Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares.

A informação é avançada pela Royal British Mint, a Casa da Moeda britânica, que dá conta que a moeda do rei britânico, tio da rainha Isabel II, foi emitida em meados de 1937.

A instituição detalha que esta é uma das poucas moedas que existem da sua série. Além desta peça, conhecem-se apenas outras cinco, atualmente preservadas no Reino Unido.

As poucas moedas existentes devem-se ao facto de Eduardo VIII, que subiu ao trono em janeiro de 1936, ter abdicado em dezembro do mesmo ano, sem nunca ter sido coroado. Apenas uma série de moedas de teste chegaram a ser cunhadas.

A moeda agora vendida já passou pelas mãos de vários proprietários privados, tal como observa a Russia Today: em 1984, foi adquirida por um comprador de Tóquio por 168.000 dólares e, em 2014, por cerca 756.000 dólares, de acordo com o câmbio atual.

A Casa da Moeda frisa que o exemplar agora vendido bateu o recorde de moeda mais cara já vendida no Reino Unido.

Vida de polémicas

Apesar do seu reinado curto, Eduardo VIII viu o seu nome ficar marcado na história devido a alguns escândalos. O tio de Isabel II renunciou ao trono britânico para casar com uma atriz norte-americana divorciada, Wallis Simpson, sendo também conhecido por simpatizar com o ditador Adolf Hitler e as suas políticas.

Depois de abdicar da coroa, Eduardo VIII rumou à Alemanha nazi. No auge da Segunda Guerra Mundial, viveu em França, Alemanha e Portugal e expressou a sua esperança de que o conflito terminasse após bombardeios seguidos em cidades britânicas.

Em 1940, foi enviado para as Bahamas, onde serviu como governador até 1945. Depois da guerra, Eduardo VIII passou a maior parte da sua vida em França, onde morreu em 1972.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

De boas intenções está o inferno cheio. Acabar com voos até 600 km é "proibição cega"

O fim das viagens de avião com menos de 600 quilómetros, um desejo manifestado pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, é uma intenção "louvável". Ambientalistas e especialistas concordam, mas falam em "areia para os …

PSD deverá anunciar apoio a Isaltino Morais nos próximos dias

Depois de ter anunciado quase todos os candidatos autárquicos, o PSD deverá anunciar que se associa ao movimento independente "Isaltino Inovar Oeiras de Volta" liderado pelo ex-militante social-democrata. Contudo, este apoio não é consensual dividiu …

"Ela fez-nos a vida negra". Sobrinha de Sócrates exige parte da herança da avó

"Vou lutar por aquilo que é da minha filha por direito." As palavras são da viúva do irmão de José Sócrates, António Pinto de Sousa, que faleceu em 2011 depois de o ex-primeiro-ministro ter assumido, …

Portugal com mais uma morte e 506 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta sexta-feira, mais uma morte e 506 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 506 …

Com novo máximo mundial de casos, Índia encontra-se com falta de oxigénio nos hospitais

Enquanto na Europa o número de mortes e de novos casos começa a estabilizar, alguns dos países mais pobres do mundo continuam a encurralados. A Índia está a passar por uma crise de oxigénio nos …

Braço de ferro continua. Oposição aprova medidas para os professores à revelia do Governo

A oposição aprovou medidas de alteração às regras nas carreiras docentes, depois de os deputados da oposição de um grupo de trabalho na Assembleia da República terem aprovado mudanças na carreira dos Técnicos Superiores de …

Quase um mês depois, Navalny anuncia o fim da greve de fome

O opositor russo, preso desde janeiro, anunciou esta sexta-feira o fim da greve de fome que iniciou há 24 dias para denunciar as condições da sua detenção. "Não retiro a exigência de ver o médico que …

Vieira pede adiamento de audição sobre Novo Banco devido a consulta médica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, pediu o adiamento da audição na comissão de inquérito ao Novo Banco devido a uma consulta médica, inquirição que ocorrerá por ser um grande devedor do banco através …

Líder do CDS/Madeira omitiu empréstimo ao TC

Rui Barreto, líder do CDS Madeira, não declarou o empréstimo feito por César do Paço, a título individual, nas vésperas da campanha eleitoral para as legislativas regionais de 2019. O líder do CDS Madeira não declarou …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …