/

“A ajuda externa é um elemento chave”. Montenegro pede ajuda urgente em pessoal médico à UE e à NATO

O governo de Montenegro, o país dos Balcãs mais afetado pela doença covid-19, pediu à União Europeia e Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) ajuda urgente em pessoal médico, noticiou hoje o jornal montenegrino Pobjeda.

O ministro dos Negócios Estrangeiros montenegrino, Djordje Radulović, pediu essa ajuda numa carta enviada no dia 4 de março aos chefes da diplomacia da UE e NATO, segundo o diário.

A ajuda foi solicitada no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da UE para fazer face à grave situação do sistema de saúde montenegrino.

Na carta, Radulović indica que “a ajuda em médicos e outro pessoal de saúde (…) é necessária com urgência”, revelou o jornal, que disse ter acesso à carta.

“A ajuda externa desse tipo é um dos elementos chave que pode-nos ajudar a superar a situação”, assinalou Radulović, explicando que Montenegro reforçou as medidas epidemiológicas com confinamentos em várias cidades “para evitar o colapso do sistema sanitário”.

O governo montenegrino não informou a opinião pública sobre a carta, mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros assegurou hoje que o pedido foi feito caso a situação epidemiológica “o exija”.

A ministra da Saúde, Jelena Borovinić Bojović, comentou hoje o pedido feito dizendo que a ajuda não é necessária neste momento, mas que se trata de antecipar possíveis cenários, segundo a agência de notícias montenegrina Mina.

“O sistema de saúde não está perante o colapso. Está bastante sobrecarregado. Mas neste momento não temos défice de médicos ou de pessoal”, assegurou.

Em Montenegro, um pequeno país com cerca de 620.000 habitantes, membro da NATO e candidato à adesão na UE, morreram 1.100 pessoas devido à pandemia.

A pequena república adriática regista uma incidência de 1.245 por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.