/

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção.

A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia falsa para criar a ilusão de luz natural no ambiente. Batizado de “Misola”, este sistema usa painéis LED para simular um dia de Sol dentro de quatro paredes. Como cada “janela” emite luz, cada painel pode ser usado para substituir lâmpadas.

Graças ao design que inclui um quadro que cria a aparência de uma janela virtual recuada em cerca de 12,7 centímetros, o Misola consegue simular não só a cor do céu, como também a intensidade e os movimento do Sol.

Durante o dia, só três lados da moldura do painel surgem iluminados. O quarto lado do painel imita uma sombra e, dessa forma, dá a impressão de que o Sol não está diretamente acima da “janela”.

Graças à empresa, as longas jornadas de trabalho no país podem estar prestes a tornarem-se menos stressantes. O Japão é mundialmente conhecido pelos seus altos índices de suicídio provocados pela carga de trabalho. Aliás, segundo o CanalTech, os japoneses têm mesmo uma palavra para designar “morte por excesso de trabalho” – “karoshi“.

Além de escritórios, a Mitsubishi acredita que a tecnologia pode ser útil em hospitais e asilos, especialmente para pessoas com restrições de mobilidade e que não podem sair a céu aberto.

A empresa espera lançar o Misola em outubro, inicialmente no Japão.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.