Misteriosa doença faz 450 internamentos e pelo menos 1 morto na Índia

Pelo menos uma pessoa morreu e 450 foram internadas por causa de uma doença misteriosa que assolou o Estado de Andhra Pradesh, na Índia, durante o último fim de semana.

Como avança a BBC, os pacientes têm sintomas diferentes, incluindo náuseas, convulsões e perda de consciência. As autoridades ainda estão a investigar o que pode ter causado a doença à população de Eluru ao longo do último fim de semana.

A crise sanitária surge numa altura em que a Índia enfrenta uma outra batalha de saúde pública, uma vez que é o segundo país mais atingido pelo coronavírus no mundo. O Estado de Andhra Pradesh, local do surto da doença desconhecida, é também um dos mais atingidos pela covid-19 e conta com mais de 800 mil infeções.

Até ao momento, os médicos descartam uma relação entre a covid-19 e as hospitalizações misteriosas dos últimos dias. Alla Kali Krishna Srinivas, ministro da Saúde, revelou que todos os pacientes internados neste contexto testaram negativo para coronavírus.

Srinivas disse ainda que as amostras de sangue dos pacientes não revelaram nenhuma evidência de infeção viral.

“As pessoas que ficaram doentes, principalmente as crianças, de repente começaram a vomitar após se queixarem de dores nos olhos. Alguns doentes chegaram mesmo a desmaiar e a ter convulsões”, contou um médico do hospital público de Eluru ao jornal The Indian Express.

Das 450 pessoas que foram internadas, 70 já receberam alta, mas as restantes continuam no hospital. O chefe do Estado, Jaganmohan Reddy, garantiu que equipas médicas especiais estão a ser enviadas a Eluru para investigar a causa da doença entre os pacientes e os seus familiares.

O Ministro da Saúde acrescenta que as autoridades descartam “a contaminação da água a ou poluição do ar como causa”, pois “as autoridades visitaram as zonas onde as pessoas adoeceram”, disse o político. “É uma doença misteriosa e apenas análises de laboratório vão revelar exatamente do que se trata”, explica Alla Kali Krishna Srinivas

Por outro lado, o partido de oposição Telugu Desam, já veio pedir uma ampla investigação sobre o incidente, insistindo que a causa da doença misteriosa foi contaminação.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É a terceira vaga do Covid. Aliás já estava prevista conforme foi dito há dias por alguns responsáveis europeus. Portanto o negócio está bem montado e vai de vento em popa. O uso compulsivo da máscara e os confinamentos vieram para ficar.

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …