Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares.

A informação é avançada pela Royal British Mint, a Casa da Moeda britânica, que dá conta que a moeda do rei britânico, tio da rainha Isabel II, foi emitida em meados de 1937.

A instituição detalha que esta é uma das poucas moedas que existem da sua série. Além desta peça, conhecem-se apenas outras cinco, atualmente preservadas no Reino Unido.

As poucas moedas existentes devem-se ao facto de Eduardo VIII, que subiu ao trono em janeiro de 1936, ter abdicado em dezembro do mesmo ano, sem nunca ter sido coroado. Apenas uma série de moedas de teste chegaram a ser cunhadas.

A moeda agora vendida já passou pelas mãos de vários proprietários privados, tal como observa a Russia Today: em 1984, foi adquirida por um comprador de Tóquio por 168.000 dólares e, em 2014, por cerca 756.000 dólares, de acordo com o câmbio atual.

A Casa da Moeda frisa que o exemplar agora vendido bateu o recorde de moeda mais cara já vendida no Reino Unido.

Vida de polémicas

Apesar do seu reinado curto, Eduardo VIII viu o seu nome ficar marcado na história devido a alguns escândalos. O tio de Isabel II renunciou ao trono britânico para casar com uma atriz norte-americana divorciada, Wallis Simpson, sendo também conhecido por simpatizar com o ditador Adolf Hitler e as suas políticas.

Depois de abdicar da coroa, Eduardo VIII rumou à Alemanha nazi. No auge da Segunda Guerra Mundial, viveu em França, Alemanha e Portugal e expressou a sua esperança de que o conflito terminasse após bombardeios seguidos em cidades britânicas.

Em 1940, foi enviado para as Bahamas, onde serviu como governador até 1945. Depois da guerra, Eduardo VIII passou a maior parte da sua vida em França, onde morreu em 1972.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …