“Odemira também é Lisboa”. Moedas acusa Medina de “fechar os olhos” às condições dos imigrantes

ppdpsd / Flickr

O ex-comissário europeu Carlos Moedas

Carlos Moedas acusou Fernando Medina de “esconder” as condições precárias em que vivem vários imigrantes em Lisboa.

Em causa está uma reportagem do Diário de Notícias, publicada esta segunda-feira, que descreve a situação débil em que alguns imigrantes vivem.

“Nenhum lisboeta pode desculpar ao presidente da câmara esta complacência com situações de absoluta indignidade, intoleráveis numa sociedade, num País e numa capital como os nossos”, escreveu o candidato à Câmara Municipal de Lisboa num comunicado enviado às redações.

“O que se está a passar é um problema de Fernando Medina e exijo explicações. Que ‘desequilíbrios’ se verificam em Lisboa neste caso em concreto? E quem é responsável por eles? Quem autorizou, quem tolerou que estas pessoas estejam hoje a viver nestas condições? Fernando Medina não fiscaliza? Não sabe o que se passa? Prefere não saber ou fazer crer que não sabe? Qualquer das hipóteses é grave, mas os Lisboetas têm direito à verdade”, lê-se no comunicado.

Moedas acusa o autarca lisboeta de fechar os olhos às denúncias do que se passa na cidade. “Apresenta Lisboa como a cidade do acolhimento, disponibilizando-se para receber migrantes e refugiados e depois não lhes garante as condições mínimas”, atira. “A Lisboa escondida. Odemira também é Lisboa; e com a complacência de Medina”.

Ao Observador, o candidato social-democrata à Câmara de Lisboa diz que espera agora que Fernando Medina responda às acusações. Se estivesse no lugar de Medina, saberia exatamente o que fazer, defende o próprio.

“Se o sistema for comandado com liderança e planeamento, é possível encontrar soluções. Não há razões para que essas soluções não existam”, disse Moedas, acrescentando que está neste momento em contacto com os imigrantes em questão e a tentar encontrar-se com eles para ver como pode ajudá-los.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Antes dos imigrantes, e dos ilegais, olhem para os portugueses pobres na miséria, em parte resultado das políticas e medidas desastrosas deste governo socialista, refém de Bruxelas, dos globalistas e da extrema-esquerda. Os migrantes são mais mediáticos pois. A fazer caridade show-off com os filhos em casa a passar fome.

RESPONDER

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …