Montenegro prestes a dar o tiro de partida. Vai falar ao país ainda esta semana

PSD / Flickr

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro vai falar ao país ainda esta semana. Apurou a TSF que o social democrata não quer esperar mais, podendo anunciar a sua candidatura à liderança do partido entre quinta a sexta-feira.

De acordo com a TSF, Luís Montenegro não deverá esperar pelo jantar na sua terra natal, em Espinho, no próximo sábado, para comemorar o 10.º aniversário da conquista da câmara municipal pelo PSD, para falar ao partido.

Escreve a rádio que a estratégia já estava definida há muito: depois das eleições, os apoiantes de Montenegro pediriam junto dos média eleições internas e a demissão de Rio; depois, chegaria Montenegro para falar sobre a situação que vive o partido.

O Público noticiou também nesta terça-feira que Montenegro já está a recolher apoios no seio do partido, estando alguns destes relacionados com as futuras escolhas para as eleições autárquicas de 2021. Na prática, observa a TSF, que Montenegro vai lançar-se com uma candidatura à liderança do partido já não é notícia. Resta saber quando.

Segundo a TSF, o anúncio não tardará.

A rádio escreve ainda que o vice-presidente da câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, vai também avançar com uma candidatura, estando esta decisão tomada há muito tempo. A estratégia é semelhante à de Montenegro: primeiros surgem os seus apoiantes com uma onda de críticas à atual direção, abrindo assim caminho ao anúncio de Pinto Luz.

Contudo, os candidatos podem ser mais: Miguel Morgado, ex-assessor de Pedro Passos Coelho e Jorge Moreira da Silva, ex-ministro do mesmo Governo, estão a ponderar uma eventual candidatura. De fora, aponta ainda a TSF, deve ficar o eurodeputado Miguel Rangel, que a rádio tentou contactar sem sucesso.

O mandato de Rui Rio termina no início de fevereiro e, por isso, o líder do PSD estará pouco disponível para antecipar o calendário interno.

O PSD de Rui Rio obteve no domingo o pior resultado do partido em legislativas dos últimos vinte anos, mas apenas em percentagem, já que conseguiu eleger mais deputados do que Pedro Santana Lopes em 2005.

Apuradas todas as freguesias do território nacional, os sociais-democratas obtiveram 27,9% dos votos, correspondentes a 77 deputados (e mais de 1,4 milhões de votos) – ainda faltam atribuir os mandatos da emigração -, e ficou a nove pontos percentuais do PS.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Esgotaram as vacinas contra a gripe. Governo acusado de "esquecer" idosos

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu esta sexta-feira que houve uma rutura de stock da primeira tranche de vacinas contra a gripe. Em resposta a questões da Lusa na …

Vénus paleolítica com mais de 20.000 anos descoberta no norte de França

Uma Vénus do Paleolítico esculpida há 23 mil anos foi encontrada no campo arqueológico de Renancourt, perto de Amiens, no norte de França. A descoberta remonta a julho passado e foi agora anunciada em comunicado pelo …

Chumbados projetos de lei para proteger vítimas de violência doméstica

Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão. Os projetos de lei do …

Ferro repreende Ventura no Parlamento. Deputado pede audiência urgente a Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, fez esta quinta-feira uma advertência ao deputado do Chega por utilizar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso” nas suas intervenções no parlamento. André Ventura intervinha no …

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …