Montanhistas desaparecidos há 16 anos encontrados em glaciar nos Himalaias

Alex Lowe e o seu operador de câmara, David Bridges,

Os corpos dos montanhistas Alex Lowe e do seu operador câmara, David Bridges, foram encontrados num glaciar nos Himalaias.

Os corpos dos dois montanhistas norte-americanos foram encontrados 16 anos depois de terem ficado soterrados, em outubro de 1999, por uma massiva avalancha numa das montanhas mais altas do mundo.

Segundo um comunicado da Alex Lowe Foundation, os dois corpos foram encontrados no dia 27 de abril pelos montanhistas David Götler e Ueli Steck.

Quando os dois montanhistas se preparavam para uma subida na encosta sul do Shisha Pangma, aperceberam-se da presença de dois corpos “ainda por baixo do gelo azul, mas a começar a emergir do glaciar”, revela a Fundação.

Alex Lowe, de 40 anos, e David Bridges, de 29, foram arrastados por uma gigantesca avalancha de neve e gelo quando se encontravam a 8.027 metros de altitude, no pico Shisha Pangma, na China.

A descoberta trouxe alívio e paz à família“, disse o montanhista Conrad Anker, que sobreviveu à avalancha, citado pela AFP.

Anker viria a casar com Jennifer Lowe, a viúva de Lowe, e adoptou os seus três filhos.

A família irá agora viajar para a montanha no Tibete – uma das 14 montanhas em todo o mundo com mais de 8 mil metros de altura – para receber os corpos.

“Os pais de Alex estão gratos por saber que o corpo do filho foi encontrado”, afirma Jennifer Lowe-Anker no comunicado da Fundação Alex Lowe.

“Conrad, os rapazes e eu vamos fazer a viagem até Shisha Pangam”, adiantou.

O casal estava em Kathmandu, no Nepal, a acompanhar a construção de um novo edifício do Centro Khumbu Climbing, destinado ao treino de montanhistas locais, quando soube da notícia.

Este centro foi criado em 2003 em memória de Lowe, que escalou por duas vezes o Monte Evereste e tinha fortes ligações ao Nepal.

Alex Lowe, um dos mais conceituados montanhistas do mundo, tinha a alcunha de Lung With LegsPulmão com Pernas, depois de uma descida a alta velocidade no pico de Aconcagua na Argentina, o mais alto do continente americano.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …