Uma montanha de lixo na Índia está prestes a ficar mais alta que o Taj Mahal

A maior “montanha de lixo” da Índia está prestes a ser mais alta do que o Taj Mahal. O aterro sanitário de Ghazipur já ocupa mais de 40 campos de futebol no extremo leste de Nova Deli, considerada a capital mais poluída do mundo.

O grande depósito de lixo cresce 10 metros todos os anos. Já tem 65 metros de altura e será mais alto do que o Taj Mahal, de 73 metros, no ano que vem, de acordo com o relatório da AFP. Este marco é agora tão grande que o Supremo Tribunal da Índia avisou que terão de ser colocadas luzes vermelhas no topo para avisar as aeronaves.

Chitra Mukherjee, chefe do Chintan, um grupo de defesa do meio ambiente, disse que “tudo precisa de ser interrompido, já que o despejo contínuo poluiu severamente o ar e a água subterrânea”.

O depósito foi aberto em 1894 e atingiu a sua capacidade máxima em 2002, tendo vindo a crescer desde então. Com uma população em rápido crescimento e aumento do consumo, isto só deve continuar. As cidades indianas geram 62 milhões de toneladas de lixo por ano e as projeções atuais dizem que este número aumentará para 165 milhões até 2030.

Aves de rapina, cães vadios, ratos e mais de 1.000 catadores de material reciclável – muitos dos quais são crianças – vasculham as 2.000 toneladas de lixo que são atiradas para o aterro diariamente.

A vida no aterro de Ghazipur é extremamente perigosa. Incêndios que podem durar dias começam regularmente devido ao gás metano que é expelido do aterro. Em 2018, parte da montanha desabou, matando duas pessoas. As pessoas que vivem nas proximidades dizem que o ar é tão tóxico que mal conseguem respirar e muitos queixam-se de problemas respiratórios e de estômago.

Em janeiro, a poluição do ar em Deli subiu para níveis de emergência. O índice de qualidade do ar do Central Pollution Control Board, controlado pelo estado, descobriu que a concentração de partículas venenosas no ar era 12 vezes maior do que o nível recomendado pelos EUA.

Na verdade, a Índia tem um baixo consumo de plástico per capita de apenas 11 quilogramas em comparação com os países ocidentais, onde o consumo anual é cerca de 10 vezes mais, mas o descarte continua a ser um grande problema.

No início deste ano, a Índia proibiu a importação de resíduos plásticos numa tentativa de diminuir a distância entre a geração de resíduos e a capacidade de reciclagem. Também se comprometeu a eliminar completamente os plásticos descartáveis até 2022.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É continuar a crescer, crescer, crescer, até engolir o planeta.
    De cada vez que vou às compras passo-me: chego a casa e estou n tempo a retirar embalagens: alguém me explica para que serve o cartão à volta dos iogurtes? O chocolate precisa de uma folha de alumínio e outra de papel? As embalagens de pastilhas precisam de um invólucro de plástico (nos packs), um segundo invólucro da embalagem individual e uma caixa de cartão? Não basta a última? E tantos outros exemplos…
    Está mais do que na hora de combatermos o desperdício e de sermos tão racionais quanto possível

RESPONDER

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …