Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em “coincidência” com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado que podem indiciar subornos. Ele justifica-se com empréstimos feitos aos filhos e garante que “não houve corrupção”.

Moita Flores é arguido num processo de corrupção e prevaricação que reporta a actos de gestão enquanto foi presidente da Câmara Municipal de Santarém, conforme apurou o Expresso. Em causa está um pagamento de 300 mil euros que é visto pela Polícia Judiciária (PJ) como um eventual suborno por parte da empresa ABB Construções que recebeu uma indemnização de 1,8 milhões de euros da autarquia.

Fonte judicial explicou ao Expresso que foram feitas buscas a empresas ligadas a Moita Flores e à ABB porque “importa aprofundar a investigação relativamente a operações financeiras” realizadas entre as diversas partes intervenientes.

Em causa está um concurso público lançado para a construção de um parque de estacionamento subterrâneo em Santarém que foi ganho pela ABB. Depois disso, verificaram-se “alterações contratuais” que retiraram 294 lugares de estacionamento que constavam no projecto inicial. Desta forma, a Câmara indemnizou a empresa com 1,8 milhões de euros pelos lucros que estavam projectados e que foram gorados pelas alterações ao projecto feitas por um arquitecto da autarquia que também é arguido no processo.

Logo depois do pagamento da indemnização, a Emasisa, uma empresa do grupo ABB, pagou 300 mil euros à Introsys, empresa dos três filhos de Moita Flores que chegou a ser presidida pelo ex-PJ. Alguns dias depois dessa transferência, 250 mil euros passaram para a Antinomia, a empresa de produção de vídeo de Moita Flores e da mulher, a actriz Filomena Gonçalves.

A PJ suspeita que este alegado esquema serviu para camuflar supostos subornos a Moita Flores.

O antigo PJ está também acusado noutro processo que envolve a construtora Machado e Filhos, já declarada insolvente, e que era propriedade de um dos sócios da ABB. Neste caso, há suspeitas pelo pagamento de “duas facturas, nos valores de 300 mil euros e 200 mil euros” por parte da autarquia, como vinca o Expresso.

Em declarações ao jornal, o ex-autarca assegura que “não houve corrupção” e que “os pagamentos estão todos justificados”.

Estou a ser vítima de um espectáculo montado por uma procuradora do Ministério Público, que decidiu perseguir-me com acusações falsas, e pelo actual presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, que me escolheu para desviar as atenções das promessas eleitorais que não conseguiu cumprir”, alega Moita Flores.

O ex-PJ também fala de uma “coincidência”, justificando que fundou a Introsys com os filhos em 2002, e que lhes emprestou dinheiro “para começarem o negócio”. “Uns 400 mil euros, ou algo parecido”, diz. “Quando fui para a Câmara, saí da empresa e mais tarde eles quiseram pagar a dívida porque precisavam de crédito junto dos bancos e a empresa não podia ter dívidas por pagar. Por isso é que a Antinomia, que também já abandonei, recebeu esses 250 mil euros de que o MP fala. O resto da dívida perdoámos, como é normal que os pais façam com os filhos”, justifica.

Quanto ao pagamento de 300 mil euros feito à Introsys, Moita Flores refere não ter “a mais pálida ideia” do que está em causa, sublinhando que deixou de “ter qualquer ligação à empresa” dos filhos que se tornou numa “referência na área da robótica”. “Estamos a falar de coisas com mais de 10 anos”, sustenta, frisando que não tem “nada a ver com os negócios deles”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Para onde caminhamos, simplesmente somos iguais, de nada adianta acumularmos riqueza e poder, onde de nada servirá. (Je)

    No nosso percurso de vida terrena, Deus perscruta o íntimo de cada ser humano, pondo-nos à prova na adversidade do dia a dia, atravessando no nosso caminho as mais impares situações e pessoas, deixando ao critério de cada um a escolha do caminho que quer seguir. (Je)

    • bem observado!, exactamente ! as pessoas são postas à prova, e se não têm um bom carácter , tenderão a prevaricar … até chego a ter pena , pensam que a vida é só uma, vão ter uma surpresa daquelas !!!

  2. Olha o artista que passa a vida a “bater no ceguinho” no “circo” da CMTV e que deixou as contas de Santarém todas “minadas” – o que lhe valeu a acusação de 5 crimes, afinal também sabe “distribuir” pelos filhos!…
    Estes “inspectores” que passam da PJ para comentadores ou para políticos deviam deixar qualquer um de pé atrás…
    Mas está no canal certo!…

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …