Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em “coincidência” com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado que podem indiciar subornos. Ele justifica-se com empréstimos feitos aos filhos e garante que “não houve corrupção”.

Moita Flores é arguido num processo de corrupção e prevaricação que reporta a actos de gestão enquanto foi presidente da Câmara Municipal de Santarém, conforme apurou o Expresso. Em causa está um pagamento de 300 mil euros que é visto pela Polícia Judiciária (PJ) como um eventual suborno por parte da empresa ABB Construções que recebeu uma indemnização de 1,8 milhões de euros da autarquia.

Fonte judicial explicou ao Expresso que foram feitas buscas a empresas ligadas a Moita Flores e à ABB porque “importa aprofundar a investigação relativamente a operações financeiras” realizadas entre as diversas partes intervenientes.

Em causa está um concurso público lançado para a construção de um parque de estacionamento subterrâneo em Santarém que foi ganho pela ABB. Depois disso, verificaram-se “alterações contratuais” que retiraram 294 lugares de estacionamento que constavam no projecto inicial. Desta forma, a Câmara indemnizou a empresa com 1,8 milhões de euros pelos lucros que estavam projectados e que foram gorados pelas alterações ao projecto feitas por um arquitecto da autarquia que também é arguido no processo.

Logo depois do pagamento da indemnização, a Emasisa, uma empresa do grupo ABB, pagou 300 mil euros à Introsys, empresa dos três filhos de Moita Flores que chegou a ser presidida pelo ex-PJ. Alguns dias depois dessa transferência, 250 mil euros passaram para a Antinomia, a empresa de produção de vídeo de Moita Flores e da mulher, a actriz Filomena Gonçalves.

A PJ suspeita que este alegado esquema serviu para camuflar supostos subornos a Moita Flores.

O antigo PJ está também acusado noutro processo que envolve a construtora Machado e Filhos, já declarada insolvente, e que era propriedade de um dos sócios da ABB. Neste caso, há suspeitas pelo pagamento de “duas facturas, nos valores de 300 mil euros e 200 mil euros” por parte da autarquia, como vinca o Expresso.

Em declarações ao jornal, o ex-autarca assegura que “não houve corrupção” e que “os pagamentos estão todos justificados”.

Estou a ser vítima de um espectáculo montado por uma procuradora do Ministério Público, que decidiu perseguir-me com acusações falsas, e pelo actual presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, que me escolheu para desviar as atenções das promessas eleitorais que não conseguiu cumprir”, alega Moita Flores.

O ex-PJ também fala de uma “coincidência”, justificando que fundou a Introsys com os filhos em 2002, e que lhes emprestou dinheiro “para começarem o negócio”. “Uns 400 mil euros, ou algo parecido”, diz. “Quando fui para a Câmara, saí da empresa e mais tarde eles quiseram pagar a dívida porque precisavam de crédito junto dos bancos e a empresa não podia ter dívidas por pagar. Por isso é que a Antinomia, que também já abandonei, recebeu esses 250 mil euros de que o MP fala. O resto da dívida perdoámos, como é normal que os pais façam com os filhos”, justifica.

Quanto ao pagamento de 300 mil euros feito à Introsys, Moita Flores refere não ter “a mais pálida ideia” do que está em causa, sublinhando que deixou de “ter qualquer ligação à empresa” dos filhos que se tornou numa “referência na área da robótica”. “Estamos a falar de coisas com mais de 10 anos”, sustenta, frisando que não tem “nada a ver com os negócios deles”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Para onde caminhamos, simplesmente somos iguais, de nada adianta acumularmos riqueza e poder, onde de nada servirá. (Je)

    No nosso percurso de vida terrena, Deus perscruta o íntimo de cada ser humano, pondo-nos à prova na adversidade do dia a dia, atravessando no nosso caminho as mais impares situações e pessoas, deixando ao critério de cada um a escolha do caminho que quer seguir. (Je)

    • bem observado!, exactamente ! as pessoas são postas à prova, e se não têm um bom carácter , tenderão a prevaricar … até chego a ter pena , pensam que a vida é só uma, vão ter uma surpresa daquelas !!!

  2. Olha o artista que passa a vida a “bater no ceguinho” no “circo” da CMTV e que deixou as contas de Santarém todas “minadas” – o que lhe valeu a acusação de 5 crimes, afinal também sabe “distribuir” pelos filhos!…
    Estes “inspectores” que passam da PJ para comentadores ou para políticos deviam deixar qualquer um de pé atrás…
    Mas está no canal certo!…

RESPONDER

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …