Casal comeu uma marmota e morreu de peste negra. Mongólia está em quarentena

Um casal da Mongólia morreu de peste negra depois de comer rim de marmota. O episódio levou a que a região ficasse de quarentena e os turistas fossem impedidos de abandonar o país.

Um casal de etnia Kazakh morreu a 1 de maio, depois de ingerir carne de marmota crua. As autoridades tinham já alertado a população contra a ingestão desta carne, que pode transportar Yersinia pestis, a bactéria da peste bubónica — conhecida por peste negra na Idade Média. Contudo, algumas pessoas ignoraram os avisos, pois acreditam que consumir as entranhas deste roedor é benéfico para a saúde, conta o The Guardian.

Foram declarados seis dias de quarentena na região, impedindo turistas da Rússia, Alemanha, Suécia, Coreia do Sul e Suíça de regressarem aos seus países. De acordo com a BBC, 118 pessoas entraram em contacto com o casal e foram isoladas e tratadas com antibióticos para profilaxia.

Sebastian Pique, voluntário do Corpo de Paz Americano que vive na região há dois anos, disse que tanto ele como os turistas foram convidados para o escritório do governador local na sexta-feira para serem informados sobre a situação da peste negra. “Depois de ter sido anunciada a quarentena, poucas pessoas — mesmo os locais — estavam nas ruas por medo de serem contagiadas“, referiu.

Segundo o US National Center for Zoonotic Disease, pelo menos uma pessoa morre de peste bubónica todos os anos, na Mongólia, devido ao consumo desta carne. Esta doença matou milhões de pessoas na Idade Média, mas hoje em dia os casos são muito raros.

Na Mongólia, um caso foi relatado em 2017, mas não foi fatal. Em 2016, nenhum caso foi relatado. De 1989 a 1997, houve 69 casos no país e 22 mortes. Os EUA ainda têm casos anuais da doença e 12 casos registados desde 2000. Em 2015, partes do Parque Nacional de Yosemite tiveram de ser fechadas devido a um surto da peste.

A peste negra é transmitida por pulgas e causa inchaço nos gânglios linfáticos. Os sintomas da peste incluem febre alta, calafrios, náusea e fraqueza. Pode ser difícil identificar nos seus estágios iniciais, porque os sintomas, que geralmente se desenvolvem após três a sete dias, são parecidos com os da gripe. Entre os humanos, a doença pode ser transmitida pela tosse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …