/

Dez milhões e casas. A “modesta” fortuna de Mugabe não convence todos

A riqueza do antigo Presidente do Zimbabué Robert Mugabe sempre foi um mistério, mas a primeira lista oficial de bens revelou que deixou 10 milhões de dólares (9 milhões de euros) e várias casas, quando morreu, em setembro.

Para alguns, trata-se de uma lista modesta uma vez que Mugabe governou durante 37 anos e era acusado pelos críticos de acumular riqueza e estar ligado a uma forte corrupção.

A informação divulgada pelo jornal Herald não menciona valores no exterior, embora algumas propriedades na África do Sul e na Ásia estivessem associadas a Mugabe. O mesmo documento cita advogados que afirmam que a lei estipula que a mulher de Mugabe, Grace, e os filhos herdarão os bens.

Mugabe deixou ainda uma quinta, dez carros e 11 hectares de terra que incluem um pomar na casa rural onde foi enterrado. A sua filha, Bona, registou a propriedade em nome da família, segundo o relatório citado pelo jornal.

Mais de uma dúzia de fazendas são conhecidas por terem sido confiscadas de fazendeiros negros e brancos pela família do ex-Presidente e homem forte do Zimbabué.

Em declarações ao jornal Herald, o advogado Wellington Pasipanodya disse que é crime deixar fora da relação de bens dinheiro, propriedades ou outros valores. “Se há bens deixados de fora intencionalmente, isso constitui fraude e é imperativo que os beneficiários dêem essa informação”, disse o advogado. “Quem cometeu a fraude pode ser acusado”.

Mugabe morreu de cancro num hospital de Singapura, aos 95 anos, dois anos após ter sido forçado pelo exército e pelo partido no poder do Zimbabué a demitir-se.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.