Montenegro em vez de Costa? Portugueses dizem “não, obrigado”

8

José Sena Goulão / Lusa

A maioria dos portugueses considera que o PSD e Luís Montenegro não são boas alternativas ao PS e a António Costa. 61% querem ainda que Montenegro clarifique se está ou não aberto a uma aliança com o Chega.

Uma nova sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF concluiu que a maioria dos portugueses considera que o PSD não é uma alternativa à altura do PS.

54% dos inquiridos consideram que o Presidente da República fez bem em não dissolver o Parlamento e causar eleições antecipadas após o Galambagate, no entanto, caso as houvesse, 52% acham que o PSD não conseguiria afirmar-se como uma alternativa aos socialistas.

A falta de crença no PSD é comum a todos os segmentos regionais, etários e sociais da amostra e apenas 33% dos eleitores têm fé nos sociais-democratas. A única exceção é entre os próprios eleitores do PSD, com 68% a considerarem que o partido é boa alternativa e 22% a acharem que não.

O cenário provável de o PSD precisar do Chega para conseguir governar seria mau para o país, de acordo com 60% dos inquiridos (destes, 41% acreditam que seria muito mau). Metade dos eleitores do PSD concordam que um acordo com a extrema-direita seria uma má opção, assim como 61% dos eleitores da Iniciativa Liberal.

Já 20% acham que este acordo seria bom para o país, sobretudo os eleitores do Chega (68%). Há ainda 28% dos eleitores do PSD que encaram com bons olhos uma aliança com o partido de André Ventura.

Perante os constantes “nims” de Montenegro quando confrontado sobre a possibilidade de uma aliança com Ventura, 61% dos inquiridos querem que o líder do PSD clarifique de uma vez por todas se está ou não disposto a fazer um acordo parlamentar com o Chega. Entre os eleitores do PSD, o valor chega aos 59%.

 

Tudo isto é um mau agoiro para o próprio Montenegro. 36% dos inquiridos acreditam que o líder do PSD seria um pior primeiro-ministro do que António Costa, 31% acham que seria igual e apenas 22% apontam que seria melhor. As capacidades de Montenegro ficam em dúvida mesmo entre os eleitores do PSD, com 35% a considerar que seria igual ou pior do que Costa.

Adriana Peixoto, ZAP //

8 Comments

  1. É melhor desde já colocar uma oferta de Emprego . “Procura-se Candidato a 1º Ministro” ; ……… Critérios exigidos : Honestidade, Competência , Idoneidade e Sentido de prioridades Sociais . Não vai ser fácil contratar tal Candidato !

    • Completamente de acordo, seguramente que fora daque podridão todo deve exirtir alguém neste país mais honesto e competente.
      Ir mais uma vez a eleições só causa ainda mais intabilidade e mais dinheiro gasto; pra melhor está bem está bem, para pior já basta assim e pelo menos não se gasta dinheiro!

      • Eles estarem todos bem tensionados. Eles governarem bem e preocuparem-se com o povo.

  2. Jogos o povo leva porrada todos os dias do governo do PS eles fazem de nós uns parvos e esta toda a gente com a coligação com o chega temos que dar o benificio de momento temos que dar os nossos votos a Luis montenegro a coligação se tiver que ser ela depois das eleições logo se ve agora vamos sozinhos

  3. Plenamente de acordo que os Portugueses neste momento, mesmo se enquadrando, como eu, no setor PSD, não tem confiança para tal. E pior ainda, não é por ser Montenegro ou outro qualquer, mas sim por ser o PSD…!!!
    Atirar pedras aos outros quando têm telhados de vidro é naturalmente um erro.
    Além disso seria “gira o disco e toca o mesmo”.
    Alguém consegue ver alguma diferença nas ideias e modos ?
    Seria como “mudar as moscas” por a mer.. seria a mesma.
    E para complicar ainda mais, a Iniciativa Liberar, que se poderia afirmar como realmente a opção sensata, mudou o seu líder João Coltrim Figueiredo, muito bem acolhido pela maioria das pessoas, pelo menos as que pensam como eu, por uma nova cara com um perfil muito diferente, com um tom demasiado agressivo e menos contundente como era Joao Coltrim.
    Portanto, o resultado de novas eleições muito provavelmente resultaria numa nova “geringonça” ou à direita ou à esquerda e todos teriam de engolir enormes sapos.
    É preferível deixar o proprio tempo desgastar uns e definir outros.

    • Está bem, Alfredo. Para a próxima vez tenta interpretar as sondagens sóbrio. Podes chegar a outras conclusões.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.