/

Casal comeu uma marmota e morreu de peste negra. Mongólia está em quarentena

Um casal da Mongólia morreu de peste negra depois de comer rim de marmota. O episódio levou a que a região ficasse de quarentena e os turistas fossem impedidos de abandonar o país.

Um casal de etnia Kazakh morreu a 1 de maio, depois de ingerir carne de marmota crua. As autoridades tinham já alertado a população contra a ingestão desta carne, que pode transportar Yersinia pestis, a bactéria da peste bubónica — conhecida por peste negra na Idade Média. Contudo, algumas pessoas ignoraram os avisos, pois acreditam que consumir as entranhas deste roedor é benéfico para a saúde, conta o The Guardian.

Foram declarados seis dias de quarentena na região, impedindo turistas da Rússia, Alemanha, Suécia, Coreia do Sul e Suíça de regressarem aos seus países. De acordo com a BBC, 118 pessoas entraram em contacto com o casal e foram isoladas e tratadas com antibióticos para profilaxia.

Sebastian Pique, voluntário do Corpo de Paz Americano que vive na região há dois anos, disse que tanto ele como os turistas foram convidados para o escritório do governador local na sexta-feira para serem informados sobre a situação da peste negra. “Depois de ter sido anunciada a quarentena, poucas pessoas — mesmo os locais — estavam nas ruas por medo de serem contagiadas“, referiu.

Segundo o US National Center for Zoonotic Disease, pelo menos uma pessoa morre de peste bubónica todos os anos, na Mongólia, devido ao consumo desta carne. Esta doença matou milhões de pessoas na Idade Média, mas hoje em dia os casos são muito raros.

Na Mongólia, um caso foi relatado em 2017, mas não foi fatal. Em 2016, nenhum caso foi relatado. De 1989 a 1997, houve 69 casos no país e 22 mortes. Os EUA ainda têm casos anuais da doença e 12 casos registados desde 2000. Em 2015, partes do Parque Nacional de Yosemite tiveram de ser fechadas devido a um surto da peste.

A peste negra é transmitida por pulgas e causa inchaço nos gânglios linfáticos. Os sintomas da peste incluem febre alta, calafrios, náusea e fraqueza. Pode ser difícil identificar nos seus estágios iniciais, porque os sintomas, que geralmente se desenvolvem após três a sete dias, são parecidos com os da gripe. Entre os humanos, a doença pode ser transmitida pela tosse.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.