Montenegro prestes a dar o tiro de partida. Vai falar ao país ainda esta semana

PSD / Flickr

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro vai falar ao país ainda esta semana. Apurou a TSF que o social democrata não quer esperar mais, podendo anunciar a sua candidatura à liderança do partido entre quinta a sexta-feira.

De acordo com a TSF, Luís Montenegro não deverá esperar pelo jantar na sua terra natal, em Espinho, no próximo sábado, para comemorar o 10.º aniversário da conquista da câmara municipal pelo PSD, para falar ao partido.

Escreve a rádio que a estratégia já estava definida há muito: depois das eleições, os apoiantes de Montenegro pediriam junto dos média eleições internas e a demissão de Rio; depois, chegaria Montenegro para falar sobre a situação que vive o partido.

O Público noticiou também nesta terça-feira que Montenegro já está a recolher apoios no seio do partido, estando alguns destes relacionados com as futuras escolhas para as eleições autárquicas de 2021. Na prática, observa a TSF, que Montenegro vai lançar-se com uma candidatura à liderança do partido já não é notícia. Resta saber quando.

Segundo a TSF, o anúncio não tardará.

A rádio escreve ainda que o vice-presidente da câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, vai também avançar com uma candidatura, estando esta decisão tomada há muito tempo. A estratégia é semelhante à de Montenegro: primeiros surgem os seus apoiantes com uma onda de críticas à atual direção, abrindo assim caminho ao anúncio de Pinto Luz.

Contudo, os candidatos podem ser mais: Miguel Morgado, ex-assessor de Pedro Passos Coelho e Jorge Moreira da Silva, ex-ministro do mesmo Governo, estão a ponderar uma eventual candidatura. De fora, aponta ainda a TSF, deve ficar o eurodeputado Miguel Rangel, que a rádio tentou contactar sem sucesso.

O mandato de Rui Rio termina no início de fevereiro e, por isso, o líder do PSD estará pouco disponível para antecipar o calendário interno.

O PSD de Rui Rio obteve no domingo o pior resultado do partido em legislativas dos últimos vinte anos, mas apenas em percentagem, já que conseguiu eleger mais deputados do que Pedro Santana Lopes em 2005.

Apuradas todas as freguesias do território nacional, os sociais-democratas obtiveram 27,9% dos votos, correspondentes a 77 deputados (e mais de 1,4 milhões de votos) – ainda faltam atribuir os mandatos da emigração -, e ficou a nove pontos percentuais do PS.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …