Montenegro prestes a dar o tiro de partida. Vai falar ao país ainda esta semana

PSD / Flickr

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro vai falar ao país ainda esta semana. Apurou a TSF que o social democrata não quer esperar mais, podendo anunciar a sua candidatura à liderança do partido entre quinta a sexta-feira.

De acordo com a TSF, Luís Montenegro não deverá esperar pelo jantar na sua terra natal, em Espinho, no próximo sábado, para comemorar o 10.º aniversário da conquista da câmara municipal pelo PSD, para falar ao partido.

Escreve a rádio que a estratégia já estava definida há muito: depois das eleições, os apoiantes de Montenegro pediriam junto dos média eleições internas e a demissão de Rio; depois, chegaria Montenegro para falar sobre a situação que vive o partido.

O Público noticiou também nesta terça-feira que Montenegro já está a recolher apoios no seio do partido, estando alguns destes relacionados com as futuras escolhas para as eleições autárquicas de 2021. Na prática, observa a TSF, que Montenegro vai lançar-se com uma candidatura à liderança do partido já não é notícia. Resta saber quando.

Segundo a TSF, o anúncio não tardará.

A rádio escreve ainda que o vice-presidente da câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, vai também avançar com uma candidatura, estando esta decisão tomada há muito tempo. A estratégia é semelhante à de Montenegro: primeiros surgem os seus apoiantes com uma onda de críticas à atual direção, abrindo assim caminho ao anúncio de Pinto Luz.

Contudo, os candidatos podem ser mais: Miguel Morgado, ex-assessor de Pedro Passos Coelho e Jorge Moreira da Silva, ex-ministro do mesmo Governo, estão a ponderar uma eventual candidatura. De fora, aponta ainda a TSF, deve ficar o eurodeputado Miguel Rangel, que a rádio tentou contactar sem sucesso.

O mandato de Rui Rio termina no início de fevereiro e, por isso, o líder do PSD estará pouco disponível para antecipar o calendário interno.

O PSD de Rui Rio obteve no domingo o pior resultado do partido em legislativas dos últimos vinte anos, mas apenas em percentagem, já que conseguiu eleger mais deputados do que Pedro Santana Lopes em 2005.

Apuradas todas as freguesias do território nacional, os sociais-democratas obtiveram 27,9% dos votos, correspondentes a 77 deputados (e mais de 1,4 milhões de votos) – ainda faltam atribuir os mandatos da emigração -, e ficou a nove pontos percentuais do PS.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …