/

Misteriosa doença faz 450 internamentos e pelo menos 1 morto na Índia

3

Pelo menos uma pessoa morreu e 450 foram internadas por causa de uma doença misteriosa que assolou o Estado de Andhra Pradesh, na Índia, durante o último fim de semana.

Como avança a BBC, os pacientes têm sintomas diferentes, incluindo náuseas, convulsões e perda de consciência. As autoridades ainda estão a investigar o que pode ter causado a doença à população de Eluru ao longo do último fim de semana.

A crise sanitária surge numa altura em que a Índia enfrenta uma outra batalha de saúde pública, uma vez que é o segundo país mais atingido pelo coronavírus no mundo. O Estado de Andhra Pradesh, local do surto da doença desconhecida, é também um dos mais atingidos pela covid-19 e conta com mais de 800 mil infeções.

Até ao momento, os médicos descartam uma relação entre a covid-19 e as hospitalizações misteriosas dos últimos dias. Alla Kali Krishna Srinivas, ministro da Saúde, revelou que todos os pacientes internados neste contexto testaram negativo para coronavírus.

Srinivas disse ainda que as amostras de sangue dos pacientes não revelaram nenhuma evidência de infeção viral.

“As pessoas que ficaram doentes, principalmente as crianças, de repente começaram a vomitar após se queixarem de dores nos olhos. Alguns doentes chegaram mesmo a desmaiar e a ter convulsões”, contou um médico do hospital público de Eluru ao jornal The Indian Express.

Das 450 pessoas que foram internadas, 70 já receberam alta, mas as restantes continuam no hospital. O chefe do Estado, Jaganmohan Reddy, garantiu que equipas médicas especiais estão a ser enviadas a Eluru para investigar a causa da doença entre os pacientes e os seus familiares.

O Ministro da Saúde acrescenta que as autoridades descartam “a contaminação da água a ou poluição do ar como causa”, pois “as autoridades visitaram as zonas onde as pessoas adoeceram”, disse o político. “É uma doença misteriosa e apenas análises de laboratório vão revelar exatamente do que se trata”, explica Alla Kali Krishna Srinivas

Por outro lado, o partido de oposição Telugu Desam, já veio pedir uma ampla investigação sobre o incidente, insistindo que a causa da doença misteriosa foi contaminação.

ZAP //

3 Comments

  1. É a terceira vaga do Covid. Aliás já estava prevista conforme foi dito há dias por alguns responsáveis europeus. Portanto o negócio está bem montado e vai de vento em popa. O uso compulsivo da máscara e os confinamentos vieram para ficar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.