/

MNE grego deverá ser o sucessor de Varoufakis

Sinn Féin / Flickr

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Euclid Tsakalotos

O ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros grego, Euclid Tsakalotos, deve ser o novo ministro das Finanças do Governo liderado por Alexis Tsipras, depois da demissão de Yanis Varoufakis, está a avançar a televisão grega Skai TV.

A mesma fonte refere que a reunião dos líderes partidários gregos terminou e que Euclid Tsakalotos, que tem liderado as discussões com os credores internacionais, deverá ser indicado novo ministro das Finanças.

Yanis Varoufakis já tinha deixado antever que Euclid Tsakalotos seria o próximo ministro das Finanças: “Espero ver-vos amanhã com o Euclid”, disse o ex-ministro, em resposta aos jornalistas em Atenas, que o questionavam sobre o seu sucessor.

Tsakalotos, de 55 anos, é doutorado pela Universidade de Oxford, em Inglaterra, é considerado um moderado. Em 2012 foi eleito deputado pelo Syriza, pertencendo ao comité central e ao secretariado nacional do partido de esquerda radical.

No domingo, os gregos rejeitaram, em referendo e por ampla maioria (61,34%), as propostas dos credores internacionais, (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.

Hoje, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, decidiu demitir-se, a pedido do primeiro-ministro grego e para o final do dia está agendado um encontro entre o chefe de Estado francês e a chanceler alemã, Angela Merkel, para discutir a crise atual.

Na sequência dos resultados do referendo, está também agendada para terça-feira uma cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.