Montenegro: “Gostava que Costa deixasse de ludibriar. Mas não estou à espera disso”

6

Paulo Novais / Lusa

Presidente do PSD durante a visita à 39.ª Ficabeira e Feira do Mont’Alto, em Arganil

Presidente do PSD crítico em relação às medidas anunciadas pelo Executivo socialista sobre o sistema nacional de pensões.

O programa Famílias Primeiro foi apresentado na semana passada pelo Governo e trouxe novidades, entre outros, para os pensionistas.

O primeiro-ministro António Costa revelou que os reformados terão um rendimento extra equivalente a meia pensão, que será pago de uma só vez em Outubro, acrescentado ao valor normal da pensão. Em 2023 vão receber mais 4% da sua pensão.

Ou seja, sublinha o jornal Expresso, os pensionistas vão receber ao longo de pouco mais de um ano o que há estava previsto para 2023.

“Mas sacrificam o valor das pensões no futuro“, alerta a jornalista Elisabete Miranda. É um “contrato com as gerações futuras”, de acordo com António Costa.

No mesmo sentido, Luís Montenegro acha que o primeiro-ministro está a “ludibriar” os portugueses com estas novas medidas. Espera que o líder do Executivo diga a verdade, mas não tem muita esperança.

“Eu não estou à espera de grande novidade, com franqueza. Mas gostava muito que o primeiro-ministro pudesse fazer aquilo que se impõe, que é: falar verdade e ser directo”, começou por dizer o presidente do Partido Social Democrata.

Montenegro afirmou que Costa “não quer assumir” que houve um corte de mil milhões de euros no sistema nacional de pensões, acrescentando que os anúncios de aumentos de pensões em 2023 e 2024 são uma “redundância, porque todos sabemos que há aumentos todos os anos”.

“Aquilo que António Costa não está a dizer é que está a tirar mil milhões de euros no sistema nacional de pensões e esses mil milhões terão efeitos na dimensão dos aumentos em todos os anos, a partir de 2023. É uma medida permanente”, avisou o líder social democrata.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

6 Comments

  1. De facto é preciso ter lata. Não me esqueço que este já foi governo e fartou-se de enganar toda a gente. Só sabe dizer mal, vai para o poleiro e faz pior. Faz o que eu digo, não o que eu faço.

    • O António Costa pode enganar os Portugueses e não deve ser criticado, mas Montenegro já deve ser. São formas de ver o mesmo assunto! Eu fui prejudicado na minha pensão por causa da bancarrota de José Sócrates e agora volto a ser por truques de António Costa, mas não se pode criticar.

      • O Sócrates serve para tudo…
        Foi culpado por ter ganho uma maioria.
        Foi culpado por querer obrigar os juízes a trabalhar
        Foi culpado por querer os professores aprender a lecionar
        Foi culpado por melhorar a saúde
        Foi culpado por aumentar salários e pensões
        Foi culpado pelas TVs, quando queria mais canais em sinal aberto
        Foi culpado da crise financeira de 2010
        ect… ect,..
        Acho que ainda o vão culpar pala invasão da Ucrânia
        Espero que seja condenado ….

      • Foi expoliada na sua pensão e eu tambem mas não foi por causa do socrates , foi por causa de um ladrão que nos governou chamado PC.

  2. Bem ….. Há que afixar umas ofertas de Emprego na Porta da A.R ; [ Procuram-se Políticos Honestos , para formar próximo Governo ] ! .. Receio que se candidatem poucos ou nenhuns a essas ofertas de Emprego , Competência e Honestidade são valores constringentes !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.