira e dos Açores é “fundamental para que o Estado funcione melhor” e sublinhou que o PSD é o partido português com o património “mais rico” no desenvolvimento e diversificação da autonomia política.

“Temos um bom exemplo nas nossas regiões autónomas de como é possível aproximar decisões políticas dos cidadãos e, com isso, atenuar, ou mesmo eliminar, algumas desigualdades que no passado existiam entre as pessoas que viviam nas regiões autónomas e no território continental”, declarou.

As eleições diretas para escolher o próximo presidente do PSD realizam-se em 11 de janeiro, com uma eventual segunda volta uma semana depois, e o congresso está marcado entre 7 e 9 de fevereiro, em Viana do Castelo.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bem.. este advogado vigarista a falar do “exemplo” da Madeira que teve um rei/ditador/mafioso durante quase 40 anos e que a deixou com uma divida brutal!…
    Este montedemerdanegro é bem capaz de quer ser o próximo Jardim…

  2. Se o sr. Esteves for eleito para presidir aos destinos do Partido Social Democrata (PSD), aí é que vai ser; se com o sr. Rio (que apesar de tudo é uma pessoa honesta) já é o que é, com o sr. Esteves será o canto do cisne.

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …