Casal comeu uma marmota e morreu de peste negra. Mongólia está em quarentena

Um casal da Mongólia morreu de peste negra depois de comer rim de marmota. O episódio levou a que a região ficasse de quarentena e os turistas fossem impedidos de abandonar o país.

Um casal de etnia Kazakh morreu a 1 de maio, depois de ingerir carne de marmota crua. As autoridades tinham já alertado a população contra a ingestão desta carne, que pode transportar Yersinia pestis, a bactéria da peste bubónica — conhecida por peste negra na Idade Média. Contudo, algumas pessoas ignoraram os avisos, pois acreditam que consumir as entranhas deste roedor é benéfico para a saúde, conta o The Guardian.

Foram declarados seis dias de quarentena na região, impedindo turistas da Rússia, Alemanha, Suécia, Coreia do Sul e Suíça de regressarem aos seus países. De acordo com a BBC, 118 pessoas entraram em contacto com o casal e foram isoladas e tratadas com antibióticos para profilaxia.

Sebastian Pique, voluntário do Corpo de Paz Americano que vive na região há dois anos, disse que tanto ele como os turistas foram convidados para o escritório do governador local na sexta-feira para serem informados sobre a situação da peste negra. “Depois de ter sido anunciada a quarentena, poucas pessoas — mesmo os locais — estavam nas ruas por medo de serem contagiadas“, referiu.

Segundo o US National Center for Zoonotic Disease, pelo menos uma pessoa morre de peste bubónica todos os anos, na Mongólia, devido ao consumo desta carne. Esta doença matou milhões de pessoas na Idade Média, mas hoje em dia os casos são muito raros.

Na Mongólia, um caso foi relatado em 2017, mas não foi fatal. Em 2016, nenhum caso foi relatado. De 1989 a 1997, houve 69 casos no país e 22 mortes. Os EUA ainda têm casos anuais da doença e 12 casos registados desde 2000. Em 2015, partes do Parque Nacional de Yosemite tiveram de ser fechadas devido a um surto da peste.

A peste negra é transmitida por pulgas e causa inchaço nos gânglios linfáticos. Os sintomas da peste incluem febre alta, calafrios, náusea e fraqueza. Pode ser difícil identificar nos seus estágios iniciais, porque os sintomas, que geralmente se desenvolvem após três a sete dias, são parecidos com os da gripe. Entre os humanos, a doença pode ser transmitida pela tosse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …