Misteriosa base aérea está a ser construída em ilha vulcânica ao largo do Iémen

Planet Labs

Imagens de satélite da ilha de Mayun

Uma misteriosa base aérea está a ser construída numa ilha vulcânica ao largo do Iémen. A ilha situa-se num dos principais pontos de estrangulamento marítimo do mundo.

As autoridades do governo internacionalmente reconhecido do Iémen suspeitam que os Emirados Árabes Unidos estão por trás da construção, embora o país tenha anunciado em 2019 que estava a retirar as suas tropas de uma campanha militar liderada pelos sauditas contra os rebeldes hutis do Iémen.

“Este parece ser um objetivo estratégico de longo prazo para estabelecer uma presença relativamente permanente”, referiu Jeremy Binnie, editor do Oriente Médio da empresa de inteligência de código aberto Janes.

A pista da Ilha Mayun permite a quem a controla projetar força no estreito e lançar ataques aéreos contra o Iémen. Também fornece uma base para qualquer operação no Mar Vermelho, no Golfo de Aden e na vizinha África Oriental.

Imagens de satélite do Planet Labs, obtidas pela Associated Press, mostraram veículos a construir uma pista de 1,85 km na ilha a 11 de abril. A 18 de maio, a obra parecia já estar concluída.

Segundo o The Guardian, uma pista tão extensa pode albergar aeronaves de ataque, vigilância e transporte.

Em declarações à AP, as autoridades, que preferiram manter o anonimato, disseram que os navios chegados dos Emirados transportavam armas, equipamentos e tropas militares para a Ilha Mayun nas últimas semanas.

Revelaram ainda que a tensão recente entre os Emirados Árabes Unidos e o presidente do Iémen, Abd Rabbu Mansour Hadi, surgiu numa altura em que os Emirados pressionaram o Governo para que assinasse um contrato de arrendamento com duração de 20 anos para Mayun. Contudo, as autoridades dos Emirados não reconheceram nenhuma discordância.

Questionadas pela Associated Press sobre a construção da base aérea na ilha vulcânica, as autoridades dos Emirados em Abu Dhabi e a embaixada do país em Washington não responderam aos pedidos de comentários.

Mayun, também conhecida como Ilha Perim, fica a três quilómetros da extremidade sudoeste do Iémen. As potências mundiais reconheceram a localização estratégica da ilha durante centenas de anos, especialmente com a abertura do Canal de Suez que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • A Nova Ordem é: Pertença a quem a tiver.
      Podiam os Iemenitas do Algarve enviar uma força de nadadores-salvadores para recuperar o fôlego à ilha

RESPONDER

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …