/

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares.

A informação é avançada pela Royal British Mint, a Casa da Moeda britânica, que dá conta que a moeda do rei britânico, tio da rainha Isabel II, foi emitida em meados de 1937.

A instituição detalha que esta é uma das poucas moedas que existem da sua série. Além desta peça, conhecem-se apenas outras cinco, atualmente preservadas no Reino Unido.

As poucas moedas existentes devem-se ao facto de Eduardo VIII, que subiu ao trono em janeiro de 1936, ter abdicado em dezembro do mesmo ano, sem nunca ter sido coroado. Apenas uma série de moedas de teste chegaram a ser cunhadas.

A moeda agora vendida já passou pelas mãos de vários proprietários privados, tal como observa a Russia Today: em 1984, foi adquirida por um comprador de Tóquio por 168.000 dólares e, em 2014, por cerca 756.000 dólares, de acordo com o câmbio atual.

A Casa da Moeda frisa que o exemplar agora vendido bateu o recorde de moeda mais cara já vendida no Reino Unido.

Vida de polémicas

Apesar do seu reinado curto, Eduardo VIII viu o seu nome ficar marcado na história devido a alguns escândalos. O tio de Isabel II renunciou ao trono britânico para casar com uma atriz norte-americana divorciada, Wallis Simpson, sendo também conhecido por simpatizar com o ditador Adolf Hitler e as suas políticas.

Depois de abdicar da coroa, Eduardo VIII rumou à Alemanha nazi. No auge da Segunda Guerra Mundial, viveu em França, Alemanha e Portugal e expressou a sua esperança de que o conflito terminasse após bombardeios seguidos em cidades britânicas.

Em 1940, foi enviado para as Bahamas, onde serviu como governador até 1945. Depois da guerra, Eduardo VIII passou a maior parte da sua vida em França, onde morreu em 1972.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.