Moedas não é “o número dois de ninguém”. O mesmo não diz de Medina

worldeconomicforum / Flickr

O ex-comissário europeu Carlos Moedas

Carlos Moedas, candidato social-democrata à Câmara Municipal de Lisboa, garante que não é “o número dois de ninguém”, ao contrário de Fernando Medina que, “eventualmente”, será candidato a primeiro-ministro.

Em entrevista à TSF e ao Diário de Notícias, Carlos Moedas, candidato da Coligação Novos Tempos à Câmara Municipal de Lisboa, disse estar convicto de que Fernando Medina poderá não cumprir o próximo mando, caso vença as eleições, por vir a suceder a António Costa no cargo de primeiro-ministro.

O ex-comissário europeu considerou que não tinha de estar em sintonia com Rui Rio, presidente do PSD, ao contrário do atual presidente da autarquia lisboeta. “Eu não sou o número dois de ninguém.”



“Acho que Fernando Medina, sim, está muito mais preocupado em estar em sintonia com o primeiro-ministro porque ele é o número dois do primeiro-ministro. E vimos isso na apresentação que Fernando Medina fez, que fê-la exatamente com António Costa. Costa a falar sobre Lisboa, Medina a falar sobre o país”, afirmou.

“As pessoas têm de pensar muito bem. Eu estou convencido de que, em 2023, António Costa sai de cena. Saindo, Fernando Medina é um candidato ao Partido Socialista, é um candidato a primeiro-ministro. Quem estiver a votar em Fernando Medina está a votar em alguém que não vai, eventualmente, chegar ao fim do mandato”, considerou.

As declarações de Moedas surgem no mesmo dia em que Medina garantiu, em entrevista ao Expresso, que cumprirá os quatro anos de mandato até ao fim, se for eleito novamente.

“Se ganhar a confiança dos lisboetas, de novo, (…) serei presidente da CML durante os quatro anos. (…) Não há nenhuma circunstância política que me fizesse não cumprir esse compromisso”, assegurou.

Questionado sobre se tem recebido conselhos de Pedro Passos Coelho, de quem foi secretário de Estado, Moedas afirmou que, “nestas alturas em que estamos a definir estratégias e com toda a experiência que ele tem como primeiro-ministro e como amigo, obviamente é uma pessoa com quem falo e a quem peço conselhos, sem dúvida”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. "As eleições autárquicas contam pouco", ironiza Rui Rio

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …