Montanhistas desaparecidos há 16 anos encontrados em glaciar nos Himalaias

Alex Lowe e o seu operador de câmara, David Bridges,

Os corpos dos montanhistas Alex Lowe e do seu operador câmara, David Bridges, foram encontrados num glaciar nos Himalaias.

Os corpos dos dois montanhistas norte-americanos foram encontrados 16 anos depois de terem ficado soterrados, em outubro de 1999, por uma massiva avalancha numa das montanhas mais altas do mundo.

Segundo um comunicado da Alex Lowe Foundation, os dois corpos foram encontrados no dia 27 de abril pelos montanhistas David Götler e Ueli Steck.

Quando os dois montanhistas se preparavam para uma subida na encosta sul do Shisha Pangma, aperceberam-se da presença de dois corpos “ainda por baixo do gelo azul, mas a começar a emergir do glaciar”, revela a Fundação.

Alex Lowe, de 40 anos, e David Bridges, de 29, foram arrastados por uma gigantesca avalancha de neve e gelo quando se encontravam a 8.027 metros de altitude, no pico Shisha Pangma, na China.

A descoberta trouxe alívio e paz à família“, disse o montanhista Conrad Anker, que sobreviveu à avalancha, citado pela AFP.

Anker viria a casar com Jennifer Lowe, a viúva de Lowe, e adoptou os seus três filhos.

A família irá agora viajar para a montanha no Tibete – uma das 14 montanhas em todo o mundo com mais de 8 mil metros de altura – para receber os corpos.

“Os pais de Alex estão gratos por saber que o corpo do filho foi encontrado”, afirma Jennifer Lowe-Anker no comunicado da Fundação Alex Lowe.

“Conrad, os rapazes e eu vamos fazer a viagem até Shisha Pangam”, adiantou.

O casal estava em Kathmandu, no Nepal, a acompanhar a construção de um novo edifício do Centro Khumbu Climbing, destinado ao treino de montanhistas locais, quando soube da notícia.

Este centro foi criado em 2003 em memória de Lowe, que escalou por duas vezes o Monte Evereste e tinha fortes ligações ao Nepal.

Alex Lowe, um dos mais conceituados montanhistas do mundo, tinha a alcunha de Lung With LegsPulmão com Pernas, depois de uma descida a alta velocidade no pico de Aconcagua na Argentina, o mais alto do continente americano.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …