/

Misteriosa base aérea está a ser construída em ilha vulcânica ao largo do Iémen

3

Planet Labs

Imagens de satélite da ilha de Mayun

Uma misteriosa base aérea está a ser construída numa ilha vulcânica ao largo do Iémen. A ilha situa-se num dos principais pontos de estrangulamento marítimo do mundo.

As autoridades do governo internacionalmente reconhecido do Iémen suspeitam que os Emirados Árabes Unidos estão por trás da construção, embora o país tenha anunciado em 2019 que estava a retirar as suas tropas de uma campanha militar liderada pelos sauditas contra os rebeldes hutis do Iémen.

“Este parece ser um objetivo estratégico de longo prazo para estabelecer uma presença relativamente permanente”, referiu Jeremy Binnie, editor do Oriente Médio da empresa de inteligência de código aberto Janes.

A pista da Ilha Mayun permite a quem a controla projetar força no estreito e lançar ataques aéreos contra o Iémen. Também fornece uma base para qualquer operação no Mar Vermelho, no Golfo de Aden e na vizinha África Oriental.

Imagens de satélite do Planet Labs, obtidas pela Associated Press, mostraram veículos a construir uma pista de 1,85 km na ilha a 11 de abril. A 18 de maio, a obra parecia já estar concluída.

Segundo o The Guardian, uma pista tão extensa pode albergar aeronaves de ataque, vigilância e transporte.

Em declarações à AP, as autoridades, que preferiram manter o anonimato, disseram que os navios chegados dos Emirados transportavam armas, equipamentos e tropas militares para a Ilha Mayun nas últimas semanas.

Revelaram ainda que a tensão recente entre os Emirados Árabes Unidos e o presidente do Iémen, Abd Rabbu Mansour Hadi, surgiu numa altura em que os Emirados pressionaram o Governo para que assinasse um contrato de arrendamento com duração de 20 anos para Mayun. Contudo, as autoridades dos Emirados não reconheceram nenhuma discordância.

Questionadas pela Associated Press sobre a construção da base aérea na ilha vulcânica, as autoridades dos Emirados em Abu Dhabi e a embaixada do país em Washington não responderam aos pedidos de comentários.

Mayun, também conhecida como Ilha Perim, fica a três quilómetros da extremidade sudoeste do Iémen. As potências mundiais reconheceram a localização estratégica da ilha durante centenas de anos, especialmente com a abertura do Canal de Suez que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho.

Ana Isabel Moura, ZAP //

3 Comments

    • A Nova Ordem é: Pertença a quem a tiver.
      Podiam os Iemenitas do Algarve enviar uma força de nadadores-salvadores para recuperar o fôlego à ilha

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.