Montanhistas desaparecidos há 16 anos encontrados em glaciar nos Himalaias

Alex Lowe e o seu operador de câmara, David Bridges,

Os corpos dos montanhistas Alex Lowe e do seu operador câmara, David Bridges, foram encontrados num glaciar nos Himalaias.

Os corpos dos dois montanhistas norte-americanos foram encontrados 16 anos depois de terem ficado soterrados, em outubro de 1999, por uma massiva avalancha numa das montanhas mais altas do mundo.

Segundo um comunicado da Alex Lowe Foundation, os dois corpos foram encontrados no dia 27 de abril pelos montanhistas David Götler e Ueli Steck.

Quando os dois montanhistas se preparavam para uma subida na encosta sul do Shisha Pangma, aperceberam-se da presença de dois corpos “ainda por baixo do gelo azul, mas a começar a emergir do glaciar”, revela a Fundação.

Alex Lowe, de 40 anos, e David Bridges, de 29, foram arrastados por uma gigantesca avalancha de neve e gelo quando se encontravam a 8.027 metros de altitude, no pico Shisha Pangma, na China.

A descoberta trouxe alívio e paz à família“, disse o montanhista Conrad Anker, que sobreviveu à avalancha, citado pela AFP.

Anker viria a casar com Jennifer Lowe, a viúva de Lowe, e adoptou os seus três filhos.

A família irá agora viajar para a montanha no Tibete – uma das 14 montanhas em todo o mundo com mais de 8 mil metros de altura – para receber os corpos.

“Os pais de Alex estão gratos por saber que o corpo do filho foi encontrado”, afirma Jennifer Lowe-Anker no comunicado da Fundação Alex Lowe.

“Conrad, os rapazes e eu vamos fazer a viagem até Shisha Pangam”, adiantou.

O casal estava em Kathmandu, no Nepal, a acompanhar a construção de um novo edifício do Centro Khumbu Climbing, destinado ao treino de montanhistas locais, quando soube da notícia.

Este centro foi criado em 2003 em memória de Lowe, que escalou por duas vezes o Monte Evereste e tinha fortes ligações ao Nepal.

Alex Lowe, um dos mais conceituados montanhistas do mundo, tinha a alcunha de Lung With LegsPulmão com Pernas, depois de uma descida a alta velocidade no pico de Aconcagua na Argentina, o mais alto do continente americano.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …